10 dicas para você ter uma aposentadoria tranquila

Equipe Monetus
           

Seja trabalhando ou sem trabalhar, uma aposentadoria tranquila é um sonho. Tomando as decisões certas hoje e tendo a disciplina de executar se planejamento, é possível ter uma excelente renda passiva na aposentadoria. A partir daí, é só aproveitar!

Para alcançar sua aposentadoria tranquila, elaboramos 10 dicas para te ajudar nesse processo. Aproveite.

1.Defina seu objetivo
Defina quando você quer aposentar e qual a renda mensal necessária na aposentadoria. Nessa fase, tente ser o mais específico possível. “Quero aposentar aos 65 anos com uma renda mensal de R$15.000,00” por exemplo. A importância dos números é que eles te dão um objetivo tangível e mensurável, te ajudando a saber, durante sua vida, se você está no caminho certo.

2.Não dependa do INSS
Não deixe que o limite pelo piso e teto salarial desse restrinja sua renda na aposentadoria. Além disso, vimos que reformas podem acontecer o que altera bastante seu planejamento caso você dependa do INSS. Uma previdência privada é muito interessante por te dar mais controle, além de ser uma modalidade de investimento que permite bons benefícios tributário. Um detalhe aqui é escolher bem entre PGBL e VGBL.

3.Faça um planejamento financeiro
Estabeleça bem seu orçamento pessoal de forma a comportar todos seus objetivos e deixar espaço para o investimento em sua aposentadoria. Sem controle do orçamento, nossa capacidade de poupar fica prejudicada e isso pode atrapalhar nossos aportes para aposentadoria. Uma vez com o orçamento controlado, o planejamento envolve o cálculo do montante necessário para aplicar de forma que você alcance seu objetivo mencionado no item 1.

4.Invista frequentemente
Investir mensalmente é importante. Quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, mais tempo haverá para os juros compostos atuarem. Caso você não esteja conseguindo investir mensalmente, volte à dica 3.

5.Diversifique
A velha história sobre não colocar todos os ovos em uma só cesta. Fundos de previdência, se bem escolhidos, podem te dar além dos benefícios tributários, boa rentabilidade e diversificação, com a praticidade de acompanhar apenas um investimento.

6.Considere a renda variável
A grande parte dos brasileiros investe quase que exclusivamente em renda fixa. Isso faz parte de nossa história de juros altos e incertezas políticas. A renda variável também assusta aqueles que a acompanham diariamente, já que em um dia seu investimento pode ter subido, já no outro ocorreu um retorno negativo. Essas variações no curto prazo são normais e esperadas, mas no longo prazo a renda variável se mostra muito atraente e te permite resultados melhores.

7.Otimização tributária
Para investimentos longos, um plano de previdência privada permite reduzir a tarifa tributária. Hoje existem diversos tipos de fundos de previdência, dos conservadores aos arrojados. Antigamente essa modalidade de investimento estava concentrada nos grandes bancos, hoje excelentes gestoras tem uma estratégia para a previdência privada. Se você não declara IR ou o faz pelo formulário simplificado, opte pelo VGBL. Caso você declare IR pelo formulário completo, escolha o PGBL para sua aposentadoria.

8.Considere a inflação
Mil reais daqui 30 anos não comprarão o que mil reais compram hoje. A inflação interfere no seu poder de compra. Visto isso, ao estipular seu objetivo de renda no futuro, pense na diferença do valor do dinheiro ao longo do tempo.

9.Comece hoje!
Quanto mais tempo você demora para começar, mais tempo você precisará para atingir seu objetivo. Em muitas situações, mais vale começar cedo com menos dinheiro, do que tarde com aportes mais robustos.

10.Não fique em dúvida
Em caso de dúvidas, não hesite em procurar ajuda. Um erro hoje pode te custar caro no futuro. Por ser um investimento de longo prazo, é extremamente interessante que a decisão que você tome hoje seja certeira. Não dê chances para se arrepender em uns anos para frente. O auxílio de um profissional pode evitar que você tenha que trabalhar além do planejado, ou que você não consiga acumular uma renda que te sustente durante sua aposentadoria.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
Fechar
Fechar

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Receba grátis o melhor conteúdo sobre investimentos.

Fique tranquilo, não enviamos spam e você pode deixar de receber quando quiser.