3 dicas de ouro para fazer o controle de finanças pessoais

Por Vitor Tito

A estabilidade financeira é, sem dúvida, um fator importante para ter maior qualidade de vida. Viver sempre sem dinheiro pode afetar negativamente nosso humor, os relacionamentos familiares, a produtividade do trabalho e até mesmo a saúde. Está cansado de chegar ao fim do mês sem ter dinheiro?

Saiba que fazer o controle de finanças pessoais pode ser uma saída para alcançar o equilíbrio financeiro e para dar o primeiro passo em direção à realização de sonhos e projetos.

Muitos acreditam que para ter estabilidade financeira é preciso ter uma renda elevada. No entanto, não basta ter dinheiro para que todos os problemas financeiros se resolvam.

A maneira como administramos e utilizamos o dinheiro que ganhamos faz toda a diferença em nossa vida. Não adianta receber um bom salário, mas ter um padrão de vida acima do que se ganha.

Se você quer cuidar melhor do seu dinheiro e aumentar o seu bem-estar financeiro, confira nesse post 3 dicas de ouro para fazer o controle de finanças pessoais!

 1. Acompanhe suas receitas e despesas

Essa primeira dica é fundamental. Para saber para onde o dinheiro está indo, é preciso ter em mente quanto se ganha (receita) e quais são as despesas ou gastos para manter o padrão de vida. Monte uma planilha no Excel, utilize algum aplicativo financeiro ou adquira um caderno para fazer o seu orçamento mensal.

Você deve anotar todas as suas fontes de renda, como o salário, recebimentos de aluguéis, ganhos com trabalhos eventuais, etc. Anote também quais são os seus gastos fixos (relacionados à moradia, lazer, educação), os gastos com imprevistos e os pequenos gastos cotidianos (cafezinho após o almoço, o lanche da tarde, entre outros).

Somente por meio desse diagnóstico financeiro é possível visualizar onde o dinheiro não está sendo bem utilizado para melhorar o controle das finanças pessoais.

 2. Estabeleça metas e prioridades

É muito importante ter metas financeiras, pois assim fica mais fácil usar o dinheiro com inteligência para conseguir concretizar sonhos e objetivos. Se a meta é comprar um carro, por exemplo, em vez de pagar um longo financiamento você pode investir o dinheiro para conseguir fazer essa compra à vista em um prazo razoável de tempo.

Ter objetivos financeiros bem estabelecidos facilita também focar o uso do dinheiro para as prioridades e para o que realmente é necessário. Faça uma lista de suas prioridades de compra para evitar gastar dinheiro com coisas supérfluas.

3. Invista o seu dinheiro

Para ter o controle das finanças pessoais é essencial investir bem o dinheiro que é poupado. Após estabelecer as metas financeiras é hora de avaliar qual tipo de investimento financeiro é mais adequado para alcançar cada objetivo. Fazer bons investimentos é com certeza um grande atalho para você realizar seus sonhos. Não subestime o poder dos juros compostos ao longo do tempo.

Para cuidar bem da vida financeira, portanto, é preciso fazer um bom controle das finanças pessoais. O primeiro passo é ter consciência de todas as receitas e despesas, para verificar qual o custo do padrão de vida que se tem.

Estabelecer as metas financeiras e as prioridades de compra é uma estratégia importante para utilizar o dinheiro da melhor maneira possível. Além disso, por meio da realização de bons investimentos é possível alcançar sonhos e objetivos almejados mais rapidamente.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou então queira compartilhar ideias interessantes sobre o controle de finanças pessoais.

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora