Investir: 3 dicas para fazer sobrar dinheiro no final do mês

Por Vitor Tito

Muitas pessoas compreendem a importância de fazer investimentos para alcançar seus objetivos financeiros. No entanto, fazer sobrar dinheiro no final do mês para investir acaba sendo uma dificuldade para colocar em prática essa tarefa.

A boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para economizar dinheiro. Se você se sente frustrado por sempre terminar o mês sem um centavo e não ter dinheiro nenhum para investir, veja 3 estratégias que podem te auxiliar a acabar de vez com esse problema.

 Consumir de maneira mais consciente

Comprar por impulso ou não definir quais são as prioridades de consumo é uma das principais maneiras de desperdiçar dinheiro.

Além dos prejuízos financeiros, a impulsividade e a falta de foco na hora de fazer as compras acarretam na péssima sensação de nunca ter o que se precisa realmente ou o que faz diferença para que a vida fique melhor.

Assim, crie o hábito de consumir com mais sabedoria, de forma mais consciente. Sempre que for comprar algum produto ou serviço, avalie o custo-benefício dessa aquisição. É interessante fazer uma lista com as prioridades de consumo, ou seja, aqueles itens que precisam ser comprados para melhorar bastante sua qualidade de vida.

Resista aos estímulos de compras que são veiculados nos meios de comunicação e também às ofertas espetaculares, que fazem com que você gaste dinheiro com coisas que não suprem suas reais necessidades.

Fazer um planejamento dos gastos com lazer

Ter momentos de diversão, descanso e lazer é essencial para recarregar as energias e ter equilíbrio emocional. Algumas pessoas trabalham demais, não separam nenhum tempo para realizar atividades de lazer e, erroneamente, acabam comprando coisas para tentar “compensar psicologicamente” esses momentos de descanso que não possuem.

Há aqueles também que acreditam que, por trabalharem duro, merecem gastar o dinheiro que for preciso para aproveitar bastante o fim de semana e os momentos de folga.

Contudo, é preciso ter bom senso na hora de gastar o dinheiro com as atividades de lazer. Estipule um valor mensal para os gastos com lazer. Suponhamos que você gastou muito dinheiro em um único final de semana para, por exemplo, ir a um show ou a uma festa.

Nos outros fins de semana do mês, você pode planejar atividades de menor custo, como ir ao cinema, fazer um piquenique no parque, visitar museus, andar de bicicleta, aproveitar a programação gratuita da cidade, explorar uma cachoeira próxima de onde mora, entre outras ideias.

Reavaliar o padrão de vida

Um dos principais empecilhos para fazer sobrar dinheiro no final do mês para investir é ter um padrão de vida acima da renda que se tem. Avalie cada uma de suas despesas para saber se é possível reduzir custos.

Para você, é realmente necessário ter uma assinatura de TV a cabo ou comprar o pacote com todos os canais?  Quem sabe é possível abrir mão de ter um carro e utilizar mais o transporte público ou opções de transporte alternativo, como pegar carona, por exemplo.

O bairro onde mora tem um custo de vida muito alto? Pense em mudar para outra localidade que possibilite ter um bom padrão de vida, mas com um custo menor.

Portanto, o objetivo de ter dinheiro no final do mês para investir pode ser alcançado por meio de estratégias como consumir de maneira mais consciente, fazer um bom planejamento dos gastos com lazer e ter um padrão de vida abaixo da renda mensal.

Se você quer saber mais sobre como conseguir ter dinheiro para alcançar suas metas financeiras, Confira 3 dicas de ouro para fazer o controle de finanças pessoais.

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora