Quem não sonha em conquistar a liberdade financeira? Poder sustentar seu estilo de vida sem precisar se enrolar em dívidas e condições absurdas de pagamento é um objetivo perfeitamente alcançável, mas depende, antes de tudo, de um pequeno esforço para se colocar em dia com seus gastos.
Por isso, separamos aqui 4 dicas que podem lhe ajudar a organizar suas finanças, garantindo que você esteja um passo mais perto da liberdade financeira.
1. Tenha uma fonte de renda
Parece óbvio, eu sei, mas, para conquistar sua liberdade financeira, é mais do que fundamental ter uma fonte de renda sólida. Não se limite a um emprego fixo; a fonte de renda pode vir de qualquer lugar: salário, bicos, freelas, autônomo, rendimentos, revenda etc.
Saber o quanto você consegue todo mês é necessário para traçar os seus limites financeiros. O seu foco aqui deve ser o de gastar menos do que se ganha, para que, enfim, você tenha alguma reserva com a qual contar.
2. Equilíbrio entre emoção e razão
Boa parte de nossos gastos diários é originado da emoção. Na loja, no supermercado, ou no serviço online, somos constantemente bombardeados por estímulos diferentes que buscam incentivar a aquisição do produto ou serviço oferecido.
Compras compulsivas podem jogar por terra qualquer planejamento financeiro, além de comprometer a sua estabilidade econômica.
Tenha os pés no chão na hora de comprar. Não se deixe levar pelos avisos de promoção e reflita se você realmente precisa gastar naquele momento. Assim você ainda tem a chance de pesquisar preços melhores e, quem sabe, economizar um pouco mais.
3. Não deixe de investir seu dinheiro
Investir é uma das melhores dicas para maximizar o seu rendimento mensal. Considere alternativas melhores que a poupança, como LCI e LCA, CDB ou Tesouro Direto, por exemplo, sempre observando as principais condições de juros e incidência de impostos.
Inteligência financeira é um elemento que acaba fazendo a diferença na hora de investir. Para quem não tem muita experiência, vale ir testando os serviços com quantias menores e, é claro, buscar ajuda de especialistas na área.
Estude as taxas do mercado e busque alternativas de investimento adequadas para a sua condição financeira, avaliando bancos e, principalmente, serviços de investimento. O importante é não deixar o dinheiro parado.
4. Organize suas dívidas
Não dá para viver no limite todos os dias, não é mesmo? A organização das suas dívidas é um passo primordial na busca pela liberdade financeira. E ela pode começar agora.
Liste suas principais dívidas: É possível renegociá-las? Existe chance de trocá-las por dívidas “mais baratas”? Essas duas simples ações podem aliviar um tanto nas suas despesas, mas ainda não resolvem.
Defina a prioridade de pagamento considerando os serviços essenciais e taxas de juros mais altas. Depois disso é fundamental buscar disciplina para manter o pagamento em dia até que você, finalmente, possa se ver livre de mais essa despesa.
Ansioso para conquistar sua liberdade financeira? Então coloque nossas dicas em prática agora! E aproveite para ler nossas dicas sobre como fazer render mais dinheiro no final do mês.
Deixe o seu comentário