5 dicas para organizar suas finanças pessoais para 2017

Por Vitor Tito

Pense bem: como anda sua saúde financeira? Se a resposta foi positiva, ótimo! Agora, se sua resposta foi negativa, saiba que ainda há tempo para fazer as coisas darem certo. É hora de quitar dívidas e fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Aposte em nossas 5 dicas para organizar suas finanças pessoais!

1. Tenha um objetivo financeiro

Um objetivo financeiro é aquilo que o faz ter vontade de seguir em frente com o seu dinheiro e o direciona para um fim particular, evitando gastos supérfluos e permitindo que você invista com consciência, sem dar margem para desperdícios.

Trace objetivos: Quanto você quer ter de reserva no final de 2017? Quantas dívidas você quer quitar até a metade do ano?

Conhecer suas metas permite que você trace planos realísticos para alcançá-las, portanto não perca tempo e comece, agora mesmo, a organizar suas finanças.

2. Use planilhas

Planilhas serão suas melhores amigas na hora de controlar as suas finanças. Tenha registrado tudo o que entra e sai de sua carteira. Com acesso visual ao destino de seu dinheiro, fica muito mais fácil na hora de manter o controle.

Comece simples, usando o editor de planilhas do seu computador ou smartphone. Registre gastos diários, entradas de capital, emergências etc. Depois faça a soma: Quanto é reduzido do seu salário mensalmente? O que pode ser cortado em 2017? Esse é o primeiro passo para sua organização financeira.

3. Use listas de compras

Listas de compra precisam acompanhá-lo em todos os lugares: Shoppings, supermercados e até padarias.

Com uma lista do que você realmente precisa comprar, as chances de se desviar e levar alguma “besteirinha” acabam reduzindo, garantindo que seu dinheiro fique bem protegido das ameaças das promoções.

4. Baixe aplicativos

Existem uma infinidade de apps para smartphones focados na sua organização financeira. Escolha aquele que lhe for mais aprazível, buscando soluções que integrem carteiras, agendas, controle de investimentos, dicas diárias, geração de gráficos de gastos etc.

O importante é estar sempre conectado com os seus gastos e garantir o controle em 2017!

5. Priorize quitação de dívidas

Comece quitando dívidas com juros elevados e evite uma bola de neve ao longo do seu ano. Quanto maior o juro, maior o montante extra ao final do pagamento, portanto, passe na frente o que pode prejudicar mais o seu bolso e garanta a quitação de suas dívidas como prioridade para o ano.

Quer saber mais? Então aprenda agora como montar uma carteira de investimentos e garantir lucros reais nas contas!

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora