8 livros sobre educação financeira e investimentos

Vitor Tito
                 

Precisamos falar sobre dinheiro. E também sobre educação financeira, finanças pessoais, investimentos, planejamento financeiro e hábitos. Por isso aqui vai a melhor lista de livros para você!

Falar sobre tudo isso é a chave para entender nossa rotina, a forma como nos relacionamos com trabalho, dinheiro, lazer e nossos sonhos.

Acreditamos que o segredo para o sucesso financeiro na verdade não é um segredo. É um processo de dedicação constante de autoconhecimento, educação financeira e mudança na mentalidade de como lidamos com cada uma dessas coisas.

O que o trabalho representa pra mim? Qual a felicidade e os sonhos que eu busco? Qual a relação que eu desenvolvi com meu dinheiro e o que eu faço para ele trabalhar a meu favor? Quais são minhas prioridades hoje? Existem outras pessoas que se relacionam com esses objetivos? Quais os hábitos eu construí para chegar até aqui? O que vale a pena mudar?

Os melhores livros sobre educação financeira, investimentos e a mentalidade de investir

Já que não existem manuais definitivos, aqui vai a clássica listinha de livros que não pode faltar na sua estante. Esses livros são altamente poderosos e cada um deles traz reflexões pertinentes pra quem quer entender um pouco sobre tais questões.

Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Um dos mais importantes livros sobre educação financeira do mundo. Ele fala sobre finanças pessoais, empreendedorismo e hábitos para gerar riqueza e acumular patrimônio. Durante a leitura, Kiyosaki nos faz pensar sobre alguns axiomas e paradigmas aos quais nos sujeitamos em nossa rotina de trabalho, remuneração e gastos. Já ouviu falar da “Corrida dos Ratos”? Nesse livro o autor aborda essas e outras questões essenciais sobre responsabilidade financeira e riqueza pessoal.

 

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Quer dicas sobre o que fazer para se tornar um milionário? Você não vai encontrar aqui! E a perspectiva desse livro é mais profunda: da mente humana e dos comportamentos que nos levam a determinado ponto. É uma abordagem psicológica que busca mostrar “modos de pensar” da mente milionária, trazendo reflexões sobre o que impacta nossas decisões e nosso futuro.

 

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Este livro é pode parecer um pouco antigo, mas busca estudar também atitudes e a mentalidade de pessoas bem sucedidas. O que elas tem de diferente? Qual mentalidade sobre dinheiro e poder de ação que elas carregam? É um clássico! O nome pode parecer meio feio mas vale muito a pena a leitura.

 

Cartas a um Jovem Investidor – Gustavo Cerbasi

O brasileiro Gustavo Cerbasi tem vários livros acerca de economia doméstica e familiar. Independência financeira baseada em raciocínio lógico e planejamento são o que a gente encontra nos livros escritos por ele. São obras que vão direto ao ponto e são um ótimo start pra você pensar a forma como você e seus grupos caminham rumo ao sucesso financeiro. Outros livros dele são “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, “Ate que a Sorte nos Separe” e “Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos”, e todos são excelentes.

 

Quero Ficar Rico – Rafael Seabra

Todo mundo quer, né!? E esse livro do Rafael Seabra fala sobre liberdade financeira e quais são os hábitos que nos fazem chegar lá, bem como aqueles que nos limitam. Lembrando que não existe fórmula mágica, e que mudar hábitos não é nada fácil, mas o livro traz vários insights muito bacanas.

 

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Falando de hábitos, você sabe como eles são formados? Sabe o quanto isso impacta na nossa rotina? Você sabia que por mais viciosos que eles sejam, com a dose certa de determinação e inteligência, é possível mudá-los? Esse livro de Duhigg é essencial não só para falar de investimentos e finanças, mas serve para vários pontos da nossa rotina. Obrigatório!

 

Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

Este livro não é sobre finanças, mas sim sobre raciocínio lógico, pensamento rápido e o quanto isso impacta na nossa vida. Isso porque essa forma de pensar afeta substancialmente nossas decisões pessoais e profissionais, e consequentemente o resultado das nossas ações. O livro escrito pelo economista Daniel Kahneman mostra algumas subjetividades do nosso modo de pensar e propõe técnicas para evitar algumas falhas mentais às quais estamos sujeitos.

 

A Bola de Neve, Warren Buffet e o Negócio da Vida – Alice Schroeder

Não podia faltar uma biografia na nossa lista. E de ninguém menos que um dos maiores investidores e empresários que o mundo não irá esquecer: Warren Buffet. E por  que esse livro está aqui? Porque disserta sobre o trabalho, as opiniões, as lutas, decisões sensatas e insensatas de uma figura lendária do nosso tempo. É uma ótima leitura para quem gosta dessa categoria, e fala sobre as ideias e valores sobre os quais Buffet debruçou-se durante sua trajetória.

 

Pronto! Essa não é uma lista definitiva, mas acreditamos serem ideias de qualidade para você que quer pensar sobre sua rotina e mentalidade, e em como fazer seu dinheiro trabalhar por você. Afinal, de que adianta trabalhar duro e não colher os frutos posteriormente?

O trabalho não deve ser visto como um mal para se conquistar um bem, o dinheiro. A soma aqui pode ser positiva financeiramente, mas pessoalmente frustrante se encararmos a questão dessa forma.

Esses livros são nossa expressão do quanto educação financeira e autoconhecimento são importantes na nossa trajetória ao integrar rotina, trabalho, dinheiro e prazer. Esperamos que gostem e que isso possa ser um impulso para que você leia cada vez mais. Afinal a leitura é um dos caminhos para o sucesso 🙂

Créditos imagens: Reprodução

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário