Não fui eu, foi o Carnaval!

Vitor Tito
                 

9 dicas para terminar o mês depois de ter gastado muito

E aí? Como foi o Carnaval? Ninguém pediu que você tivesse controle de gastos!

Se acabou nos bloquinhos, curtiu com os amigos, cantou as marchinhas e dançou muito ao som de Vai Malandra?

Aproveitou para viajar e fugir da muvuca nas praias da Bahia ou na casa dos parentes na roça?

Se existe algo quase unânime no Brasil é que o carnaval é o melhor (e maior) feriado do ano, todo mundo se joga e aproveita até não poder mais.

Mas quando o feriado acaba e olhamos nossas contas bancária sentimos que saímos do carnaval e caímos direto no Halloween.

Se você, como muitas pessoas, acabou gastando mais do que deveria durante o feriado, saiba que nem tudo está perdido! Preparamos 9 dicas para você conseguir chegar até o próximo quinto dia útil sem entrar em desespero. Não criemos pânico. Não corram para as montanhas! Respire fundo, pegue papel e caneta e confira nossas dicas!

1- Registre seus gastos

Se você ainda não faz isso, essa é hora perfeita de começar! Parece uma dica clichê, mas ter consciência de pra onde está indo o seu dinheiro é imprescindível. Pode ser num Excel, num quadro na parede ou usando aplicativos de controle de gastos. O importante é ter certeza do quanto você tem para acabar o mês.

– E já que estamos falando de aplicativos de controle de gastos, o Guia Bolso é uma ótima opção! Esses aplicativos dão uma boa ajuda na organização das suas finanças 🙂

2- Programe-se

Veja tudo o que você tem que comprar e fazer até o mês acabar. Planeje suas saídas e gastos de acordo com os dias. Vamos lá, você não precisa daquela bolsa maravilhosa agora nem de um vinho ou óculos caro. Não saia da programação.

3- O que os olhos veem o coração sente

Uma boa dica também é dar aquela conferida diária na conta bancária. Sempre. Baixe o aplicativo do seu banco para sempre ter controle do que está acontecendo.

4- O que os olhos não veem o coração não sente, mas o bolso sim!

O cartão de crédito é nosso velho amigo… digo, inimigo! Depende. Mas se suas contas estão entrando no vermelho, ele pode ser uma armadilha. Por que não deixá-lo em casa? Tem aquele compromisso que não dá pra desmarcar? Leve somente o dinheiro que você pode gastar de acordo com o que você planejou. Dessa maneira você não sai fora do orçamento e evita “ser levado pelo momento”. Gastar no cartão nos dá a impressão de que o dinheiro fantasma não sai do banco, mas temos que pagar as contas depois, né!?

5- Lembre-se de que está tudo bem dizer NÃO

Te chamaram para aquela “festinha top” com ingresso caro e bebida a preços absurdos? Não!

Happy hour sem hora pra acabar depois do trabalho? Não!

Cinema com combo de pipoca e lanche depois? Não.

Rodízio japonês? Caríssimo. Não! Não! Não!

Recuse programas que estão fora do seu orçamento. Pode parecer difícil, mas seus amigos vão entender. E isso não vai durar pra sempre.

6- Coloque aquela série em dia

Existem muitas maneiras de se divertir sem precisar sair de casa. Você já curtiu vários dias de carnaval então por que não fazer aquela maratona de séries no Netflix ou zerar aquele jogo que está parado na estante faz tempo?

7- Chame seus amigos para fazer algo em casa

Comprar os ingredientes daquela receita gostosa, e pegue as bebidas no supermercado. Imagem e ação, banco imobiliário, War, ou aquela partidinha de buraco ou poker. Ficar em casa é sensacional!

8- Cuidado com os aplicativos de transporte e carro!

Um dos nossos maiores amigos hoje são os aplicativos de transporte. Uber, Cabify, 99, eles são super aliados do conforto e praticidade. Mas que tal usar o transporte público um pouco mais ou tirar a poeira da sua bike? Se for usar algum app de transporte, lembre-se de comparar os preços e tomar cuidado para não esquecer esse gasto no cartão.

9- Reavalie seu orçamento para o próximo mês

Use esse restinho de mês para já planejar o próximo e não deixar que as coisas se tornem uma bola de neve. Planejando os gastos com antecedência você evita ser pego de surpresa e continuar na mesma situação. Organize os gastos para o patrimônio aumentar!

Podem parecer práticas cotidianas, mas é sempre importante ter cada uma delas em mente para sobrar muito dinheiro para investir nos seus sonhos! Afinal, construir um patrimônio e acumular uma fortuna demanda racionalidade para conciliar prazer, controle de gastos e trabalho!  

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário