Com a chegada do final de ano, grande parte dos trabalhadores brasileiros se preocupam com o 13º salário. No entanto, não seria interessante ele ser gasto de qualquer forma. É necessário descobrir onde esse tipo de investimento trará mais retorno.
Pensando nisso, resolvemos mostrar para o nosso leitor, onde ele pode investir o seu 13º salário. A forma como você aplicará o rendimento depende do seu estilo de vida e dos objetivos que pretende alcançar.
Negocie suas dívidas
O 13º salário é uma excelente oportunidade para quitar as suas dívidas. Mesmo que você esteja com vontade de viajar com família ou comprar os presentes de natal, dê prioridades para colocar a casa em ordem. Afinal, os altos juros cobrados pelos cartões de créditos e cheques especiais podem prejudicar o seu orçamento no futuro.
Após deixar tudo em dia, desenvolva um planejamento financeiro e cumpra cada objetivo rigorosamente. Dessa forma, evitará que o 13º salário seja novamente um vilão em sua vida.
Reduza as parcelas do financiamento com o 13º salário
Uma outra forma de utilizar o 13º salário é antecipando as parcelas de um financiamento imobiliário. Todavia, aqui vale uma dica: esse investimento só deverá ser aplicado se a taxa de juros for maior que os juros das dívidas, pois, quando aplicamos o valor, geralmente, ele cresce em um ritmo maior em relação ao débito.
Divirta-se e antecipe as dívidas!
Se você não tem dívidas pendentes, o 13º salário serve como um bom prêmio no final do ano. É possível aplicar o rendimento das seguintes formas:
- Comprar os presentes para o final do ano;
- Reservar um período para as férias;
- Adiantar as parcelas da matrícula e dos materiais dos filhos;
- Pagar o IPVA e o seguro do carro.
Para evitar que as festas de final de ano e as férias em família se transformem em dívidas futuramente, busque economizar durante esses períodos. Opte, por exemplo, por viagens próximas a sua localidade e compre presentes de natal em novembro, pois os preços ainda não subiram.
Invista o seu dinheiro
Quando destinamos o pagamento do 13º salário para pagamentos de dívidas, compras ou outras áreas, raramente, sobra um dinheiro. No entanto, se você conseguiu economizar neste período, que tal investir o resto do seu orçamento? Hoje em dia, o investidor possui várias opções rentáveis e seguras para aplicar o seu dinheiro. Pode-se destacar como exemplo:tesouro direto, ações, CDB, LCI, LCA, entre outros.
A boa notícia é que não é necessário ser um expert no assunto para lucrar com o investimento. Para se ter uma ideia, na internet há opções de gestoras onlines de investimento, onde o usuário pode investir o seu dinheiro com facilidade e sem ter conhecimento algum sobre finanças.
Analista ou Explorador? Estrategista ou Conquistador? Saiba qual o seu Perfil de Investidor aqui!
Separe uma reserva financeira
Para evitar que imprevistos prejudiquem o seu orçamento no próximo ano, faça uma reserva financeira com o pagamento do 13º salário. Ela pode ser utilizada para pagar o conserto do carro, pagar cirurgias graves na família, entre outras situações.
Após você descobrir como utilizar melhor o seu 13º salário, liste quais são as suas prioridades para visualizar qual investimento poderá lhe trazer MAIS retorno.
Deixe o seu comentário