Análise de Investimentos: como começar a ganhar mais dinheiro?

Vitor Tito
                 

Apesar de saberem que existem outros modos de aplicar seu dinheiro além da poupança, muitas pessoas não sabem exatamente quais são esses tipos de investimentos e dificilmente saem da zona de conforto.

Porém, sabia que “investindo” na poupança você pode estar deixando de ganhar muito dinheiro?

Quase todos os outros tipos de investimento pagam mais do que a poupança e, o que varia, são as rentabilidades, os prazos de carência e o risco.

Afinal, como fazer a análise de investimentos?

No final do dia, podemos tentar ser verdadeiros investidores e começar a traçar milhões de gráficos que nos dão a previsão de como um mercado está se comportando ou ainda ler milhares de coisas a respeito de várias assuntos para ter uma análise mais aprofundada e saber onde colocar o seu tão suado dinheiro.

Porém, como o tempo é um fator limitante, sugerimos uma análise de investimentos simples e rápida que pode ser feita através da resposta a algumas perguntas bem básicas, caso você queira começar a investir em algo:

  • O que é esse investimento?
  • Qual risco eu corro?
  • Qual é a possibilidade de ganho ao longo do tempo?
  • Quanto pago de imposto?
  • Qual é o trabalho que preciso ter acompanhando o investimento?

Dar uma resposta a cada uma dessas perguntas te ajuda a definir qual o caminho seguir, tentando estabelecer um equilíbrio entre risco, ganho e trabalho, e, assim, chegando ao investimento que melhor se adequa ao seu cenário.

E para ajudar a começar na sua análise de investimentos, listamos aqui, resumidamente com alguns links de referência para você entender melhor, quais são os principais tipos de investimento existentes.

Tipos de investimentos (saia do lado negro da força)

Caderneta de Poupança

Esta é a forma mais tradicional de investimento. Além de ser segura e simples de ser feita, possui liquidez diária. Apesar da comodidade, os juros pagos não são tão atrativos, girando na casa dos 0,5% a 0,6% por mês.

Se você quiser saber um pouco mais, é só dar uma olhada neste texto: Caderneta de poupança: o que é e como funciona.

CDBs

Os CDBs, ou Certificados de Depósitos Bancários, são basicamente certificados emitidos pelos bancos para captar recursos. Nesse caso, existem várias modalidades dentro do próprio CDB, que pagam taxas de juros e possuem validades diferentes, dependendo da quantia que será investida.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, sugiro que você dê uma olhada no texto que escrevemos e que fala um pouco mais sobre investimento em CDB: Investimento CDB: essa modalidade serve pra mim?

Títulos do Tesouro

Os títulos do tesouro são um tipo de investimento parecido com os CDBs. A diferença no entanto é que ao invés de você estar emprestando dinheiro para os bancos, neste caso, você estará emprestando dinheiro ao governo.

Esse investimento também paga boas taxas (na década de 90, os juros pagos chegaram a passar de 4,5% por mês, mas hoje em dia com um controle maior sobre a inflação esse valor gira na casa dos 1% ao mês).

Por fim, esse é um investimento que também possui liquidez diária e, se você quiser saber mais, basta conferir o seguinte texto: Rendimento do Tesouro Direto: tudo o que você precisa saber!

Bolsa de Valores

Quando falamos de bolsa de valores, é comum pensarmos em ações. No entanto, existem outras opções como fundos de índices e fundos imobiliários. No caso das ações, o que temos é um investimento que pode render muito (você pode ganhar mais do que 20% ao ano), mas que também pode ser bem arriscado.

Nesse caso, é muito importante estudar as opções disponíveis e entender quais são os riscos.

Por fim, se você quiser entender um pouco mais, vale a pena conferir o Guia para iniciantes sobre como investir na bolsa

Espero que vocês tenham entendido um pouco melhor sobre como fazer uma análise de investimentos e, também, aprendido um pouco melhor sobre as opções que existem na hora de de colocar o seu dinheiro para gerar frutos.

E se, por acaso, você tiver ficado com vontade o quanto antes, sugiro que confira nesse Simulador para entender quais são as suas possibilidades de investimento.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário