Aposentadoria: 4 etapas essenciais antes de começar a juntar dinheiro

Por Vitor Tito

Você acha que já passou da idade para se preparar para a aposentadoria? Saiba que nunca é tarde para começar a fazer esse tipo de planejamento. Mas é claro que quanto maior o tempo de contribuição, maior será o capital acumulado.

Muitas pessoas começam a investir de maneira tardia para esse objetivo por pensarem que aposentar por idade é “coisa para gente velha”. Outras pessoas contam com o auxílio de familiares caso surja alguma necessidade econômica.

A falta de educação financeira é que nos faz ter esses tipos de pensamentos equivocados. Desse modo, acabamos por não aplicar o dinheiro da forma mais inteligente. No entanto, se você não conseguiu economizar desde cedo, confira 4 dicas para começar hoje a cuidar do seu futuro financeiro e conseguir acumular um capital que gere renda suficiente para viver de uma forma mais tranquila.

 1. Quite todas as suas dívidas

Antes de iniciar qualquer plano de ação para a aposentadoria é necessário assegurar o equilíbrio financeiro por meio do pagamento das dívidas. Faça uma lista com todas as suas pendências financeiras. Você deve tentar renegociar as dívidas e pagar primeiramente aquelas que tiverem os juros mais altos.

Se a situação estiver muito complicada, pense na possibilidade de pegar empréstimos pessoais com juros menores para pagar as dívidas que possuem juros exorbitantes. Os cartões de crédito, por exemplo, chegam a uma média de 440 % de juros ao ano! O importante é se livrar das dívidas que não agregam nenhum valor para sua vida financeira o mais rapidamente possível.

 2. Tenha um bom seguro de vida

Além de quitar todas as dívidas é necessário fazer um bom seguro de vida. Fazer um seguro de vida deve ser considerado como um item básico de todo planejamento financeiro. Isso porque o seguro de vida é uma maneira de assegurar a manutenção imediata do padrão econômico de sua família em caso de sua ausência por morte acidental ou natural.

Existem seguros de vida que também pagam indenização em casos de invalidez e certas doenças. Assim, pesquise e adquira um seguro de vida que tenha o melhor custo-benefício para você. Ou seja, que tenha um valor de capital segurado satisfatório para suas necessidades e que indenize situações de invalidez e os principais tipos de doenças, como câncer, Alzheimer, etc.

3. Faça uma reserva de emergência

Antes de começar a investir o dinheiro para a aposentadoria é preciso garantir uma segurança financeira mínima. Para isso, construa uma reserva de emergência, que consiste em acumular um capital que te possibilite viver de maneira tranquila por um período razoável caso ocorra alguma situação inesperada, como momentos de crise econômica, perda de emprego, etc.

Para isso, você deve calcular qual o valor total das suas despesas básicas e acumular um capital que cubra essas despesas pelo período entre 6 a 12 meses. Para esse propósito, invista esse dinheiro em uma opção de baixo risco, e com liquidez diária e que tenham rentabilidade acima da inflação, boas opções são Tesouro Selic e um CDB de liquidez diária.

 4. Faça um plano financeiro estratégico

Após executar todos os passos abordados acima, é preciso fazer sobrar dinheiro no orçamento a fim de começar a investir para a aposentadoria. Para isso, deve-se fazer o controle dos gastos, cortar despesas desnecessárias e aprender a utilizar o dinheiro para consumir de forma mais inteligente.

O planejamento para a aposentadoria precisa ser feito levando em consideração três fatores:

1. A renda vitalícia que você quer ter para saber o montante de capital a ser acumulado

2.  Quanto tempo você tem para acumular esse capital

3. Qual o seu perfil de risco

Quem está em uma idade mais avançada não deve fazer investimentos de alto risco.

Assim, nunca é tarde para começar a investir para sua aposentadoria! Deve-se inicialmente garantir o equilíbrio e a segurança financeira por meio do pagamento de dívidas e pela construção de uma reserva de emergência. Somente após consolidar esses passos é que se deve investir para a aposentadoria. Além disso, o planejamento dos investimentos deve ser elaborado de maneira estratégica para sua situação financeira.

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora