As 6 dicas essenciais para quitar as dívidas

Vitor Tito

Que atire a primeira pedra aquele que nunca passou noites em claro preocupado com quitar as dívidas que adquiriu ao longo do tempo. Infelizmente essa rotina é comum a muitos brasileiros.

Pensando nisso, resolvemos fornecer algumas orientações para que você aprenda como quitar suas dívidas e começar o ano com o pé direito e o bolso cheio.

1. Coloque todas as suas dívidas no papel

Para que você consiga colocar a casa em ordem, é necessário descobrir qual o valor total da sua dívida e para quem está devendo. Embora você se assuste com esse procedimento, continue. É importar listar todas as dívidas que você tem pendente.

Para ter dados mais completos, inclua os juros e seus respectivos credores. Com essas informações organizadas, ficará mais fácil descobrir quanto você precisa economizar mensalmente para atingir seu objetivo.

2. Pague as dívidas que possuem os juros mais altos

Para evitar problemas no futuro, pague as dívidas com juros mais altos, pois elas são responsáveis por prejudicar o seu capital com mais rapidez. Portanto, defina as suas prioridades a serem eliminadas e não deixe que os juros se tornem um vilão durante esse processo.

3. Elimine os gastos desnecessários

Se você pretende quitar as suas dívidas, será necessário economizar, pelo menos temporariamente. Agora, que você já sabe qual o valor total das suas pendências financeiras, coloque a mão na massa e corte os gastos supérfluos da sua residência. Nesta categoria, sugerimos os seguintes itens:

  • TV a cabo;
  • Compras no shopping;
  • Futebol aos finais de semana;
  • Excessos de modo geral;
  • Festas frequentes; 

Para acabar de vez com as dívidas, recomendamos que você separe 15% da sua renda líquida para a poupança. Se a situação estiver mais grave, reúna a família e peça ajuda de todos os envolvidos para que a situação fique regularizada.

4. Use 13º salário para ajudar a quitar as dívidas

Muitas pessoas utilizam o13º salário para comprar presentes de natal ou viajar com a família. No entanto, esse rendimento pode equilibrar as contas da sua residência no final do ano. Antes de gastá-lo, coloque suas dívidas na balança e veja se vale a pena deixá-las acumular nos próximos meses. 

5. Renegocie sua dívida

Deixe a vergonha de lado e procure negociar sua dívida com seu credor, uma vez que a decisão final será boa para ambos. No entanto, tenha cautela quando for entrar em contato com lojas, bancos e outros estabelecimentos para resolver a situação. Analise o seu orçamento e confira o quanto você pode pagar. É importante que não ultrapasse o seu limite para que novas dívidas não tire o seu sono nos próximos dias.

6. Invista seu dinheiro e lucre em 2017

Para evitar que novas dívidas se acumulem no próximo ano, busque aplicar o seu dinheiro em investimentos como: tesouro direto,ações, CDB, LCI, LCA, entre outros. Eles são uma excelente oportunidade para investir sua renda e lucrar em 2017.

Agora, que você já sabe como quitar as dívidas, conheça cinco ferramentas que lhe ajudarão aorganizar suas finanças pela internet.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário