Bolsa de valores: como investir?

Por Vitor Tito

Investir na bolsa de valores representa uma série de vantagens. Entre elas podemos destacar: não há um valor mínimo para começar o investimento, você terá acesso a uma das maiores rentabilidades do mercado, além de ser possível vender as suas ações no momento em que precisar do dinheiro.

No entanto, sabemos que os maiores rendimentos estão ligados também aos maiores riscos. Portanto, para evitar grandes perdas na bolsa de valores, é preciso saber onde está pondo seu dinheiro.

Conheça o Mercado de Ações

Investir em ações não é como apostar. As oscilações de um papel na bolsa dependem de estudos concretos baseados no mercado.

Por isso, se quiser investir na bolsa de valores, é essencial que antes, você estude sobre ações. Veja abaixo os dois fatores mais importantes para estar atento:

Estude os diferentes tipos de Ações

É importante entender como funciona a troca de ações entre empresas e investidores. Existem dois tipos principais de ações (ordinárias e preferenciais), que se diversificam pelos direitos que concedem aos acionistas.

Confira agora as diferenças básicas entre cada “espécie” de ação:

Ações PN

As ações Preferenciais Nominativas não concedem o direito ao voto em assembleia e nem à participação no prêmio de controle da empresa. Portanto, elas são as que menos protegem o investidor.

No entanto, elas têm lá suas vantagens para os acionistas. Eles sempre serão os primeiros a usufruírem dos seus dividendos e, se não receberem nenhum da empresa durante três anos consecutivos, eles ganharão automaticamente direito ao voto na assembleia da instituição.

Ações ON

Já as ações Ordinárias Nominativas (ON) concedem sim o direito de voto nas assembleias da empresa (mas saiba: o acionista não possui poder de veto). O maior atrativo dessas ações, no entanto, é que elas possuem o “tag along”.

Mas o que seria o “tag along”? É quando o investidor possui acesso ao prêmio de controle da empresa! Tem mais: caso a instituição seja vendida, o acionista receberá (por lei) no mínimo 80% do valor pago por ações do bloco de controle.

Analista ou Explorador? Estrategista ou Conquistador? Saiba qual o seu Perfil de Investidor aqui!

Aprenda o máximo sobre as empresas que pretende investir

As ações são um reflexo da saúde financeira de uma empresa e da sua capacidade de gerar lucro. Os fatores econômicos nacionais também influenciam nos rendimentos da ação, mas o estudo mais seguro e importante é sobre o histórico da instituição que você gostaria de investir.

Dedique-se a entender e a conhecer a empresa onde você pensa em aplicar o seu dinheiro. Saiba o que ela faz, como faz, o que vende e para quem vende. Somente com essas informações na ponta da língua é que você será capaz de investir na bolsa de valores com segurança.

Não tem tempo para estudar sobre finanças ou não quer ter o trabalho de analisar e escolher onde investir?

A Monetus faz esse trabalho por você. Para começar, é só pedir um convite, fazer seu teste para descobrirmos o seu perfil de investidor e depois concluir seu cadastro na plataforma.

Com o cadastro aprovado, é só fazer uma transferência bancária e a equipe de gestores da Monetus faz todas as aplicações por você, de acordo com seu perfil de investidor. A cada nova transferência você pode atualizar o seu plano na plataforma. O que está esperando?

Categoria: , ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora