O que é ciclo financeiro e qual o impacto na sua organização financeira

Por Vitor Tito

Você sabe o que é ciclo financeiro? Essa noção, bem utilizada por empresas e negócios de todos os tipos, é fundamental para a organização das contas e prazos de entrada e saída de dinheiro.

Com o ciclo financeiro curto e bem definido é possível otimizar o seu controle pessoal, e garantir melhor encaminhamento da sua renda.

Quer saber mais? Então é só continuar lendo!

O que é o ciclo financeiro?

O conceito de Ciclo Financeiro é bem difundido no mundo dos negócios, designando o tempo decorrido desde o pagamento de fornecedores até o momento de recebimento do lucro de suas vendas. Ou seja, o ciclo é todo o processo de gasto e lucro e, quanto maior, mais tempo uma empresa levará para ter lucro e recuperar seus investimentos.

Para nós, pessoas físicas e assalariadas, o ciclo financeiro costuma ser de 30 dias, variando conforme o seu local de trabalho. Ou seja, esse é o tempo médio para a entrada de novo capital para sua conta.

Claro que esse cenário é variável e, se você possui investimentos, é possível considerar a existência de múltiplos ciclos financeiros, com maior ou menor duração, mas o mais importante é ter controle do ciclo e, consequentemente, de suas contas.

Como medir e controlar meu ciclo financeiro?

Como já dito, o ciclo médio é de 30 dias, ou o tempo que você leva para receber cada salário. Se seu contrato de trabalha especifica um outro tempo médio de recebimento (como 15 dias, por exemplo), você pode considerar esse o seu ciclo financeiro.

Caso você tenha investimentos, é preciso calcular o tempo levado da entrega do dinheiro até o momento de retirada, e daí considerar variações também em opções de resgate imediato, como a poupança, levando em conta o período de rendimento de cada depósito feito.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil visualizar e traçar o período de entrada de capital ao longo de cada mês ou ano.

Analista ou Explorador? Estrategista ou Conquistador? Saiba qual o seu Perfil de Investidor aqui!

Como o ciclo financeiro impacta na minha organização?

Ter consciência do seu ciclo financeiro pessoal auxilia na melhor organização de contas, uma vez que você terá em mãos ferramentas para prever a entrada de capital, facilitando o remanejo de dívidas ou pendências financeiras.

Com um ciclo financeiro bem organizado, você pode fazer movimentações entre investimentos e contas, buscando as melhores opções de rendimento considerando prazos, datas de pagamento, vencimento de dívidas etc.

Organize os seus ciclos em um calendário, e aproveite para marcar nele também a respeito de datas de saída de capital, como datas de vencimento de boletos e contas a pagar – principalmente as que forem recorrentes.

Com isso, você também poderá prever montantes acumulados dentro de um espaço de tempo, o que ajuda, e muito, na hora de comprar algo de maior valor como um carro ou casa nova.

Curtiu? Então aproveite para conferir essas 4 despesas que você pode cortar em 2017!

Categoria:

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora