Como ficar rico: caminhos iniciais

Guilherme Andrade
                 

Delimitar um caminho certo de como ficar rico é uma tarefa muito difícil, senão impossível. Afinal, as pessoas podem enriquecer de formas diferentes e podem também ter conceitos de riqueza diferentes. Entretanto, ter uma ideia de alguns dos caminhos que podem ser tomados ajuda bastante a iniciar o processo. 😉

Fique com a gente nesse post e entenda que enriquecer pode ser sim possível e também, como nossas escolhas influenciam o processo.

O começo do processo

Realizar aplicações financeiras, empreender um negócio próprio, adquirir uma franquia, ser aprovado(a) num concurso público, ganhar na mega-sena, enfim, existem muitas formas de enriquecer. Porém, qual forma seria a mais adequada para você no seu atual momento de vida?

Os inúmeros caminhos para ficar rico podem parecer complicados até demais, quando não prestamos a devida atenção à nossa situação atual.

Se pararmos por um momento e avaliarmos nossas motivações para enriquecer e o que podemos fazer hoje para sermos ricos no futuro, temos grandes chances de mudar algumas escolhas. Com a mudança de nossas escolhas e atitudes no dia a dia, podemos mudar alguns hábitos também. Aí está uma das chaves do processo, a construção de hábitos que nos direcionam ao enriquecimento.

Sabemos que mudar hábitos não é tão simples, então, o que pode nos ajudar?

Uma das formas de mudar os hábitos é mudando nossa mentalidade. Entender como pensam as pessoas que enriqueceram ou mesmo enxergar as situações do dia a dia através de um outro ponto de vista (buscando enxergar soluções e não apenas os problemas) pode facilitar bastante o processo. Além disso, entender as consequências de nossas escolhas nos faz refletir antes de tomar uma decisão.

Uma boa prática para moldarmos nossa mentalidade é consumir conteúdo de pessoas ricas. Essa é uma das formas de entender como eles pensam. Para te ajudar nesse ponto, fizemos dois posts que podem servir como ponto de partida: saiba o que fizeram as pessoas mais ricas do mundo e as mais ricas do Brasil para chegar lá.

Primeiras escolhas

Na maioria das vezes, o começo de um grande projeto é a etapa mais difícil. É necessário sair da inércia, mudar nossas escolhas, ir contra a opinião das pessoas e até fazer alguns sacrifícios. Como exemplos, deixar de ir ao shopping frequentemente, de fazer compras desnecessárias ou de sempre realizar refeições em restaurantes por lazer.

Uma das escolhas que mais impactam a construção de riqueza é em relação ao padrão de vida que decidimos ter. É muito comum confundirmos padrão de vida com qualidade de vida.

Como exemplo: comprar um carro de R$ 500.000,00 de uma marca famosa implica num alto padrão de vida. Porém, pode ser que a preocupação em manter esse padrão (devido aos altos custos) impacte em sua qualidade de vida. Será que não existe um carro de, digamos R$ 100.000,00, que tenha as mesmas condições de uso? Talvez as preocupações seriam menores e sua qualidade de vida, a mesma ou até maior.

Defina metas

As escolhas que fazemos se relacionam com nossos sonhos também. Se você tem um sonho ousado, mas ao verificar sua atual situação de vida o sonho parece impossível, que tal escolher mudar o ponto de vista?

Imagine que você queira comprar sua casa dos sonhos, mas com seu emprego e salário atuais, você não tem ideia de como realizar esse sonho. Isso poderia te desanimar. Mas ao mudar o ponto de vista, o ânimo pode se renovar.

E se você mudasse de emprego para conseguir um salário melhor?

Ao quebrar seu sonho grande em metas tangíveis, com objetivos claros e prazos definidos, fica mais fácil enxergar os próximos passos. E a partir desse momento, a pergunta é: o que preciso fazer agora para atingir determinado objetivo?

E aí, o que você escolhe? Olhar para a situação atual, apenas, ou olhar para a situação futura desejada?

Os riscos fazem parte

Nesse ponto, será necessário coragem. Você terá que assumir os riscos para se desenvolver a ponto de conquistar um emprego melhor, iniciar numa nova área de atuação, investir seus recursos, etc. Assumir riscos faz parte do processo de construir seu sonho grande.

Sim, temos que fazer escolhas e em muitas das vezes escolher significa perder algo agora, para ganhar muito mais depois. O pensamento a longo prazo é uma das formas de pensar dos que ficam ricos.

Gastar menos do que ganha é uma outra mudança significativa. Esse passo é importante, pois o saldo disponível te permite iniciar um projeto maior, como um plano de investimentos para construir seu patrimônio ou até mesmo pagar uma dívida antiga.

Além disso, o saldo gerado quando gastamos menos do que recebemos pode também ser investido na sua qualificação profissional, seja através de cursos, participação em eventos, ou compra de materiais e equipamentos que aumentem sua produtividade e consequentemente, sua capacidade de entregar resultados.

Economizando

Cofre porquinho representando o ato de economizar

Uma decisão que podemos fazer frequentemente é a de economizar, pois é um processo muito ligado às escolhas do dia a dia. Uma das formas de se gastar menos do que se ganha é economizando nas compras do supermercado, da padaria, nos lanches fora de casa, etc. Escolher opções mais simples para consumo hoje pode impactar muito no orçamento. Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesses casos:

  • Comparar preços de produtos e serviços antes de adquiri-los;
  • Fazer listas de compras semanais ou mensais e evitar comprar o que não estiver nas listas;
  • Dar preferência para pagamentos à vista, evitando o uso do cartão de crédito e de parcelamentos;
  • Prestar atenção nas “promoções” que aparecem o tempo todo, pois muitas das vezes, as “promoções” nos induzem a consumir sem realmente termos necessidade;
  • Estabelecer limites de gastos mensais ou semanais para categorias de despesas, como baladas e festas, roupas e acessórios.

São algumas dicas simples para iniciar suas economias e sua criatividade pode te levar além.

Prosseguindo no caminho de como ficar rico

Caminho representando o processo de enriquecer.

Economizar, apenas, não é suficiente. É necessário também gerar uma poupança, uma reserva financeira, para que você possa dar os próximos passos. Nesse momento é importante prestar atenção às nossas emoções, para que elas não influenciem tanto nossas escolhas. É muito comum desejarmos consumir algo agora, preferindo a satisfação de curto prazo, ao invés de focar na recompensa maior de longo prazo. Daí a importância de pensar antes de fazer uma compra. Será que realmente existe a necessidade de comprar isso agora?

Reservar uma pequena quantia logo que você recebe sua renda, sem esperar o dinheiro sobrar ao fim do mês é uma excelente escolha. Se deixarmos para o fim do mês, o dinheiro nunca sobra, não é verdade?

Mesmo que sua renda não seja significativa nesse momento, poupar uma parcela periodicamente cria um hábito que pode te ajudar e muito a enriquecer.

Mudança de hábitos

Criar uma rotina para analisar os gastos ocorridos e estabelecer medidas de controle do orçamento fazem parte do conjunto de hábitos que te ajudam a enriquecer.

Caso possua dívidas, dê prioridade para quitá-as. As dívidas consomem sua capacidade de poupar e de acumular patrimônio.

Quando falamos de novas atitudes no dia a dia, frequentemente pensamos que não teremos tempo para desenvolver novos comportamentos.

E se você diminuísse o tempo em que assiste TV ou Netflix? Você concorda que daqui a alguns anos a programação da TV será muito parecida com o que é hoje? Então porque não deixar a TV de lado num momento para construir seu futuro financeiro? O que é mais significativo para você?

Da mesma forma, investir mais tempo em leituras e em vídeos educativos, além de estimular sua imaginação e por consequência sua criatividade, pode também deixar seu cérebro mais afiado para enxergar novas oportunidades.

Investindo

Investimentos financeiros podem parecer complicados. Sabemos também que quanto mais cedo começarmos, melhor, devido ao poder dos juros compostos em potencializar o crescimento de seu patrimônio. Então, como lidar com a falta de conhecimento sobre o mercado e a vontade de investir o quanto antes?

Iniciar pelas alternativas de investimentos mais simples e que podem trazer bons retornos é uma ótima ideia.

Fundos de Investimento são uma ótima opção para começar. Melhor ainda os fundos que contam com uma gestão ativa de suas carteiras. Assim, o investidor, ou cotista, não precisa acompanhar o mercado diariamente para tomar decisões sobre seus ativos e pode usar o tempo para adquirir mais conhecimento e confiança no mercado. A Monetus é a gestora de investimentos digital que faz todo o trabalho de investir por você.

Obstáculos mais comuns

Nem tudo são flores. Ao longo do caminho, teremos que lidar com algumas dificuldades.

Imprevistos podem acontecer, como a troca do emprego, questões de saúde, manutenções em veículos ou na moradia, variações bruscas no mercado. O que temos que ter em mente é que não controlamos tudo o que acontece em nossas vidas. O foco então deve ser no que controlamos, pois é onde podemos agir diretamente.

Por isso, não adianta tentar ser perfeito, querer planejar tudo e que as coisas aconteçam exatamente como planejado.

Outro obstáculo comum é o desejo por status. Querer agradar pessoas que não conhecemos, comprando algo que não precisamos e o pior, com o dinheiro que ainda não temos a fim de transmitir uma determinada imagem pessoal é uma armadilha e tanto.

O desejo de ser aceito é natural do ser humano. Porém, querer ser aceito pelo padrão de consumo pode se tornar problemático, uma vez que essa forma de pensar pode te prender num ciclo vicioso de gastos desnecessários. Mais uma vez, a mentalidade é sua maior aliada.

Nos momentos difíceis, a mente preparada ajuda a superá-los. Ser paciente, sabendo que nem sempre as coisas acontecem na mesma velocidade que imaginamos é fundamental. Também é fundamental a persistência e resiliência de continuar trabalhando até que seus objetivos sejam atingidos. Não apenas tentar, mas persistir até dar certo. Reparou como a forma de pensar é importante? 😉

Facilitando o caminho

Ao longo do caminho de enriquecer, podemos criar novas oportunidades que facilitem o processo. Conhecer novas pessoas, desenvolver novas habilidades, explorar novos hobbies. Existem várias alternativas. Para o mercado de trabalho, separamos três delas que são as mais comuns.

O valor do networking

Fazer parte de uma rede de pessoas com objetivos comuns é uma maneira de facilitar o caminho. Isso dá uma motivação a mais e nos ajuda a evitar a autossabotagem.

Participar de eventos, encontrar com antigos amigos com certa frequência, compartilhar conteúdos, enfim, existem diversas maneiras de manter sua rede de contatos ativa.

Diferentes fontes de renda

Criar valor para o próximo, ou, ajudar a resolver algum problema alheio pode iniciar um grande projeto e quem sabe, uma nova fonte de renda.

O conhecimento com a internet é uma combinação e tanto. A grande rede nos permite obter um alcance maior e vender algo na internet com o conhecimento adquirido por hobby é uma ótima ideia.

Aumente sua renda

Aumentando sua produtividade, sua qualificação, assumindo novas responsabilidades no emprego, resolvendo diferentes problemas pode resultar numa promoção ou aumento de salário. Isso potencializa sua capacidade de investir. Lembre-se, no entanto, de não aumentar seu padrão de consumo na mesma proporção.

Investir é multiplicar. Aumentar seu patrimônio. Estudar o mercado e as principais opções de investimento faz parte da rotina. Adquira conhecimento e se necessário, obtenha ajuda de profissionais especializados. Aqui na Monetus, você investe em fundos geridos por gestores profissionais. Assim, você pode investir antes de estudar livros e mais livros para tomar uma decisão sobre suas aplicações e ganhar tempo investindo mais cedo. 😉

A tão almejada qualidade de vida plena

Homem no alto da montanha com bonito cenário.

A liberdade financeira nos proporciona tempo para cuidar da saúde, para ter uma alimentação melhor, cultivar relacionamentos, dedicar a algo que te traga senso de missão, dentre diversos outros benefícios.

Ganhar dinheiro por si só pode ser gratificante no curto prazo, mas considerando que o dinheiro é um meio para concretizarmos nossos sonhos, ter um projeto mais amplo e significativo para você e as pessoas que você ama pode dar uma motivação a mais.

Por isso, sonhe, transforme seus sonhos em objetivos de vida e defina planos de ação para realizá-los. Muito provavelmente, nossos sonhos envolvem a questão financeira. Por esse motivo, entender o porquê se planejar financeiramente é essencial.

Concluindo

“Saber e não fazer, ainda é não saber.” Lao Tsé

É necessário colocar as dicas em prática para obter resultados. Não que você ficará rico (a) da noite para o dia, mas iniciar os processos e ver os primeiros resultados é a melhor forma de se manter motivado na construção do seu projeto.

Dê o primeiro passo, nem que seja comprar um dos 8 livros sobre educação financeira que toda pessoa que quer ficar rica deveria ler, falar com algum amigo(a), entrar em contato com uma instituição financeira, ler posts sobre tipos de investimentos, ler artigos sobre como realizar aplicações, realizar uma pequena aplicação para começar a entender a dinâmica do mercado, enfim, opções para começar não faltam. A Monetus está aqui para te ajudar nesse caminho dos investimentos.

Lembrando de nossas dicas:

  • Gaste menos do que ganha;
  • Forme uma reserva financeira;
  • Prepare sua mentalidade;
  • Invista com visão de longo prazo;
  • Construa networking;
  • Desenvolva novas opções de renda.

E aí? O que achou das nossas dicas sobre os caminhos de como ficar rico? Deixe seu comentário abaixo para interagirmos. 🙂

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora