Entenda como funciona o trabalho de um coach financeiro

Vitor Tito

Cansado de lidar com suas finanças, embolar-se em dívidas, desembolar-se em parcelas infinitas com juros assustadores, perder as contas e nunca ver seu dinheiro render? Você precisa de um coach financeiro.

A tarefa não é fácil, mas, para resolver tudo isso, hoje em dia existe um profissional especializado em oferecer o suporte necessário (e sob medida) a qualquer pessoa ou empresa com dificuldades financeiras. É o chamado coach financeiro.

Quer entender como funciona o trabalho desse profissional? Então continue lendo!

O que é um coach financeiro?

Coach é uma palavra em inglês que pode ser traduzida para “treino”. O profissional dessa área é uma pessoa altamente especializada que se compromete a trabalhar com aspectos práticos e psicológicos visando mudar sua postura, visão e instrução acerca de algum assunto.

No caso do coach financeiro, é função desse profissional entender as suas limitações e trabalhá-las, tornando-as vantagens na hora de lidar com o dinheiro.

O bom coach saberá entender os seus principais medos e preconceitos, e desmistificá-los, instruindo-o a respeito de como usar o seu dinheiro da maneira mais apropriada para seu próprio estilo de vida, poupando sem que haja escassez.

Quando devo buscar um coach financeiro?

O coach comumente é buscado em momentos de crises nas finanças pessoais e de empresas, mas esse é um erro grave e precisa ser evitado a todo custo.

O Coach Financeiro não deve ser enxergado como um apaga-incêndios, mas sim como parte de um pacote de medidas de prevenção de desastres e descontroles financeiros.

Não adianta buscar um coach para instrução se você já estiver afundando em dívidas e sem qualquer luz no final do túnel. Nesse caso o coach será apenas mais um gasto para comprometer suas finanças.

O momento ideal para a busca do coach é durante as fases de estabilidade financeira. Quanto antes você puder aprender a organizar suas finanças, controlar seus gastos e evitar dívidas, maiores as chances de você nunca se perder em uma bola de neve com suas finanças.

Portanto, encontrou um momento de tranquilidade? Aproveite para buscar um coach e adiante-se a evitar desequilíbrios em suas finanças.

Como o correto treinamento pode ajudar nas suas financeiras?

O coach trabalhará tanto nos aspectos psicológicos quanto no prático – ou seja, no seu dia a dia e na maneira como você usa e ganha seu dinheiro. O que ele mais influenciará, porém, são as suas atitudes.

O coach financeiro ajudará a:

  • Saber organizar e controlar suas finanças;
  • Entender como dar o melhor destino ao seu dinheiro;
  • Entender o mercado financeiro e prepará-lo para investir com consciência;
  • Organizar suas dívidas e destinar dinheiro para saná-las;
  • Desenvolver pensamento crítico para lidar com finanças pessoais;
  • Formular carteiras diversificadas de investimento;
  • Acompanhar tendências no setor econômico;
  • Decidir um objetivo financeiro;

O coach financeiro é sempre um bom investimento para quem ainda se sente inseguro com as próprias finanças, e pode ajudar a abrir seus horizontes para investimentos e melhor organização pessoal.

Não só isso, o coach pode lhe ajudar a também educar suas próprias crianças. Afinal de contas, antes prevenir que remediar, não é mesmo? Quer saber mais? Confira nosso guia de educação financeira para crianças.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário