Como investir na bolsa: guia para iniciantes

Por Vitor Tito

Pode ser que você seja um investidor iniciante e esteja cheio de dúvidas ou talvez você já tenha passado por algumas experiências anteriores e saiba um pouco mais sobre as diversas possibilidades do mundo financeiro.

A nossa única certeza é que se você chegou até aqui é porque não tem medo de arriscar e está correndo atrás da possibilidade de colher bons frutos das suas reservas financeiras. E é exatamente por isso que vamos te ensinar como investir na bolsa de valores.

Mas vale a pena mesmo investir na bolsa?

Certamente existem outros meios de investir o seu dinheiro além da bolsa, mas a escolha do método depende do seu perfil investidor.

Investidores iniciantes ou conservadores geralmente optam por aplicar seu dinheiro nas cadernetas de poupança pois vêem esta como a alternativa mais segura, afinal os rendimentos são estáveis e a retirada do dinheiro pode ser feita a qualquer momento.

Entretanto, os rendimentos da poupança não são tão satisfatórios assim. Na realidade, ao aplicar na poupança você não está ganhando e sim apenas deixando de perder.

Com um pouco mais de experiência e ambições por melhores retornos financeiros, iniciam-se as aventuras com o CDB.

Neste caso é possível conseguir melhores condições de juros do que na poupança. Porém, pode existir um valor mínimo para investimento e um prazo de resgate que varia segundo o seu banco.

Quando o objetivo passa a ser investimentos a médio e longo prazo, visando oportunidades ainda mais rentáveis e com baixo risco, as letras de crédito entram em pauta.

As maiores diferenças nesse caso, passam a ser a restrição quanto ao prazo de resgate e quanto ao investimento mínimo.

Quando você passa a almejar por possibilidades infinitas, retornos financeiros muito atrativos e ao mesmo tempo não tem medo de arriscar, aí sim a bolsa passa a ser o tipo de investimento certo para você.

Quais são as minhas opções na bolsa?

Quando ouvimos falar de bolsa de valores, normalmente imaginamos investimentos em ações. Se o seu pensamento é esse, já passou da hora de aprender como investir na bolsa.

A bolsa de valores possibilita diversos investimentos. Suas opções vão além das populares ações.

Além das ações, é possível investir em fundos de índices. Nesta modalidade existe a possibilidade de compra e venda de fundos que refletem índices de referência de determinados setores da economia.

Se você não quer apostar todas as suas fichas em uma só empresa, como fazemos com as ações, esta modalidade é perfeita para você.

Existe também a possibilidade de se investir em fundos imobiliários. Neste caso, você consegue investir no setor civil sem precisar efetivamente comprar um imóvel.

Finalmente, chegamos na forma de maior popularidade: as ações.

Ao adquirir ações você se torna um pouco dono da empresa. Por isso, quando a empresa valoriza, você ganha, mas quando ela perde o mesmo acontece.

Neste caso os seus rendimentos são variáveis, mas podem ser bem atrativos. Pra investir aqui você deve estudar bastante a situação da empresa e contar com uma boa orientação.

Analista ou Explorador? Estrategista ou Conquistador? Saiba qual o seu Perfil de Investidor aqui!

Quais passos devo seguir?

Para saber como investir na bolsa de valores o primeiro passo é adequar seus objetivos e seu perfil investidor à uma das opções  de investimento disponíveis.

Por exemplo, se você é uma pessoa mais antenada, que gosta de pesquisar, de economia e não tem medo de arriscar, certamente investir em ações é a melhor opção para você.

O segundo passo é ter em mente que investir na bolsa demanda paciência e determinação. Foco no objetivo porque algumas vezes você também vai perder.

A terceira dica é procurar não colocar todo seu capital inicial em um único tipo de investimento, até porque já vimos que possibilidades é o que não falta.

Se você chegou até aqui, objetivo e foco sabemos que você já tem. Por isso talvez a melhor dica que a gente pode te dar é a seguinte: não perca mais tempo!

Categoria: , ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora