Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Como negociar dívidas? Confira o passo a passo com 5 dicas eficazes!

Ranielle Oliveira
           

Saber como negociar dívidas para quitar os débitos deve ser prioridade na vida de quem quer ter uma vida financeira saudável.

Afinal, para alcançar a liberdade financeira, esse é um passo de extrema importância.

Além disso, ter um nome limpo é o primeiro passo, também, para conquistar um cartão ideal, pois essa ferramenta de crédito pode ser muito útil em situações diversas, como em emergências e imprevistos.

Por isso, confira a seguir alguns passos de como sair das dívidas e livre-se das suas!

Como negociar dívidas?

Há algumas atitudes que você pode e deve tomar caso deseje negociar suas dívidas.

Colocando essas atitudes em prática, será possível entender como negociar uma dívida e manter, de uma vez por todas, o equilíbrio financeiro.

Liste tudo que você deve

Primeiramente, é importante saber quais todas as dívidas que você tem para que, assim, seja possível definir a ordem de prioridade de pagamento.

Então, como primeiro passo, procure lembrar de todas as suas dívidas, sejam estas pequenas ou maiores, e anote em algum lugar: Papel, planilha ou aplicativo de controle financeiro.

Priorize as dívidas com os maiores juros

Logo em seguida, organize suas dívidas de acordo com os juros cobrados por elas.

Se você não sabe qual o valor do acréscimo de juros, é possível utilizar uma calculadora de juros compostos, como esta:

Um dos maiores problemas decorrentes do endividamento tem grande relação com os juros compostos, uma vez que, quanto mais o tempo passa, maiores são os valores pagos em juros.

Tenha a meta de poupar mensalmente

Para isso, é importante que você saiba o quanto ganha e o quanto gasta, além de conhecer bem suas despesas fixas e variáveis.

De nada adianta querer saber como negociar dívidas a fim de quitá-las sem antes saber o quanto você conseguiria poupar para isso.

Por esse motivo, esse passo também é importante, pois fará com que você entenda a sua realidade financeira e, em consequência disso, descubra quanto pode pagar mensalmente em um eventual parcelamento da dívida.

Contate o credor da dívida

Fazer contato com o credor da dívida é um passo muito importante para que você possa negociá-la.

No entanto, é importante salientar que você só deve fazer esse contato quando já estiver com tudo estabelecido e com a certeza de que fará o pagamento.

As chances de uma segunda negociação podem não ser com acordos tão favoráveis como as da primeira, uma vez que não houve comprometimento.

Tenha um planejamento adequado

Para negociar suas dívidas, é necessário montar um plano que contenha todas elas, além das suas despesas do dia a dia, como gastos com comida ou outras.

Ao fazer isso, a distribuição de dinheiro será feita de maneira mais prática, e você ainda pode criar o hábito de manter um planejamento financeiro organizado, o que contribui para que não volte a ter dívidas.

Dica extra

Quem está com o nome no vermelho e pretende negociar as dívidas, utilizar o décimo terceiro salário pode ser uma ótima opção.

Ao saber disso, você pode utilizar a quantia para quitar essas dívidas à vista, após negociar um abatimento no valor total.

Além disso, caso você tenha dúvidas de quanto recebe desse direito trabalhista, é possível utilizar uma calculadora de décimo terceiro para fazer o cálculo. Saber o valor exato pode ajudar no seu planejamento.

É importante negociar dívidas?

Como dito anteriormente, negociar dívidas é de extrema importância para que possamos manter uma vida financeira equilibrada e saudável.

Além disso, as chances de conseguir crédito com um bom histórico, livre de dívidas, são maiores.

Por isso, se você possui dívidas, atente-se ao passo a passo mostrado no decorrer desse conteúdo.

Se tem alguma dúvida sobre como negociar dívidas, deixe nos comentários para que possamos te responder!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]