Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

5 Maneiras eficazes de organizar as finanças pessoais

Ranielle Oliveira
           

Saber como organizar as finanças pessoais pode ser a porta de entrada para conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Muitas vezes, estar com as finanças desalinhadas, pode fazer com que tenhamos dor de cabeça, mesmo ganhando um bom salário.

Por isso, se você deseja colocar em prática essa organização, veio no lugar certo. Leia este artigo até o fim e saiba por onde começar!

Vamos lá?

Por que organizar as finanças é importante?

O cuidado com as finanças pode trazer impactos positivos para vários aspectos da nossa vida. Alguns deles, por exemplo, são:

  • Adquirir uma visão mais clara dos nossos gastos e receitas;
  • Identificar atitudes que prejudicam nossas finanças; e
  • Enxergar maneiras possíveis de economizar.

Além disso, essa prática contribui para a nossa saúde e bem estar-financeiro, o que de forma direta contribui para a nossa qualidade de vida.

Como é possível organizar as finanças pessoais?

Não importa qual a sua situação financeira, saber organizar as finanças é fundamental para uma vida tranquila.

Geralmente, algumas fontes de conhecimento como blogs, livros de educação financeira e redes sociais voltadas para o assunto são ótimas para que possamos entender melhor acerca do tema.

Então, se você está interessado em organizar as finanças de uma forma prática, separamos 5 dicas simples e eficazes para te ajudar nessa missão.

1. Identifique seus ganhos e gastos

Conhecer seus ganhos e gastos é fundamental para uma organização eficaz das finanças. Afinal, esse registro é o primeiro passo para que possamos estar em dia com a vida financeira.

Por isso, busque fazer anotações de todas as entradas e saídas de dinheiro no seu dia a dia para que, dessa forma, você possa manter suas contas em ordem.

Além de ajudar na organização, identificar os ganhos e gastos pode ajudar também a enxergar pontos em que é possível economizar.

Você pode fazer essa identificação através de planilhas, aplicativos de controle financeiro como o Mobills, ou até mesmo papel e caneta.

2. Limpe seu nome ou renegocie dívidas

Antes de organizar as finanças, é necessário se livrar das dívidas existentes em seu nome.

Para fazer isso, procure formas de negociar ou, em alguns casos, renegociar essas dívidas a fim de deixar o seu nome limpo e longe da lista de negativados dos birôs de crédito.

É importante salientar que estar com o nome limpo pode trazer inúmeros benefícios, como o de conseguir cartões de crédito para alta renda, além de empréstimos e financiamentos.

3. Trabalhe com metas de economia mensais

Trabalhar com metas é interessante para nos manter motivados. Afinal, quando há o cumprimento de uma meta, nos sentimos tentados a alcançar sempre mais.

Para organizar as finanças não é diferente. Ter metas de economia mensal (ou semanal) pode nos ajudar durante imprevistos financeiros, uma vez que, ao economizar, podemos estar preparados.

Dessa forma, procure começar com uma meta pequena. Ao cumprir esta, aumente ao passo em que for conseguindo cumprir o que você determina.

4. Evite os gastos desnecessários

Evitar gastos por impulso é uma ajuda e tanto para a vida financeira.

Uma vez que você entende para onde está indo o seu dinheiro, você tende a entender melhor, também, com o que vale a pena gastar.

Sendo assim, uma maneira de evitar gastos como esse é converter o seu dinheiro em dias de trabalho. Por exemplo: Pense em quantos dias ou horas de trabalho você leva para juntar aquele total.

Ao fazer isso, você verá o real valor do que você ganha e aprenderá a filtrar com o que deve ou não gastar.

5. Tenha uma reserva de emergência

Como citado no texto, sabemos que situações imprevistas podem acontecer. Por isso, necessitamos estar bem preparados.

Uma reserva financeira pode te ajudar na prevenção de coisas inesperadas, como problemas de saúde, desemprego, conserto de automóvel, entre diversas outras coisas.

Assim, para ajudar na tranquilidade financeira em alguns momentos de aperto, além de ajudar a não desalinhar as finanças, juntar dinheiro até se sentir confortável com essa reserva é um excelente passo.

Organize suas finanças o quanto antes

Saber como organizar suas finanças pode ser benéfico para você, sobretudo para a sua saúde mental.

Afinal, não ter preocupações excessivas com as finanças pode nos deixar tranquilos quando o assunto é saúde financeira.

Por esse motivo, procure estar sempre em dia com as suas contas em prol de uma maior qualidade de vida e bem-estar financeiro.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]