Como poupar mais o seu dinheiro

Por Vitor Tito

Ao pensar em como poupar mais o nosso dinheiro, já nos vem aquela ideia básica de que é preciso cortar os gastos supérfluos. Mas muitas vezes o supérfluo é diferente para cada um.

Como nosso objetivo é te dar sugestões para ajudar a melhorar a sua vida, aqui na Monetus nossas dicas vão ser um pouco diferentes. Mas antes de mais nada, ainda que não tenha que abdicar de todos seus prazeres, você deve ter em mente que poupar dinheiro requer foco e disciplina.

Defina o valor que quer poupar

O valor que você precisa poupar está diretamente relacionado com as metas que deseja alcançar e o prazo em que pretende realizá-las.

De posse das suas  metas, uma dica bacana é começar a controlar suas receitas e gastos. Só então você vai ter a noção de onde pode sair esse dinheirinho, caso seja preciso afinar os gastos.

Organize-se melhor

Você pode estar deixando de poupar simplesmente por falta de organização. Neste processo de corte de gastos é fundamental você criar o hábito de fazer listas para tudo que deseja comprar e definir percentuais da sua receita disponível para  cada atividade básica, como alimentação, transporte e educação.

Além de fazer listas para regular seus gastos, outra dica interessante é relacionar o quanto pretende juntar por mês para cada meta. Desse jeito, você consegue ter um panorama geral de todos seus objetivos.

Encare suas metas com seriedade

Outra dica muito importante sobre como poupar mais é ser rigoroso com suas escolhas.

É fundamental ter em mente que os valores definidos para serem poupados são como dívidas consigo mesmo. Não adianta nada definir suas metas e não botar em prática as ações para torná-las realidade.

Como disse no início da nossa conversa, poupar dinheiro não demanda se privar de todos seus prazeres. Mas é fundamental aprender a controlá-los e ponderá-los.

Para alcançar os seus objetivos é preciso que guardar uma parcela do seu dinheiro se torne um hábito.

Invista suas reservas financeiras

Se você vive com a dúvida de como poupar mais o seu dinheiro, mas ainda usa a poupança (que já não é mais vantajoso como antigamente, como mostramos aqui) para fazê-lo, você está fazendo isso muito errado e chegou a hora de mudar de atitude.

Melhor e tão importante quanto poupar é ver suas economias renderem bons frutos. Para isso você só tem uma saída: investir!

Investir não é tão difícil assim. Você só precisa definir um dos tipos de investimentos que mais se adeque ao seu perfil e começar. São diversas opções disponíveis, como o CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto e até mesmo a bolsa de valores.

Agora que você já sabe algumas dicas de como poupar mais, que tal conferir um pouquinho mais sobre os investimentos disponíveis para te auxiliar nessa jornada?

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora