Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Consultoria financeira pessoal: 3 cuidados que você precisa ter

Guilherme Andrade
            Duas pessoas numa mesa, do mesmo lado, sendo que uma está com uma caneta na mão como se estivesse explicando algo à outra.

Sem tempo para escolher os melhores investimentos? Tem muitas dúvidas para tomar decisões financeiras? Não sabe como dar o primeiro passo rumo aos seus objetivos? Talvez uma consultoria financeira pessoal seja um caminho para você.

Contar com a ajuda de uma consultoria financeira pessoal geralmente é uma boa alternativa.

Saiba o que é uma consultoria financeira pessoal e como ela pode te ajudar a:

  • Organizar sua vida financeira;
  • Construir um plano para seus objetivos e sonhos;
  • Elaborar a melhor estratégia de investimentos para você;
  • Tomar os cuidados necessários com esse serviço.

O que é consultoria financeira pessoal?

Quando uma empresa, por exemplo, tem muitos problemas gerenciais, ela pode contratar um consultor em gestão para ajudar a “arrumar a casa”, ou seja, colocar as coisas em ordem com organização dos processos internos, atribuições de responsabilidades corretamente, dentre outras atividades.

Com uma consultoria financeira pessoal não é diferente. O consultor financeiro é o profissional que tem o conhecimento que você precisa para lidar com suas finanças.

Como funciona uma consultoria financeira na prática

Em um processo de consultoria, conhecimento é transmitido com a “mão na massa”, ou seja, fazendo junto com o cliente. Afinal, informações e dicas estão fartamente disponíveis na internet, mas nem sempre temos o tempo necessário para apreendê-las e aplicá-las.

Assim, ao contar com uma consultoria financeira pessoal podemos ganhar esse tempo de estudo ao aprender a lidar com nosso dinheiro junto com quem já sabe e o melhor, está disposto a nos ajudar.

Nesse processo, o consultor busca conhecer o perfil do cliente, a situação atual de seu orçamento, como está o controle de gastos, os hábitos de consumo, os tipos de investimentos em sua carteira, etc. O consultor faz um diagnóstico completo de sua vida financeira.

Após esse diagnóstico, são definidos em conjunto com o cliente os objetivos e os planos para alcançá-los. A partir desse plano, o cliente implementa as ações para atingir seus objetivos. Geralmente, o processo de consultoria acaba nessa etapa, quando o consultor entrega o plano para o cliente.

Pensando a longo prazo

No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e que nem sempre é fácil manter todos os nosso planos. É um processo parecido com as resoluções e metas de ano novo. Sabemos que é muito comum, principalmente no fim de ano, definirmos vários objetivos como entrar em forma, obter a promoção no trabalho, economizar para aquela viagem desejada, porém, quando se passam alguns meses, abandonarmos vários de nossos sonhos e nos sentirmos frustrados.

Para evitarmos a frustração em relação a nossas metas financeiras, um consultor financeiro pessoal pode ajudar. Na Monetus, nossos consultores especialistas entregam mais do que um planejamento financeiro para seus objetivos. Trabalhamos ao seu lado, apoiando, incentivando e cobrando as ações necessárias para que eventuais desvios das metas sejam corrigidos e ao final de um determinado período, as metas sejam alcançadas.

planejamento pessoal

Assim, a consultoria financeira pessoal visa empoderar as pessoas com educação financeira para que tomem as rédeas de seu dinheiro.

É importante, no entanto, ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença nesse processo.

Cuidados ao contratar uma consultoria financeira pessoal

Ilustrar ação de cuidado

Quando contratamos um serviço personalizado como uma consultoria financeira, o mínimo esperado é que o consultor tenha o conhecimento que precisamos para nos ajudar a resolver nossos problemas daquele tema, experiência com a prestação do serviço e um profundo entendimento de nossa situação atual.

Dito isso, precisamos prestar atenção em alguns pontos importantes:

Diagnóstico preciso

O primeiro passo do processo, como dito um pouco mais acima, é entender profundamente sua situação financeira pessoal. Em geral, os pontos levantados são:

  • Renda líquida mensal;
  • Despesas e gastos totais em um mês, organizados por categorias;
  • Dívidas, empréstimos e ou financiamentos;
  • Investimentos;
  • Bens imóveis e outros.

Aqui cabe uma ressalva. Assim como cada pessoa é diferente, a situação financeira pessoal também o é. Então, o consultor deve pelo menos te perguntar os pontos mencionados acima e tê-los bem discriminados e organizados, pois são essas as informações iniciais que ele utiliza para construir um planejamento que faça sentido para você. É importante, então, ter clareza total sobre seu orçamento.

Planejamento adequado

Entendido o orçamento, parte-se para a elaboração de um plano. Para que faça sentido para você e seja adequado à suas realidades e expectativas, seu consultor financeiro (ou assessor) precisa saber quais são os seus sonhos, o que você deseja conquistar em sua vida, seja daqui a 6 meses, 2, 5 ou 20 anos. O consultor é quem vai lhe ajudar a traduzir seus sonhos em objetivos concretos a serem alcançados através da definição das ações necessários para tanto.

Ao final dessa etapa, você precisa ter um plano claro, sabendo exatamente o que fazer em cada momento para que seus sonhos se tornem realidade.

Seja os investimentos mais adequados para seu perfil, ou mesmo direcionar suas ações para primeiro quitar as dívidas e depois investir, você precisa sentir confiança de estar avançando na direção certa.

Acompanhamento

Com o plano em mãos, cabe a você agir. No começo, é normal estarmos motivados e implementarmos todas as ações. Porém, à medida que o tempo passa, pode acontecer alguns imprevistos que nos desviem do caminho de nossas metas. Além disso, para que possamos organizar (e manter organizada) nossa vida financeira, temos que fazer escolhas diferentes das quais vínhamos fazendo, afinal, precisamos construir novos hábitos, parecido com fazer atividades físicas por mais de 6 meses.

É nesse ponto que um acompanhamento de seu consultor financeiro faz toda a diferença. Em muitos dos casos, precisamos ter um compromisso com alguém que realmente está interessado em nossa evolução pessoal.

Nesse sentido, outro ponto importante para você prestar atenção é se seu consultor financeiro pessoal realmente lhe cobra as ações do plano, corrige eventuais desvios no planejamento inicial e sugere investimentos e estratégias que façam sentido para você.

Fique atento se ele recomendar investimentos de apenas uma instituição, à qual ele possa estar vinculado, ou se ele geralmente oferece diferentes opções.

Lembre-se que, em sua maioria, bancos e corretoras de valores vendem produtos que são remunerados por taxas que recebem das transações realizadas ou dos investimentos oferecidos por seus representantes.

Tome controle do seu dinheiro

Mais um ponto de atenção importante é sobre a clareza das explicações para tirar suas dúvidas. Independentemente de ser uma dúvida relacionada a um investimento que possui em sua carteira ou não, seu consultor está disposto a retirar todas as suas dúvidas de forma satisfatória? Pense nisso.

Como a Monetus pode ajudar

Na Monetus, entendemos que educação financeira e organização orçamentária é tão importante quanto ou até mais do que ter acesso às opções de investimentos que tragam o melhor retorno. Do que adianta ter a ação do momento em sua carteira se ocorrer um imprevisto e você precisar vendê-la por não ter construído sua reserva?

Seja para organizar o orçamento ou para otimizar sua estratégia de investimentos, nossos consultores especialistas podem lhe acompanhar até que você construa a confiança necessária para tomar as decisões financeiras importantes para você.

Lembre-se que investir não é só sobre escolher os melhores ativos ou montar a melhor carteira, mas também passa por desenvolver disciplina para construir e manter um hábito de se organizar financeiramente e ter um plano condizente com seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Está pronto para atingir seus sonhos? Bate um papo com a gente. 😉

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]