Consultoria financeira pessoal: TUDO que você precisa saber

Equipe Monetus
           

Como funciona a consultoria financeira pessoal? Para quem é indicada e tudo que você precisa saber

Tomar as decisões certas é fundamental para atingir a independência. Muitos pensam que os problemas financeiros são resolvidos com o aumento da renda, enquanto que na verdade isso raramente ajuda. O planejamento financeiro é decisivo e uma consultoria financeira pessoal pode ser uma boa opção para aqueles sem tempo ou no início da jornada.

Uma bom consultor financeiro funciona como um “personal trainer” para suas finanças. Alguém que está a seu lado, garantindo disciplina e decisões corretas. Consequentemente você terá melhores resultados e seu dinheiro rende mais.

Como os “personal trainers”, o serviço nunca é grátis, e isso é importante que você saiba. Pagar pelo serviço é na verdade algo bom, já que você estimula o profissional a te gerar os melhores resultados.

Uma boa forma é ver como um investimento.

Com a consultoria, o consultor (ou assessor, como preferir) te guiará pelas definições do seu orçamento pessoal ou familiar, estabelecer as estratégias para atingir seus objetivos e te orientará quanto aos tipos de investimentos disponíveis e interessantes, seja fundos de investimento, renda fixa, ações ou outro.

Para quem a consultoria é indicada?

Algumas perguntas te auxiliam a saber se a consultoria é a solução que você precisa:

  • Você está confiante que as decisões que você tem tomado hoje vão garantir o futuro que você quer?
  • Você sabe quanto você precisa acumular para sua aposentadoria para ter uma renda mensal que sustente seu nível de vida?
  • Sua carteira de investimentos está alinhada com seus objetivos e necessidades de curto, médio e longo prazo?
  • Você tem dívidas ou financiamentos? Se sim, sabe como lidar com isso sem atrapalhar seus outros objetivos?
  • Há inúmeros tipos de investimentos. Você sabe quais os melhores para você?
  • Você teria como arcar com um gasto imprevisto sem prejudicar suas economias para outros fins?
  • Quanto tempo você acredita que demoraria para ter o conhecimento necessário para tomar todas as decisões financeiras que você precisa?
  • Como você quer aproveitar seu tempo livre?

Importante lembrar que a consultoria financeira pessoal não se limita a investimentos.

A vida financeira pode ser resumida por uma simples expressão matemática:

Renda – gastos = economias

O consultor irá te auxiliar nos três fatores.

Para investir é necessário que sobre dinheiro, portanto ter controle sobre os gastos é muito importante. Da mesma forma que seus investimentos devem estar em linha com seu perfil de investidor e com seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Qual o custo?

Um bom serviço de consultoria é aquele que tem o consultor alinhado a seus interesses. Os mais indicados são aqueles que o custo é claro, transparente e indiferente a como você faça seus investimentos.

Algumas assessorias podem parecer serem gratuitas e fazer parte do serviço de corretoras. Nesses casos os assessores são remunerados por comissões sobre o que você investe. Esse modelo permite o assessor ter motivações secundárias ao te indicar produtos de investimento. Podendo priorizar aqueles que ele recebe mais, como os COEs, em vez do que realmente é melhor para você. Esse serviço “gratuito” pode sair muito caro no final.

Consultorias com custos claros geralmente são proporcionais a situação financeira da pessoa. Permitindo que sejam acessíveis e consigam trazer bons resultados ao cliente.

consultoria de investimentos da Monetus tem como diferencial te entregar uma plataforma gratuita com aplicativos para celular além de te oferecer planos flexíveis e alinhados com suas necessidades e objetivos.

Tudo baseado em uma entrevista diagnóstica que busca entender sua situação atual e sonhos. Com essa reunião o consultor tem o papel de descobrir os principais pontos de melhora e possíveis estratégias de forma que fique claro se esse caminho é o mais aconselhado para você.

Conclusão

A consultoria financeira pessoal é uma forma de pessoas terem a segurança de estarem tomando as decisões corretas ainda que não tenham tempo ou tenham várias dúvidas que dificultam esse processo.

Independente do caminho, seja individualmente ou com o auxílio do consultor, o planejamento financeiro e controle do orçamento é imprescindível para se alcançar seus objetivos, seja o primeiro milhão ou uma aposentadoria tranquila.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
Fechar
Fechar

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Receba grátis o melhor conteúdo sobre investimentos.

Fique tranquilo, não enviamos spam e você pode deixar de receber quando quiser.