4 despesas financeiras para cortar em 2017

Por Vitor Tito

Administrar as despesas de casa é tarefa que demanda atenção: quanto está entrando no caixa da família? Quais são os gastos fixos? Onde é possível economizar sem reduzir o conforto diário? Quais são as atividades realmente indispensáveis. Confira então as 4 despesas financeiras para cortar em 2017.

Inicialmente, cortamos os lazeres, para depois pensar em questões como conta de água, luz e telefone. Enquanto isso é realmente efetivo na hora de economizar dentro de casa, é importante lembrar que o lazer é parte fundamental da rotina de qualquer pessoa, e o ideal é não cortá-lo por completo.

No texto de hoje daremos algumas dicas de como cortar (ou reduzir) despesas financeiras em outros setores de sua vida. Ficou curioso? Continue lendo então!

Economize no aluguel

O ideal é nunca gastar mais do que 1/3 do seu rendimento com moradia. Caso o aluguel da casa ultrapasse esse valor, talvez seja hora de considerar um novo local ou, quem sabe, iniciar o financiamento de uma casa própria com parcelas mais baratas que o seu aluguel.

Alguns fatores ajudam no barateamento do preço da casa:

  • Falta de estacionamento;
  • Localização distante do centro;
  • Prédios antigos;
  • Andar térreo;

O Ideal é buscar um lugar que atenda às suas necessidades de moradia e, claro, financeiras.

Economize na Alimentação

O primeiro passo aqui é cortar a alimentação em restaurantes para economizar com suas despesas financeiras. Se você recebe um vale refeição no trabalho, talvez seja o ideal trocá-lo por um vale alimentação e começar a aproveitar do recurso para abastecer a casa.

Preparar sua própria marmita e levar para o trabalho também é uma boa e, além de ser muito mais saudável, ajuda na hora de controlar o peso e o dinheiro gasto.

Outra alternativa é buscar lugares com venda a granel ou feiras, que costumam ser mais baratas que supermercados locais.

Energia Elétrica reduzida

Aqui o resultado é mais sutil, mas, a longo prazo, faz uma grande diferença no orçamento, podendo ajudar na hora de juntar um dinheirinho para um novo investimento.

Antes de tudo, comece desligando aparelhos da tomada. A luzinha vermelha do standby, apesar de parecer inofensiva, também acumula gasto de energia e pode somar débitos na conta de luz.

Outra coisa importante é trocar as lâmpadas de casa por lâmpadas econômicas como o LED, ou valorize a iluminação natural durante o dia. Caso seja possível, pintar os ambientes com cores claras também ajuda na iluminação interna e pode evitar que algumas lâmpadas sejam ligadas sem necessidades.

Gastos no transporte

Reduzir no transporte não é tarefa fácil e, apesar de todo o conforto que um carro proporciona, é preciso colocar na balança a real economia praticada. Quanto você gasta de gasolina no transporte diário? E estacionamento? Esse valor ultrapassa o da passagem do transporte público?

Claro que em algumas situações o carro é indispensável, mas vale a pena fazer o cálculo reverso e, quem sabe, até alugar uma van com o pessoal do trabalho para economizar um pouco mais em casa.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para descobrir mais sobre finanças pessoais e despesas financeiras no nosso blog!

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora