4 dicas de finanças pessoais para quem pretende viajar

Por Vitor Tito

A procura por pacotes de viagens e condições especiais de traslado aumenta com a aproximação do período de férias escolares. Nessa época é muito comum vermos famílias estourando o orçamento e gastando além do limite para cobrir as despesas da virada do ano.

Além da viagem, vem ainda os gastos com rematrícula, pagamento de impostos, renovação de contratos em academias e clubes e muitas coisas mais, que só lembramos no fim do ano.

Então, se você está planejando viajar agora nas férias, é bom ficar atento para nossas dicas de finanças pessoais para não entrar no vermelho justamente nessa época do ano!

1. Pesquise bem os preços

Não economize na hora de pesquisar. Hoje em dia existem sites especializados na avaliação de preços e qualidade de hotéis de todo tipo, portanto não existem desculpas para pular essa etapa da sua viagem!

Experimente pesquisar o destino em sites como o Booking.com ou TripAdvisor e estude a avaliação deixada por outros usuários. Você pode acabar tendo ótimos insights e encontrando lugares para ficar com preços bem mais em conta que o esperado.

Vale também ligar para esses lugares e conversar com o responsável: pechinchar preços e condições não machucam ninguém!

2. Evite parcelamento com juros

Sabe aquela oferta maravilhosa de viagem para a Disney dividida em 24 vezes com juros? Se você não quer que seu sonho vire um pesadelo, passe bem longe dela.

Esse tipo de pacote, apesar de ser bastante atraente, pode ser responsável por uma bola de neve nas suas finanças. Os juros parcelados dessa maneira chegam a dobrar o valor real das suas compras, e pode ser difícil se livrar dessa dívida depois.

Uma dica de finanças pessoais que podemos dar é a respeito da opção pelo pagamento à vista com desconto, ou o parcelamento sem juros (mas com planejamento!) no cartão. Assim você garante o controle sobre o que está gastando e evita surpresas no final do mês.

3. Opte por lugares em baixa temporada

Verão e praia formam a combinação perfeita para as férias, e é justamente por isso que você pode optar por um novo combo para sua viagem.

Não tenha medo de ousar: no final do ano alguns destinos acabam barateando pela baixa procura (afinal de contas, todos decidiram ir à praia!), e então você pode aproveitar para conhecê-los e variar um pouco no seu destino de viagem.

4. Faça um planejamento financeiro

Muita gente acaba perdendo o controle do dinheiro quando sai de férias, portanto é fundamental que você estabeleça limites e tenha um planejamento prévio de como o seu dinheiro será gasto.

Tenha em mente os gastos necessários para comida, saúde, transporte e hospedagem, e depois defina um teto para a compra de roupas, presentes, joias ou outros acessórios que não sejam essenciais para aquela viagem.

Outra dica é levar dinheiro físico para esse tipo de gasto, deixando o cartão de crédito apenas para emergências. Isso é especialmente importante para quem pretende viajar para fora do país e acaba tendo de pagar o valor do IOF nas transações do cartão: o que acaba deixando tudo muito mais caro.

Para fazer uma viagem tranquila e sem surpresas, o ideal é sempre ter uma previsão antecipada dos gastos. Assim você já sabe quanto levar e não corre risco de cair no vermelho.

Curtiu nossas dicas de finanças pessoais para as férias? Aproveita então para descobrir como poupar mais o seu dinheiro e garantir uma reserva reforçada para sua próxima viagem!

Categoria:

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora