Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Como escolher uma boa corretora de investimentos? Confira dicas essenciais!

Teles Nascimento
            corretora de valores

A escolha de uma corretora de valores facilita a vida do investidor no processo de investimento.

Dessa forma, é preciso considerar alguns fatores que te auxiliarão na tomada de decisão de um fator tão crucial.

Com o objetivo de te ajudar a escolher a corretora ideal para suas necessidades, separamos algumas dicas para você escolher uma boa corretora para fazer suas aplicações.

Entretanto, antes de te mostrarmos nossas dicas para escolher uma corretora de valores, é importante que você entenda o que é uma corretora de valores. Vamos lá?

O que é uma corretora de valores?

As corretoras de valores, diferentemente dos bancos, são instituições financeiras que voltam sua atenção somente para investimentos.

Contudo, do mesmo modo que em um banco, você deve abrir sua conta na corretora, mas com outro fim: o de aplicar seu dinheiro e fazê-lo render.

Primordialmente, é válido pontuar que o principal papel de uma corretora é atuar como um intermediário.

Funcionam como uma ponte de ligação entre investidores e a Bolsa de Valores, na qual podem negociar CDBs ,LCIs, LCAs, ações, fundos de investimentos e câmbio. Em síntese, funcionam assim:

Processo de escolha de uma corretora de valores

Diferença entre Banco e Corretora

Investir por bancos é totalmente diferente de investir por corretora, sendo a diferença principal o número de produtos comercializados.

O banco te oferece produtos relacionados geralmente ao crédito, como cartões com limite alto, seguros, consórcios, empréstimos, entre outros.

Por outro lado, a corretora não pode oferecer produtos de crédito.

Nesse sentido, é possível dizer que uma corretora funciona como uma loja de departamento, ou seja, pode comercializar várias marcas, enquanto o banco funciona como uma loja especializada, portanto, só consegue vender produtos de sua loja.

Desta forma, o número de produtos ofertados pelos bancos é menor, não sendo tão recomendado assim, pois o ideal é possuir uma gama de produtos financeiros para ter a possibilidade de escolher.

Entendeu o conceito? Então agora vamos para as dicas!

5 Dicas para escolher uma boa corretora de valores

Quando se fala “boa corretora”, não significa que as outras corretoras são ruins, mas sim que há a que se adeque melhor às suas necessidades.

Portanto, é preciso analisar alguns pontos para que você possa escolher uma boa corretora de valores.

Atendimento

Primeiramente, é preciso checar o atendimento da instituição financeira, pois faz parte de “UX” (Experiência do Usuário) ter um ótimo atendimento.

Suponha uma situação onde você tem problema com algum produto ou a corretora apresenta algum tipo de erro técnico. Nesse caso, poder resolver o problema com agilidade e qualidade é essencial, concorda?

Sendo um dos pontos mais cruciais na escolha da corretora, é preciso verificar em sites de reclamações e avaliações dos usuários antes de escolher uma corretora.

Credibilidade

Uma boa corretora é aquela que é credenciada pelos órgãos reguladores e está com todas as normas em dia.

Os dois órgãos que regulam as corretoras de valores são a B3 (Bolsa de Valores) e o Bacen (Banco Central).

Por isso, é necessário verificar em ambos os órgãos se a corretora possui as credenciais necessárias para intermediar valores financeiros.

Taxas

As taxas são o critério mais observado pelos investidores, afinal, ninguém quer pagar taxas, né?

Portanto, busque por corretoras que possuem as taxas de corretagem (valor pago por cada operação executado na bolsa de valores) e taxa de custódia (valor pago por armazenar os ativos do investidor) mais reduzidas ou até mesmo zeradas.

Vale lembrar que o ideal é que não se pague taxa de manutenção por ter cadastro na corretora, então sempre procure aquelas que isentam esta taxa.

Produtos

É necessário que a sua corretora possua uma vasta gama de produtos, pois no momento de construção da sua carteira de investimentos uma grande quantidade de ativos financeiros irá fazer toda a diferença.

Seja para investir R$5 mil ou R$ 500 mil, uma grande quantidade de produtos irá permitir uma maior diversificação para seus investimentos.

Vale lembrar que uma boa corretora é aquela que além de comercializar fundos de investimentos, ações, câmbio, também comercializa títulos de renda fixa.

Serviços

Uma corretora boa é aquela que além de te oferecer uma gama de produtos, também te oferece serviços inclusos.

Relatórios, carteiras recomendadas, analise macro e microeconômica, e educação financeira são indispensáveis para agregar ao usuário conhecimento e valor.

Porque uma boa corretora faz diferença?

O motivo de escolher uma boa corretora de valores faz uma diferença absurda.

Uma corretora que te traz informações do cenário econômico, que possui qualidade em seus relatórios e que transmite aos seus clientes a facilidade de entender o que é aquele investimento é uma boa corretora.

Qualquer mínimo detalhe ausente de informação pode te levar a uma faca de dois gumes. Se uma corretora te repassa todas as informações e te fornece conhecimento para tomar a melhor decisão, ela te dá condições para fazer um bom investimento.

Se uma corretora não te permite visualizar o produto com facilidade e oculta informações, isso pode te levar a fazer um investimento ruim.

Portanto, no momento da aplicação do seu dinheiro, a agilidade e o número de informações que a corretora te permite visualizar irão definir se você irá ganhar ou perder dinheiro em um investimento.

Por fim, vale lembrar que é importante não se ater a uma única corretora, pois cada uma tem sua especialidade e peculiaridade. Então, não tem problema ter mais de uma corretora, pois você pode extrair o melhor de cada uma.

Se gostou das nossas dicas para escolher uma corretora de valores, compartilhe este conteúdo!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]