Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Como limpar o nome? Confira dicas eficazes!

Ranielle Oliveira
           

Entender como limpar o nome é uma tarefa de extrema necessidade, uma vez que impacta positivamente em muitos aspectos da nossa vida, inclusive no psicológico.

Por isso, se você está precisando de maneiras eficazes para tirar o nome do vermelho, continue a leitura deste artigo. Nele, vamos te mostrar dicas possíveis de serem seguidas a fim de te fazer entender como limpar o nome!

Vamos lá?

O que significa estar com o nome sujo?

Você estará com o “nome sujo” caso falte com o pagamento de produtos ou serviços contratados por você.

Ao deixar de efetuar o pagamento da fatura de cartão de crédito, por exemplo, seu nome constará na lista dos principais serviços de proteção ao crédito, como o SPC Brasil ou o Serasa, o que fará com que você fique negativado ou, em termos populares, fique com o “nome sujo”.

Quais os malefícios de estar negativado?

Uma pessoa negativada sofre restrições de crédito, como financiamentos negados e, também, empréstimos e cartões de crédito.

Existem empresas que disponibilizam cartões de crédito para negativado, caso esse seja o seu caso. Porém, é válido ressaltar a importância de manter o nome livre de restrições.

Sua saúde financeira vai de encontro com o seu bem-estar psicológico. Por isso, procure manter as finanças em dia.

Agora que você já sabe os malefícios de estar negativado, vamos conferir dicas de como limpar o nome.

Como limpar o nome?

Para conseguir crédito ou, até mesmo, fazer empréstimos, precisamos estar cientes de que estar com o nome limpo é fundamental.

Para isso, caso você esteja negativado, há algumas maneiras possíveis de sair da situação e ficar, novamente, com as ~contas em dia. Por isso, confira algumas dicas de como limpar o nome a seguir.

Faça uma lista de todas as suas dívidas

Como primeiro passo, é importante conseguir enxergar o tamanho e a quantidade de todas as suas dívidas.

Então, liste as contas que você tem em atraso, com os valores atualizados (incluindo multas e juros). Além disso, é importante destacar que as dívidas que você deverá pagar primeiro são as que possuem os juros mais altos.

Após fazer essa listagem, você estará pronto para começar a quitar os débitos a fim de limpar o seu nome.

Organize um planejamento mensal

Planejar-se mensalmente vai fazer com que você, ao fim de cada mês, tenha economizado valores com foco em pagar as dívidas em seu nome.

Para isso, você pode considerar o uso de um aplicativo de controle financeiro para que, ao fim de cada mês, você possa ver com mais clareza a soma de todas as suas receitas e despesas.

Ao fazer isso, será possível ver de forma mais clara onde e como você vai poder economizar. Afinal, você somente conseguirá quitar as suas dívidas se tiver dinheiro sobrando, certo?

Contate o credor e negocie suas dívidas

O contato com o credor é muito importante para que você saiba exatamente o valor atual da dívida, além de entender melhor sobre o parcelamento e os possíveis descontos.

No entanto, ao fazer uma proposta, é sempre necessário manter o combinado. Ao não cumprir o acordado, em futuras negociações você poderá não ter condições iguais às atuais.

Por isso, certifique-se de que a negociação será cumprida e que os valores das parcelas caberão no seu bolso, sem afetar o seu orçamento, para que você não falte com o pagamento das parcelas.

Não faça compras por impulso

Fazer compras por impulso, além de aumentar as chances de endividamento, é mais comum do que imaginamos. No entanto, algumas pessoas, logo após realizar a compra, sentem-se arrependidas.

Por isso, para ajudar a conter os riscos de endividamento, é importante evitar esse tipo de compra. Para isso, considere algumas dessas opções:

  1. Procure fazer lista de compras ao sair e não fuja dela;
  2. Identifique motivos que te fazem comprar por impulso; e
  3. Não compre quando sentir que está em um pico de estresse.

Crie o hábito de investir

Criar o hábito de investir é importante após quitar todas as suas dívidas. Afinal, o dinheiro dos parcelamentos vai estar livre.

Ao invés de aplicá-lo em novas dívidas, você pode destiná-lo, por exemplo, para a sua reserva de emergência.

Essa reserva pode, futuramente, te livrar de situações de endividamento semelhantes às que você está tentando se livrar.

Ao ter uma dívida que, eventualmente, possa sair do controle, essa reserva pode te ajudar a quitá-la, impedindo que seu nome caia na lista de serviços de proteção ao crédito.

Depois de pagar, em quanto tempo meu nome fica limpo?

Após quitar as dívidas, a empresa credora tem até 5 dias úteis para fazer a retirada do seu nome das listas de negativados dos principais birôs de crédito, como o SPC Brasil e Serasa.

Caso dure mais que isso, você pode entrar em contato com a empresa e, se persistir, o contato deve ser feito com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

É importante ter o nome limpo?

Ter o nome limpo, como mencionado, é de extrema importância para que você fique em dia com a sua saúde financeira.

Além disso, não estar negativado é um passo necessário para que você atinja, o quanto antes, a tão sonhada liberdade financeira.

Sendo assim, caso você esteja com o nome sujo, atente-se aos passos descritos no decorrer desta leitura para limpá-lo assim que puder. 

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]