Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Efeito manada, vieses comportamentais e decisões de investimentos

Guilherme Andrade
           

Vieses comportamentais, como o famoso efeito manada, se referem a tendências de comportamento, normalmente inconscientes, que temos e impactam fortemente nossos investimentos. Sobretudo de formas negativas.

Esses vieses funcionam como atalhos mentais e agilizam a avaliação de informações e nossa percepção sobre elas.

Como somos constantemente expostos a muita informação diariamente, essa tática de nosso cérebro pode ser bastante útil.

Essa rapidez de análise também pode causar danos, nos induzindo a tomar decisões irracionalmente, o que impacta em nossos investimentos e no nosso planejamento financeiro.

No mundo dos investimentos muitos investidores são guiados por crenças e preconceitos que invariavelmente causam prejuízos.

Os fundamentos por trás de uma boa carteira diversificada é um fator muito importante para se ter bons retornos, mas devemos tomar tanto cuidado, ou mais, com o fator emocional.

Conhecer um pouco dos principais vieses comportamentais é uma boa forma de tentar evitá-los.

Eles são:

  • Efeito Manada
  • Viés do custo afundado (Sunk Cost)
  • Heurística da disponibilidade
  • Prova Social
  • Efeito Posse ou Endowment Efect
  • Status Quo
  • Excesso de confiança
  • Heurística de confirmação
  • Aversão à perda
  • Framing (enquadramento)

Efeito Manada

Esse efeito acontece quando as pessoas agem de forma a imitar ou seguir a decisão de outras pessoas em vez de decidir por si mesmas. No mercado financeiro é comum que ocorram movimentos bruscos de altas e quedas devido ao efeito manada, várias pessoas começam a vender uma ação pelo fato de outras várias também estarem vendendo por exemplo.

Viés do custo afundado (Sunk Cost)

Corresponde ao ato de evitar realizar prejuízos toleráveis diante de situações em que o esforço gasto, dinheiro ou tempo tenham sido altos. É desestímulo a desistência precoce do investimento ainda que desistir fosse a decisão correta.

Heurística da disponibilidade

Esse viés diz respeito ao fato de que informações mais recentes ou abundantes podem fazer com que o investidor as torne mais relevante do que realmente são. Muitas vezes o investidor inclusive ignora outros dados relevantes.

Prova Social

É a tendência em buscar aprovação ou justificativa para atos de uma figura importante.

Com as redes sociais, as opiniões de influenciadores são facilmente difundidas e várias pessoas as seguem mesmo sem ter muito embasamento na tese ou conhecimento em investimentos.

Efeito Posse ou Endowment Efect

O efeito posse ilustra o comportamento de se valorizar algo mais do que o esperado pelo simples fato de se ter o objeto. Em investimentos define uma atribuição de valor acima do real a um ativo simplesmente por ele fazer parte de sua carteira. Esse efeito corrobora com uma dificuldade de se desfazer do investimento no momento correto.

Status Quo

É quando a inércia toma conta. O investidor passa a agir de forma “automática” e ignora novas informações.

Excesso de confiança

Esse viés acontece bem frequentemente em vários tipos de investidores, de iniciantes a profissionais. Está associado ao ato de superestimar suas próprias capacidades de avaliar um investimento criando uma confiança excessiva que se frustrada gera grandes prejuízos.

Viés de confirmação

Tem certo vínculo como excesso de confiança. O viés de confirmação ocorre quando buscamos informações que corroboram com nossas crenças, as reforçando e nos fazendo alheios à possibilidade de que algo contrário a nossa expectativa possa ocorrer. Nesse comportamento, informações contrárias a nosso pensamento são ignoradas ou dadas menos relevância do que deveriam.

Aversão à perda

A sensação da perda é superior à dos ganhos. Dessa forma as decisões das pessoas são pautadas no sentimento de aversão à perda.

Perdas recentes podem causar menor susceptibilidade à tomada de risco, guiado um pouco pela heurística da disponibilidade inclusive. Consequentemente impactando na formação da carteira ideal ou evitando o bom proveito de momentos de oportunidade.

Framing (enquadramento)

Como as informações são apresentadas interferem em como elas são recebidas pelas pessoas e consequentemente nas decisões tomadas.

A ênfase nos lados positivos ou negativos de determinado fato causa diferentes opiniões.

Focar nas possibilidades de ganho de determinada ação ou outro tipo de investimento, terá maior poder de convencimento do que o foco nos riscos de perda.

Conclusões importantes

Vieses comportamentais são características naturais e para várias ocasiões são benignos. Eles também estão presentes na forma como lidamos com nossas despesas, controlá-los nessas circunstâncias também lhe será muito útil.

No mundo dos investimentos devemos nos manter racionais, por isso evitá-los é de suma importância e conhecê-los é um bom passo nessa tarefa.

Um fato que acaba sendo uma armadilha é que somos muitas vezes incapazes de perceber nossos próprios vieses. Como eles ocorrem com naturalidade e são fruto de uma tática de nosso próprio cérebro, temos mais facilidade em identificá-los nos outros do que em nós mesmos.

Por isso, busque avaliar em quais circunstâncias eles podem ocorrer com você e reflita sobre momentos que você enxerga que esses vieses possam ter te guiado em alguma decisão.

Visto que outras pessoas tem mais facilidade em identificar essas características em nós, converse com conhecidos e considere uma ajuda de um profissional ao definir sua estratégia e execução de investimentos.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]