Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Empréstimo: O que é e como funciona um? Confira!

Ranielle Oliveira
           

É comum algumas pessoas fazerem a solicitação de um empréstimo para fugirem dos imprevistos momentâneos, como dívidas altas inesperadas e, até mesmo, problemas de saúde.

No entanto, é importante saber, inicialmente, o que é um empréstimo e qual o seu funcionamento.

Dessa forma, caso seja necessário em algum momento da vida, você vai optar pelo melhor tipo e fará a melhor contratação.

Então, boa leitura!

O que é um empréstimo?

Um empréstimo, de maneira resumida, é uma opção oferecida por bancos e outras instituições financeiras, que consiste em “emprestar”, como o próprio nome sugere, uma quantia em dinheiro para o cliente.

Essa quantia pode servir para diversas finalidades, como:

Ao assinar o contrato e escolher a modalidade de empréstimo que melhor encaixe na precisão atual, o cliente vai receber a quantia e, após isso, vai ter um prazo de pagamento do valor, que será definido no momento do contrato.

Como funciona um empréstimo?

O funcionamento de um empréstimo vai depender da finalidade que o solicitante tem para a quantia.

Em algumas modalidades, por exemplo, não é necessário especificar o gasto, enquanto em outros é necessário fazer a comprovação do que será gasto e com o quê.

Por isso, confira a seguir alguns tipos de empréstimo e entenda melhor sobre o funcionamento de cada uma, além de suas taxas.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é, de maneira simples, a modalidade mais comum existente, que se encontra disponível para todos os que têm conta corrente no banco.

É nessa modalidade que o valor é disponibilizado sem ser necessário comprovar a finalidade ou dar uma garantia.

No entanto, uma vez que não é necessário fazer essas comprovações, os juros costumam ser mais altos.

Ademais, é válido ressaltar que o perfil de consumidor vai ser importante para o valor disponível, uma vez que o cliente passa por análise de crédito.

Se você quer simular crédito pessoal agora mesmo, incluindo a taxa de juros e número de parcelas, é possível utilizar um simulador online para isso, como este:

Empréstimo Consignado

A opção de empréstimo consignado é exclusiva para alguns públicos, como:

  • Aposentados ou pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos; e
  • Colaboradores do setor privado.

Então, ao optar por esse crédito, o solicitante autoriza a instituição financeira a descontar as parcelas direto da folha de pagamento ou, nos casos de pensionistas e aposentados, do benefício do INSS.

Dessa forma, com os riscos de falta de pagamento diminuídos, os juros dessa modalidade costumam ser bem menores.

Empréstimo com garantia

Um empréstimo com garantia é, basicamente, como o crédito pessoal. No entanto, a instituição financeira necessita de uma garantia.

Por exemplo, para que haja a contratação desse crédito, a instituição toma conhecimento de algum bem que esteja em seu nome, como algum imóvel, nos casos de empréstimo com garantia de imóvel.

Além disso, assim como o consignado, essa modalidade possui taxas de juros menores, uma vez que possui uma garantia de pagamento.

Vale a pena fazer um empréstimo?

Como dito anteriormente, há momentos imprevistos que fazer essa solicitação de crédito pode ser necessário.

No entanto, lembre-se de que existem juros e, em alguns casos, essas taxas não são baixas.

Portanto, caso haja a real necessidade de solicitar um empréstimo, procure estudar bem e solicitar a modalidade que mais faz sentido para você, revendo taxas e número de parcelas.

Faça, além disso, um planejamento financeiro para garantir que vai arcar com as parcelas, sem que elas afetem tanto o seu orçamento.

Se tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que nossa equipe possa te ajudar!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]