Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

ESG: entenda o que essa sigla significa no mundo dos investimentos

Bernardo Sader
           

ESG em inglês corresponde a “Environmental, Social and Governance” o que em português seria: meio ambiente, social e governança. Mas o que isso significa no mundo dos investimentos?

O lucro a qualquer custo está sendo substituído por discussões e buscas por um desenvolvimento de negócios mais sustentáveis. O tema aborda questões como a relação das empresas com assuntos como o combate à mudanças climáticas e igualdade de gêneros.

No processo de investimento, os critérios do ESG entram como uma metodologia de identificar empresas com modelos de negócios mais sustentáveis, mais transparentes e que adotam uma cultura de respeito e inclusão.

O assunto ESG está se tornando cada vez mais presente no Brasil e no mundo, forçando as empresas a se adaptarem a esse nível superior de exigências.

ESG pode ser aplicado a diversos tipos de investimentos, desde ações a ativos de crédito.

“E” de meio ambiente

No mercado brasileiro uma empresa que se destaca nesse quesito é a Natura. Com um foco grande e declarado na sustentabilidade de seus produtos.

Esse ponto aborda também os descuidos que podem acabar causando problemas ao meio ambiente como ocorreu com a Vale e suas barragens desmoronadas.

“S” de social

Questões sociais são de suma importância. As marcas tem tomado consciência de que o mundo está evoluindo e que precisam acompanhar essas mudanças.

Desigualdade e preconceito são inaceitáveis e o que há muito podem ter sido assuntos velados, vez ou outra se tornam holofotes de escândalos.

“G” de governança

A governança corporativa, o “G” da sigla ESG, corresponde aos processos, costumes, políticas e regulamentos que regem a direção e administração de uma empresa. Preza por um bom “compliance” e respeito pelos acionistas.

Na bolsa brasileira temos o “Novo mercado” que é um segmento da B3 que reúne as ações das companhias listadas com os melhores níveis de governança corporativa do mercado. Ainda assim empresas que vão além do mínimo se destacam.

Greenwashing, ou a maquiagem do ESG

O crescimento rápido do ESG acabou induzindo um outro fenômeno denominado greenwashing. O greenwashing ocorre quando empresas, fundos e investidores tentam demonstrar terem melhores práticas do que de fato é a realidade.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]