Por que resgatar e investir seus recursos do FGTS?

Vitor Tito
                 

Você pode ter dinheiro parado sem sequer saber. O presidente Michel Temer anunciou recentemente a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida tem como objetivo injetar R$ 30 bilhões na economia, em uma tentativa de tirar o país da recessão.

De acordo com o Ministério do Trabalho, atualmente existem 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, onde estão depositados R$ 41 bilhões. Essas contas pertencem a 10,1 milhões de trabalhadores.

Quem pode resgatar?

A Medida Provisória 763/2016, encaminhada ao Congresso Nacional, libera os saques para as pessoas com contas inativas (sem receber novos depósitos) desde 31 de dezembro de 2015. Somente esses são elegíveis para fazer o resgate.

Como saber meu saldo acumulado no FGTS?

Para  consultar seu saldo no FGTS, é necessário ter os seguintes dados em mãos:

  • Número do NIS (PIS/PASEP) encontrado na sua carteira de trabalho
  • Título de eleitor
  • CPF
  • RG

e acessar o site da Caixa Econômica FederalCaso seja a primeira vez que você esteja acessando, será necessário criar uma senha. Para criar a senha, basta digitar o número do NIS (PIS/PASEP), clicar no botão “Cadastrar Senha” no pé de página e aceitar os termos de uso.

Após esse procedimento, você já consegue ver seu extrato do FGTS.

E sobre investir seu FGTS?

O FGTS é um fundo obrigatório que todos trabalhadores devem contribuir. Entretanto,  ele tem a rentabilidade de 3% ao ano + Taxa Referencial (TR) o que é muitas vezes menor que a inflação (estimada a 6,38% para 2016). Nessa situação, você perde dinheiro.

Uma ótima alternativa para quem está em dias com as contas e tem direito ao saque das contas inativas do FGTS é investir esse dinheiro.

Existem vários tipos de investimentos no Brasil, que podem variar em investimentos de riscos muito baixos, como a poupança, até outros que têm altos riscos com chances de grandes retornos como as ações.

O lado positivo de investir seu dinheiro é que praticamente todos tem riscos consideravelmente baixos e uma rentabilidade maior que a inflação, o que significa ótimos ganhos.

Gostou de suas opções do que fazer com seu FGTS? Continue lendo sobre como montar sua própria carteira de investimentos aqui.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário