Financiamento balão: vale o investimento?

Vitor Tito

Se você pretende comprar um carro no próximo ano, precisa conhecer o financiamento balão. Ele possui taxas menores e menos parcelas se comparado com os financiamentos tradicionais. No entanto, esse tipo de modalidade também tem suas desvantagens.

Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo os benefícios e os malefícios do financiamento balão. Você entenderá se vale a pena fazer um investimento nesse negócio.

Entenda o conceito do financiamento balão

Embora essa modalidade seja uma novidade para você, ela já é praticada há muito tempo no setor de automóveis. A adesão de novos adeptos a essa prática pode ser justificada pela valor taxa de juros da entrada que é inferior aos financiamentos disponíveis no mercado. O lado negativo é que você deverá pagar um valor maior no fim do parcelamento.

  • Entrada do pagamento: entre 10% a 35% do valor do automóvel;
  • Final do pagamento: entre 40% e 50% do valor do veículo.

Em um primeiro momento, a ideia pode não parecer uma boa opção, no entanto, ele traz benefícios em alguns casos. O financiamento balão é conhecido por ser uma modalidade de recompra. Ou seja: ao final do pagamento, o cliente deverá fazer o financiamento de um novo automóvel.

Conheça os benefícios do financiamento balão

Sabemos que o financiamento balão pode trazer vários benefícios.

  • Juros baixos: apesar de você ter que pagar um alto valor na entrada e no final do financiamento, é cada vez mais comum encontrar planos com taxas menores que 1%;
  • Custos reduzidos nas próximas compras: ao pagar a quantia da entrada e do final do pagamento no primeiro financiamento balão, elas desaparecem nas próximas compras. Ou seja: mais economia para o seu bolso.
  • Chance de carro novo aumenta: no financiamento balão, você terá a oportunidade de trocar de veículo a cada dois ou três anos. O período dependerá do tamanho do seu contrato. Para isso, basta pagar as parcelas do automóvel.

Saiba quais são as desvantagens desse investimento

Em tudo existe algum risco. Com o financiamento balão, a situação não é diferente. Nesse tipo de modalidade, é necessário que você faça um planejamento para descobrir se terá capital suficiente para começar um novo financiamento após o fim do contrato.

Aqui, a situação é bem diferente em relação aos financiamentos tradicionais, pois você assume um compromisso e, caso não consiga cumpri-lo, terá que pagar uma multa para sair do processo.

Pouca opção para troca de veículo

Se por um lado a chance de trocar de carros é uma ótima vantagem, por outro, ela tem um malefício, pois, ao usar uma determinada montadora em sua primeira compra, você deverá escolher o próximo veículo na mesma montara. Um ponto negativo, pois as opções de automóveis ficarão reduzidas.

Responsabilidade com compromisso

O financiamento balão não é um bom negócio para quem não pretende trocar de carro com frequência. Afinal, o valor de 50% no final do financiamento poderá prejudicar o seu orçamento. Pense nisso!

Após descobrir o que é financiamento balão e quais são as vantagens e desvantagens que esse tipo de financiamento é capaz de trazer, sugerimos que você avalie o seu capital para descobrir se a modalidade é ideal para o seu bolso.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário