Gestão profissional: o robô com cara de gente

Por Vitor Tito

Entenda o modelo de gestão de investimentos no formato digital. O que são os robôs de investimento e como é realizada uma gestão profissional?

O investimento digital e o famoso robô

Esse não é um post sobre o futuro em que os robôs irão dominar a raça humana. É sobre tecnologias que facilitam a nossa vida. Por exemplo, pedir que um robozinho faça gestão de investimentos para você.

Serviços em formato digital estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O comércio eletrônico já é preferência do consumidor em vários setores da economia, devido ao preço, diversidade e facilidade de acesso. O setor financeiro segue o mesmo caminho.

Os grandes bancos se esforçam para entrar no mundo digital, mas ainda tem uma estrutura rígida que torna esse avanço lento. Bancos digitais já nascem no berço da tecnologia e tem tido um crescimento assustador ao se relacionar com seus clientes em plataformas online seguras e amigáveis. As corretoras, por sua vez, estão em processo de desburocratização e revendo seus modelos de negócio. Em meio a isso surgem fintechs especializadas em investimentos que estão sendo carinhosamente chamadas de robôs investidores.

Mas vamos com calma. Esse robô é real?

Não! Não vai ter nenhum robô andando pela sala e vendendo ações, ou ligando para um banco para negociar a taxa de um CDB de longo prazo. Os “robôs” são ferramentas (ou algoritmos) de computador que te ajudam a investir. Eles vão mapear e te indicar boas opções de investimento, podendo ou não realizar o processo de compra e registro dessas aplicações para o cliente.

Então quais as vantagens de investir assim?

Este formato já traz vantagens consistentes para os investidores.

Primeiro, eles conseguem ter maior oferta e versatilidade em seus produtos. Imagine, por exemplo, que um banco oferte produtos internos. O conflito de interesses passa a ser uma realidade quando os melhores produtos dos bancos não são necessariamente os melhores para os clientes.

Segundo, são mais baratos. Nos bancos, não é necessário pesquisar muito para ver que as taxas são altíssimas e variadas. Já as corretoras têm um leque mais variado de produtos, mas mas ao mesmo tempo esse excesso de produtos pode levar o investidor a ficar bem perdido. Além disso, alguns desses produtos tem várias taxas como corretagem e custódia que acabam por corroer boa parte da sua rentabilidade.

Terceiro, elas se utilizam de tecnologia de ponta e tem plataformas digitais que tornam o processo de investir muito mais simples. Não tem papelada, não precisa ficar na fila para falar com gerente, as plataformas digitais são pensadas num formato amigável e o relacionamento e comunicação tendem a ser de alta qualidade. Nunca é demais citar o exemplo do Nubank e sua plataforma limpa com atendimento de primeira.

Qual a diferença de um robô para uma gestão profissional?

O mercado tem se empolgado muito com a ideia de robôs que automatizam completamente o processo de investir. Mas apenas “mapear as melhores opções disponíveis” está um passo atrás do que nós da Monetus acreditamos que é o melhor dos mundos no sistema financeiro: montar as melhores carteiras de investimento.

Por isso acreditamos num serviço de gestão profissional ativo. Com um time de gestores trabalhando para analisar o mercado, é possível encontrar ótimas oportunidades e construir uma carteira diversificada e de qualidade. Afinal não são os robôs que estudam e analisam as sutilezas, ou que fazem profundas análises sobre a necessidade do cliente e das empresas.

Automatizar é importante. Automatizar é imprescindível! Daí vem a ideia de um robô, que responde a automações. Criar uma plataforma online, tornar um contrato digital, gerir todas as informações através de servidores de alta tecnologia, tornar automáticos os processos de aplicação, emissão de relatório, acesso à informação e resgate, disponibilizar análises e muitas outras coisas fazem parte do processo de automação, mas não a gestão e tomada de decisão. A gestão profissional da Monetus tem cara e coração. O robô é apenas uma engrenagem que permite a agilidade, praticidade e segurança para oferecer esse serviço para todo o Brasil.

Como isso se converte em resultados?

A partir de uma gestão comprometida, desde 2011 a Monetus superou por seis anos o Ibovespa (índice base do mercado de renda variável), tendo acumulado um retorno histórico de mais de 80 pontos percentuais em relação ao índice. Por esse mesmo esforço, viramos a chave para formato digital no final de 2016, e em 2017 fomos considerados pela Exame e pelo Valor Econômico o melhor serviço de gestão do último ano, superando corretoras, bancos e robôs. Quantas vezes queremos repetir isso? Sempre!

Por que esse modelo de robôs e gestão está dominando o mundo?

A gestão de investimentos no formato digital não só traz mais facilidade para o investidor como também permite acesso a uma gama super diversificada de produtos. Tudo isso sem abrir mão de segurança. Quem não quer investir e cuidar do dinheiro da comodidade de casa, tudo isso de forma rápida e segura?

Nos Estados Unidos – e Europa, essa virada ocorreu já há alguns anos. Em busca de melhores rentabilidades, o investidor passou a buscar serviços de agentes e gestores para fugir dos bancos tradicionais. Como sabemos, a taxa de juros norte-americana é bem menor que a brasileira, e empresas especializadas em gestão e corretagem começaram a ganhar grande importância no mercado. A tecnologia permite que esse serviço saia do off-line e entre na realidade digital.

Esse é o caminho que está levando milhares de pessoas a buscar um serviço profissional. É por isso que esse formato de investimentos está se tornando uma realidade global. Junto a isso, estamos nos preocupando mais com as nossas finanças pessoais. Antigamente nosso discurso era única e exclusivamente de poupar. Guardar dinheiro para isso, ou para aquilo. Agora a educação financeira é saber que nosso dinheiro deve trabalhar para nós, para alcançarmos nossas metas e nossos sonhos, e assim, sonhar mais.

E já que estamos falando de robôs dominando o mundo, você conhece a robô Sofia

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora