Gestora de investimentos versus bancos e corretoras: onde investir?

Vitor Tito
                 

Quando pensamos em começar a investir, várias dúvidas e receios surgem em mente. Qual a opção mais segura? Onde terá a maior rentabilidade? Aonde encontro esses produtos? A gestora de investimentos pode ser sua resposta!

Depois de descobrir o básico, as vezes esbarramos na ansiedade do setor financeiro. Várias siglas. Informações em abundância e algumas vezes pouca clareza na organização do que realmente importa.

O caminho trilhado, muitas vezes, é aquele mais confortável: o banco tradicional que já conhecemos há anos.

Só há um porém: isso pode não ser a melhor opção. 

Conheça as principais vantagens que as gestoras de investimentos tem sobre os bancos e corretoras.

Oferta e versatilidade da gestora de investimentos

Variedade de produtos financeiros

A principal diferença entre as gestoras de investimentos e bancos é que normalmente a oferta de produtos financeiros é mais ampla nas gestoras. Já que elas oferecem aplicações de várias instituições financeiras e diversos tipos de investimento:

  1. Títulos privados – CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio);
  2. Tesouro Direto
  3. Ações
  4. ETFs
  5. Fundos de Investimento
  6. Previdência privada;

Você só teria acesso a todos esses tipos de investimentos em uma gestora. Isso porque os bancos possuem uma variedade mais restrita de produtos do próprio portfólio para oferecer.

Alinhamento de interesses

Um grande banco, por exemplo, limita a vender para os seus clientes um título da sua própria carteira. Ele tem a melhor rentabilidade? Pode ser que não. Mas será ofertado para o cliente que procurar a instituição para investir. Vemos aqui um desalinhamento de interesses que pode ser nocivo para o investidor.

Outra grande diferença entre um banco e uma gestora de investimentos é versatilidade do investimento. Quando se investe em banco ou corretora, você se limita somente em seus produtos disponíveis, já na gestora, o cliente tem a vantagem de adquirir as melhores oportunidades no mercado de acordo com seu perfil de investidor.

Praticidade e facilidade

Uma diferença básica entre uma corretora e uma gestora, no que tange ao serviço oferecido, é o da tomada de decisão. Algumas corretoras independentes oferecem para clientes o serviço de um agente autônomo, que orienta um cliente na tomada de decisão para investir. Esse serviço pode ou não ter custos extras.

Além disso pode ser limitado apenas a um grupo específico de clientes, dependendo dos valores investidos, por exemplo. No fim, a tomada de decisão e o trabalho de investir em uma corretora fica a cargo do investidor.

Numa gestora de recursos, há uma equipe de gestão profissional trabalhando para todos os clientes. Dessa forma, cria-se um alinhamento de interesses em que a gestão profissional busca sempre entregar os melhores resultados. Esse modelo ofereçe todos os produtos e serviços para todos os clientes.

Além disso ele realiza todo o processo de investimento para o cliente, desde a tomada de dedisão até a compra e registro desses títulos. Muito mais praticidade e simplicidade na hora de investir.

Diferentes estruturas e modelos de negócio

O trabalho de uma gestão profissional em uma gestora é procurar sempre defender o interesse do seu cliente. Independente dos produtos que irá alocar o dinheiro, os gestores procuram oferecer pacotes atraentes e com rendimentos altos para atrair novos clientes.

O modelo de remuneração com uma taxa fixa transparente, e não embutida nos produtos financeiros, torna o alinhamento de interesses entre clientes e gestoras ainda mais claro. Se um cliente tem bons resultados com seus investimentos, a gestora tem bons resultados em seu modelo de negócios.

Grandes bancos tem uma estrutura mais rígida. Por terem muitos clientes e uma remuneração alta pela venda de produtos com menores rentabilidades, a personalização dos portfólios é menor e o esforço para ofereçer melhores investimentos também. As principais operações realizadas por um banco não são tão versáteis.

Preço

Esse cálculo é simples. Comparativamente, gestoras de investimentos tem taxas menores do que aquelas cobradas pelos bancos. Não é necessário pesquisar muito para ter acesso a estes dados.

Bancos chegam a cobrar 2% ao ano para gestão de produtos com rentabilidades inferiores. A taxa de gestoras de recursos podem chegar à 0,6% ao ano para realizar um serviçõ de assessoria e suporte muito mais completo e personalizado.

Segurança e diversificação

Outra dúvida muito comum é sobre a alocação do seu patrimônio. Estou alocando todo meu dinheiro em um lugar só? É seguro investir através de gestoras?

Uma gestora de recursos fiscalizada pela CVM segue as mesmas normas do setor financeiro que bancos e corretoras independentes. Passam, portanto, pelo mesmo processo de auditoria do Banco Central.

Sobre a diversificação, esse termo deve fazer parte do nosso vocabulário diário.

O dever de uma gestora é sempre dividir de forma eficaz e lucrativa o seu investimento, sendo assim, criando carteiras de investimentos personalizada para cada cliente.

Ou seja, seu patrimônio estará dividido em diversos ativos em diversas instituições financeiras, a fim de garantir maior rentabilidade e segurança. No caso de investimentos em ações, gestoras buscam realizar aplicações em um fundo com várias empresas, de forma a melhorar a relação risco-retorno dessa aplicação.

Por desconhecimento do público, as gestoras de investimentos ainda lutam por um espaço significativo no mercado.

Por outro lado, é comprovado que oferecem um serviço mais rentável e mais amplo que os grandes bancos.

A Monetus é a gestora de investimentos que está mudando a forma do brasileiro lidar com as suas finanças. Fomos eleitos pelo Valor Econômico e pela Exame como a melhor aplicação financeira em 2017, e continuamos lutando contra a corrente.

Essa é a hora de investir em você e nos seus sonhos!

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário