Investimento CDB: essa modalidade serve pra mim?

Por Vitor Tito

Apesar do desejo de querer ganhar dinheiro o quanto antes, nem sempre conseguimos realizar qualquer tipo de investimento logo em um primeiro momento.

Quando começamos a falar de investimento que pagam maiores juros (pelo menos maiores do que os oferecidos pela poupança, por exemplo), começamos a falar de investimento que, de certa forma, exigirão mais capital.

Esse texto irá abordar o conceito de CDB e se o investimento CDB encaixa em seu perfil de investimento.

Mas afinal, o que é CDB?

Sendo direto, CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Em outras palavras, nós podemos considerar o investimento em CDB como uma carta de capitalização dos bancos (ele pega dinheiro emprestado de você e, em troca disso, promete te devolver o seu dinheiro mais os juros).

Existem basicamente três tipos de CDB: pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Quando falamos de um CDB com uma taxa prefixada, significa que você receberá um valor fixo, de acordo com a taxa (por exemplo, 10% a.a.) que será estipulada.

No caso do CDB com uma taxa pós-fixada, ele geralmente está atrelado algum tipo de indexador (o mais comum nesse caso é o CDI – Certificado de Depósito Interbancário – ou a própria Selic). Então, nesse caso, o seu investimento irá te pagar um valor fixo (80%, 90% ou 100%, por exemplo), com base em uma taxa variável que, nesse caso, é o CDI.

Por fim, quando falamos de um CDB híbrido, estamos falando de um junção entre pré e pós fixado. No geral é acordado uma taxa fixa inicial, como 6% ou 7%, por exemplo, e o ganho restante é atrelado a algum indexador variável.

E agora, investimento CDB é pra mim?

Além de na maioria dos casos o CDB pagar juros muito melhores que a poupança, o valor do investimento mínimo não é nada restritivo.

Os investimentos mínimos dependem do seu banco ou da sua corretora e podem até começar na casa dos R$ 1,00.

É importante ressaltar aqui também que esse é um investimento muito seguro, já que o Fundo Garantidor de Crédito cobre qualquer tipo de investimento feito no valor de até R$ 250.000,00. Então, ao menos que você pense em fazer um investimento milionário, o risco nesse tipo de investimento é praticamente zero.

Agora, se você ainda não se convenceu e acha que um investimento em CDB está um pouco longe para você ou é arriscado demais, mas mesmo assim você precisa arrumar uma forma de atingir os seus objetivos e sonhos, recomendo que você considereoutros tipos de investimentos.

Categoria: , ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora