Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Isso é o que te impedirá de alcançar a independência financeira

Guilherme Andrade
           

Você investe para quê? Quais são seus objetivos? Se você não tem isso em mente ainda, você pode estar perdendo tempo. É sabendo aonde você quer chegar que você define suas ações de hoje.

Aprender a investir é mais fácil do que muitos pensam, e embora seja necessário ter disciplina, seguindo seu planejamento financeiro logo você alcançará a independência financeira.

Ao longo da vida muitas pessoas tomam atitudes que as atrapalham a alcançar a independência financeira e caso tivessem prestado atenção, poderiam ter evitado diversos erros.

Independência financeira: o que é?

Ter um rendimento dos seus investimentos que cubra todos seus gastos mensais.

Já imaginou?

Passivamente, todo mês um dinheiro cai na conta dos seus investimentos, sem você ter que fazer nada.

Todo mundo que ter dinheiro suficiente para viver seus sonhos, mas para isso você precisa evitar alguns erros. Listamos os principais a seguir.

Os principais erros e limitações

O que te impedirá de alcançar a independência financeira:

1. Medo

Muitas pessoas tem medo de começar, de sair da zona de conforto. Esse medo muitas vezes é originado de uma antecipação de uma dificuldade imaginária.

As pessoas pensam que aprender a investir é difícil e consequentemente não dedicam tempo a isso. O resultado é que de fato investimento se torna algo complicado para elas, afinal, elas sempre ignoraram o assunto.

Achar que é algo arriscado também é um erro comum. Há investimentos de diferentes tipos, uma carteira diversificada ajudará os investidores mais conservadores e os mais arrojados.

2. Não se planejar

Tomar a decisão certa vale mais do que tomar mil erradas. Não caia na armadilha de ficar na inércia e investir sem um propósito ou estratégia.

Tenha programado como você deve investir, quanto você pode gastar… Não deixe para investir com o que sobrar ao final do mês sabendo que é grande a possibilidade de que não sobre nada.

Comece a se planejar antes que seja tarde demais.

3. Sempre arrumar desculpas

Muitas pessoas gostam de criar desculpas para justificar suas situações.

Não investem pois não tem dinheiro ou não tem tempo. Não se desenvolvem financeiramente porque não possuem o dom para o assunto.

Essas desculpas são uma forma de autossabotagem e é preciso evitar ao máximo esse comportamento.

Hoje em dia é possível começar a investir com pouco dinheiro e as plataformas e consultorias como as da Monetus, permitem que você tenha bons retornos sem precisar gastar muito.

4. Falta de conhecimento

Infelizmente a educação básica no Brasil não contribui para um vasto conhecimento em finanças pessoais. Ainda assim, temos hoje na internet uma grande quantidade de conteúdos que podem ajudar a se familiarizar com esse assunto.

A falta de conhecimento leva as pessoas a realizarem investimentos ruins. Muitas vezes também realizam aplicações que não condizem com seu perfil e ficam com uma falsa impressão de que investimentos é um cassino.

Por essa falta de conhecimento elas perdem a oportunidade de colocar o dinheiro onde ele realmente a ajudaria e perde um bom tempo de retornos bons, possivelmente impedindo que ela alcance a independência financeira algum dia.

Você pode começar a aprender aos poucos. Esse artigo é um bom início.

5. Falta de um objetivo e prioridades

Sem objetivos os investimentos se tornam algo abstrato e facilmente são deixados de lado.

Sem ter as prioridades bem elencadas, como uma pessoa verá a importância de economizar não comprando hoje algo que ela deseja?

A partir do momento que você tem prioridades e objetivos, você passa a ter uma razão para suas atitudes e seu planejamento financeiro passa a ser mais tangível.

6. Não ter disciplina

Deixar de investir um mês pode não acabar com seus planos, mas para alcançar sua independência financeira você precisará de disciplina.

É preciso ter comprometimento a seu planejamento de longo prazo e desviar de recompensas temporárias que fujam do seu orçamento.

Pense, ao investir seu dinheiro renderá, logo gastar hoje significa não ter uma quantia maior no futuro. Consequentemente, tudo que você compra hoje é na verdade mais caro do que você imagina. Você realmente está disposto a fazer essa troca?

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]