Vamos falar de dinheiro e empoderamento feminino?

Equipe Monetus
           

O dia internacional das mulheres surgiu como uma homenagem à centenas de mulheres que morreram queimadas em uma fábrica têxtil nos Estados Unidos em 1857.

Essas mulheres reivindicavam pela redução da jornada de trabalho e pelo direito à licença-maternidade, direitos que podemos desfrutar hoje graças à luta de muitas gerações de mulheres trabalhadoras.

As mulheres foram aceitas tardiamente no mundo do trabalho formal e ainda temos um longo caminho até ficar em pé de igualdade com os homens.

Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, serão necessários cerca de 80 anos para que o Brasil consiga fechar a lacuna econômica de desigualdade de gênero, ou seja, para que o salário das mulheres seja equivalente ao dos homens.

Além disso, as mulheres só puderam ter CPF em 1962, há apenas 58 anos. Então, basicamente, a história tenta nos dizer que dinheiro não é coisa de mulher há séculos.

Ainda bem que isso vem mudando bastante nas últimas décadas. Afinal de contas, não podemos falar de empoderamento feminino e igualdade de gênero sem falar de dinheiro.

Dinheiro é coisa de mulher sim!

Se trabalhamos para ganhar dinheiro, ele é nosso e precisamos saber lidar com ele. E não é só saber comprar blusinhas!

É preciso saber controlar o orçamento, saber quanto você pode gastar com cada item do seu orçamento, planejar seus sonhos, ter uma reserva de emergência, poupar para a aposentadoria e saber investir.

É bastante coisa! Mas mulher dá conta de tanta coisa mais difícil que isso. Se você encarar vai ver que é mais fácil do que imagina!

Então veja abaixo algumas dicas práticas para começar a mudar sua forma de ver seu dinheiro:

Saiba o quanto você ganha

O primeiro passo é saber o quanto você ganha!

Isso significa saber o que está sendo descontado do seu salário se você é CLT ou saber o quanto você recebe dos seus clientes se é autônoma (descontado todos os custos da operação do seu negócio, é claro!).

Organize seu orçamento

Já parou pra colocar todos os seus gastos mensais em uma planilha?

Todos mesmo! Do aluguel ao cafézinho. Quanto custa viver sua vida? Se a conta não fechou, ou se a conta fechou certinho, é hora de ajustar o seu padrão de vida ao seu orçamento.

Invista

Uma parte do que você ganha deve ser destinada aos investimentos. Ou você não tem nenhum plano pra sua vida? Nenhuma viagem que quer fazer? Quer comprar um carro, talvez?

Se não sabe nada comece com calma pelo Tesouro Selic ou no Fundo de Renda Fixa da Monetus, que são investimentos super seguros!

A partir daí, vá aos poucos tomando um pouquinho mais de risco para os investimentos de médio e longo prazo, buscando rentabilidade.

Não delegue completamente essa tarefa a ninguém

Sinto informar, mas são vários os casos de divórcio que a mulher sai prejudicada porque o marido colocou bens todos em seu nome ou investia o dinheiro da mulher em nome dele e mais situações péssimas que podem deixar as mulheres sem patrimônio.

É uma responsabilidade sua entender o que está acontecendo com o seu dinheiro.

Se precisar de ajuda, procure um(a) planejador(a) financeiro(a) ou um assessor(a) de investimentos para te ensinar e fazer as melhores escolhas com você.

Não depender financeiramente de ninguém te permite ter liberdade de escolha, desde escolher se quer estar na casa dos seus pais até se quer permanecer em um relacionamento!

Se você é independente financeiramente, tem seu patrimônio bem investido e uma reserva pra se algo der errado você pode tomar suas decisões sem que ninguém possa te impedir.

Por fim, vamos contar uma notícia boa para as que estão preparadas financeiramente: as mulheres vivem mais que os homens, segundo os dados de 2015 do IBGE as mulheres vivem até os 79,1 anos enquanto os homens vivem até os 71,9 anos.

Mais uma razão pra você investir pensando na sua aposentadoria!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
Fechar
Fechar

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Receba grátis o melhor conteúdo sobre investimentos.

Fique tranquilo, não enviamos spam e você pode deixar de receber quando quiser.