Não consegue poupar? Aprenda 6 dicas para economizar dinheiro!

Por Vitor Tito

Você não sabe como poupar dinheiro? Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades financeiras que melhorem a qualidade de vida, a partir de mudanças simples de atitudes e comportamentos.

Para tirar o melhor proveito de suas finanças, é importante saber utilizar o seu dinheiro da forma mais favorável. Assim, através da gestão das finanças pessoais, você pode tornar sua vida mais tranquila e equilibrada, juntando dinheiro sem sofrimento. Aprenda a poupar facilmente com as 6 dicas para economizar dinheiro!

Por que poupar?

Muitas pessoas acham que economizar é uma grande bobagem. No entanto, educar-se financeiramente pode trazer muitos benefícios para a sua vida.

Se você consegue fazer sobrar dinheiro no final do mês, você equilibra as suas finanças pessoais, se preparando melhor para imprevistos financeiros e para a sua aposentadoria. Ainda, você pode elevar a qualidade do seu padrão de consumo e se qualificar para o uso do sistema financeiro, se tornando mais próximo da realização de seus sonhos. Em suma, essas dicas para economizar dinheiro podem tornar a sua vida muito mais tranquila.

1. Anote todos os seus gastos

Mudanças de hábitos permitem que você consuma mais e melhor, mas, para isso, é necessário ter disciplina.

Você tem consciência de quais são as suas receitas e gastos? Normalmente, nós sabemos quanto ganhamos, mas nem sempre temos uma noção muito definida de quanto gastamos. Para criar essa consciência e começar a mudança de hábitos, é recomendável que você anote tudo o que gasta. Pode fazer esses registros em cadernos, ou documentos e planilhas eletrônicas, e até em aplicativos para smartphones e tablets.

Quando você conhece a sua movimentação financeira, se torna mais fácil visualizar quais são os desperdícios que podem ser cortados sem sofrimento.

2. Avalie as suas despesas e elimine os desperdícios

Não é errado consumir itens que não são essenciais para a sua vida. É normal que você tenha desejos e que compre produtos e serviços que satisfaçam esses desejos, desde que respeitem seus rendimentos. No entanto, é importante ter em mente que o consumo não pode ser movido apenas pela emoção, ou pelas imposições sociais.

Você pode seguir as dicas para economizar dinheiro sugeridas pelo Banco Central, dividindo as suas despesas de acordo com três critérios:

Necessários Supérfluos Desperdícios
São os gastos indispensáveis: alimentação, moradia, vestuário, transporte; Despesas que geram bem-estar e que estão associadas aos desejos: comidas de restaurante, roupas de marca, TV a cabo, netflix;  Gastos que não estão ligados às necessidades, e que não geram bem-estar. Exemplos: multas, esquecer luz acesa, consumir muitas guloseimas.

Para economizar dinheiro, você deve eliminar os desperdícios e diminuir os gastos supérfluos.

3. Busque quitar as suas dívidas

Quadros de endividamento podem comprometer a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias. Se é esse o seu caso, não é preciso se desesperar!

Faça, então, uma lista com todas as dívidas existentes, os prazos de pagamento e as taxas de juros que você está pagando. Em seguida, tente renegociar as dívidas e estabeleça uma ordem de prioridade: pague primeiramente as pendências que tiverem os juros mais altos. É importante também pensar na possibilidade de obter empréstimos com juros menores para pagar as dívidas com juros muito altos.

4. Elabore um orçamento

O orçamento pode te ajudar a planejar despesas e receitas, definindo os objetivos e métodos para alcançá-los ao menor custo possível. Você pode estabelecer orçamentos em períodos mensais e/ou anuais.

4.1. Qual a importância de fazer um orçamento?

  • Conhecer a sua realidade financeira;
  • Estabelecer projetos e objetivos;
  • Fazer o planejamento financeiro;
  • Administrar imprevistos;
  • Ampliar e melhorar os seus padrões de consumo;
  • Planejar a aposentadoria;

Nesse sentido, é necessário elaborar um orçamento em parceria com os membros da família, com projetos comuns a todos. Não adianta buscar por mudanças de hábitos que não contemplem os indivíduos. Se a organização da vida financeira beneficiar somente a você, dificilmente os demais se sentirão motivados a economizar.

Resumindo: delimitar um orçamento é uma ferramenta fundamental para que você conheça, administre e equilibre as suas receitas e as suas despesas e, com isso, possa planejar e alcançar seus sonhos e objetivos. 

5. Dicas para economizar dinheiro: procure gerar renda extra

Além de diminuir nossos gastos e despesas, você também pode avaliar alternativas que ampliem a sua renda.

Para isso, você pode buscar áreas que tenha habilidades, colocando em prática dons culinários ou artísticos. Ainda, pode fornecer serviços em aplicativos como Uber ou AirBnb. Todas essas opções podem te auxiliar na saída do endividamento, e até impulsionar suas economias e poupanças.

6. Invista o seu dinheiro

Se você está conseguindo fazer sobrar dinheiro no final do mês, a caderneta de poupança talvez não é a melhor opção para investir suas economias. Você sabia que em 2015, quem deixou suas economias aplicadas na caderneta de poupança perdeu dinheiro, que foi corroído pela inflação?

Para que você consiga aumentar o patrimônio, e atingir os seus objetivos e sonhos, é fundamental que você considere outros tipos de investimentos.

Essas dicas para economizar dinheiro podem te ajudar a consumir mais e melhor, potencializando os seus ganhos, e eliminando os desperdícios. Agora que já sabe economizar dinheiro, que tal aprender a organizar suas finanças pessoais?

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora