Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Dívida Caduca: Como funciona e de que maneira afeta o consumidor?

Ranielle Oliveira
           

Muitos brasileiros acham viável deixar aquele débito virar uma dívida caduca para sair da situação de inadimplência.

Dito isso, quando a dívida caduca, ela sai das listas de inadimplência dos principais birôs de crédito e não pode mais ser cobrada. Mas será que ela deixa de existir?

Saiba mais sobre essa dívida e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Boa leitura!

O que é dívida caduca?

Uma dívida caduca é aquela que, após passar 5 anos sem pagamento ou tentativas de pagamento, deixa de existir nos birôs de crédito, como SPC ou Serasa.

Por conta disso, é possível afirmar que todas as empresas têm um prazo de 5 anos para cobrar judicialmente por uma dívida.

Qual a diferença entre dívida caduca e prescrição?

De forma resumida, a dívida caduca quando se passam 5 anos e o cliente devedor não foi mais comunicado sobre o débito, sem novas tentativas de comunicação da empresa.

Já na prescrição de dívida, houve a cobrança inicial, porém, a empresa não ingressou com um pedido judicial para receber o valor dentro do prazo também de 5 anos.

Sendo assim, é possível resumir da seguinte maneira:

  • Dívida caduca: Sem comunicações por parte da empresa por 5 anos;
  • Prescrição: Há cobrança inicial, mas não há início de processo judicial em 5 anos.

O que acontece quando a dívida caduca?

Após um prazo de 5 anos, o seu nome é retirado da lista de devedores dos birôs de crédito, como SPC e Serasa, e o nome fica limpo novamente, sem influenciar no cálculo do seu score de crédito.

No entanto, apesar de, inicialmente, o consumidor não estar mais com o CPF irregular nos birôs de crédito, a dívida consta, ainda, no seu histórico financeiro e permanece registrada no Banco Central.

Afinal, é importante quitar uma dívida caduca?

Como falado anteriormente, apesar de não existir mais nas listas dos birôs de crédito a dívida ainda existe.

Então, uma vez que ela ainda conste no seu histórico financeiro e, também, nos registros do Banco Central, você pode ter problemas futuros, seja com linhas de crédito ou outros tipos de serviço.

Além disso, é importante quitar dívidas pelo bem da saúde financeira, que impacta, também, em vários outros segmentos da vida.

Por esse motivo, procure fazer um planejamento financeiro e quitar, o quanto antes, todas as suas dívidas. É possível, inclusive, utilizar uma calculadora de juros simples para verificar os valores dos juros em cima do valor atual da dívida.

Se você gostou desse conteúdo, deixe sua opinião nos comentários!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]