Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

O que é inflação? Entenda mais sobre o conceito e quais os seus impactos!

Ranielle Oliveira
           

Você sabe o que é inflação e como ela pode impactar o seu bolso?

A inflação afeta diretamente a economia. Em consequência disso, ela afeta, de forma também direta, o seu dinheiro. 

Por esse motivo, é importante entender bem o conceito de inflação, além de saber quais os impactos desse conceito econômico na vida do consumidor. 

Então, boa leitura!

O que é inflação?

A inflação é um termo frequente, que aparece muito na economia, usado para definir o aumento geral dos preços.

Ou seja, quando a inflação tem uma alta, o custo de vida das pessoas aumenta, pois os produtos têm uma elevação de preço e a moeda local tende a desvalorizar.

O que pode causar a inflação?

Ao colocar mais dinheiro na economia, as pessoas tendem a ter condições maiores de aumentar seus níveis de consumo.

Com isso, a demanda de produtos aumenta, mas a oferta permanece a mesma. Ou seja, há muitas pessoas querendo comprar, mas, em contrapartida, não há produção na mesma intensidade da vontade de compra.

Quais os impactos da inflação na vida do consumidor?

Agora que você já sabe o que é inflação, confira os impactos que a alta dos preços tem em alguns segmentos da sociedade.

No consumidor

Com a inflação, o custo dos bens está aumentando uma vez que a oferta está sendo menor que a procura.

Por esse motivo, será necessário ao consumidor mais moeda para comprar a mesma quantidade de bens. Com isso, o seu dinheiro vai ter um poder de compra menor, o que é um dos efeitos da taxa da alta de preços.

Esse efeito pode, inclusive, fazer com que o consumidor corra o risco de ter suas metas e objetivos adiados, como o sonho do carro ou casa própria.

Na economia

A inflação afeta de forma totalmente direta a economia, além da distribuição de renda. Afinal, quando se cria mais dinheiro, funcionários públicos e grandes empresários, os quais prestam serviços para os governos, são os primeiros a receberem.

Em consequência disso, essas pessoas que detém mais dinheiro vão gastar antes que os preços tenham sofrido o aumento. Ou seja, os últimos a receberem vão, então, comprar os mesmos produtos, mas com os preços já corrigidos.

Sendo assim, quem ganha, por exemplo, um salário mínimo pode sofrer mais ainda os impactos da economia com a alta dos preços.

É possível se proteger da inflação?

Para proteger o seu patrimônio, é necessário fazer investimentos que tenham rendimento real, como os Fundos de investimento e ETFs.

Esses são investimentos que tendem a render sempre acima da taxa de inflação.

Sendo assim, estude bastante e procure entender quais os principais investimentos que podem ajudar você na alta de preços.

Se tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que possamos te responder!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]