Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Pirâmide financeira: O que é e como evitar essa fraude?

Ranielle Oliveira
           

Você já caiu em golpes de pirâmide financeira? Caso não, quer aprender a identificar, de cara, uma pirâmide?

Atualmente, golpes de todos os tipos são mais comuns do que o que se pode imaginar, sejam golpes no cartão de crédito ou esquemas que envolvem produtos.

No Brasil, o número de pirâmides financeiras cresce a cada dia, o que se torna um fator preocupante, uma vez que os consumidores correm risco de um prejuízo alto.

Por isso, se você deseja saber mais sobre esse assunto e evitar cair em um eventual esquema de pirâmide, leia este conteúdo.

Vamos lá?

O que é pirâmide financeira?

Uma pirâmide financeira é um esquema caracterizado pela promessa de altos ganhos em relação a produtos financeiros que, em algumas vezes, são inexistentes.

Além disso, esse sistema se sustenta pelos recrutamento de novos membros. Tudo isso com a promessa de ver o seu “investimento” aumentar de forma rápida e em pouco tempo.

Caso haja um produto financeiro na pirâmide, ele não é rentável como o prometido e, menos ainda, sustentável.

Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar golpes financeiros desse tipo, uma vez que trarão muito prejuízo e promessas inválidas.

Como identificar um esquema de pirâmide?

Geralmente, um esquema de pirâmide tem as mesmas características, o que pode ser positivo para que o consumidor fique esperto. Confira a seguir!

Promessa de ganho fácil

A primeira característica é a que está presente na maioria das pirâmides financeiras: a promessa de ganho fácil.

Alguns consumidores, que ganham o valor de 1 salário mínimo ou não, ficam encantados ao verem essa promessa.

Os vendedores do produto usam diversos argumentos para o convencimento, e entre eles estão exemplos de pessoas que conseguiram comprar casas, carros e muito mais, de maneira simples e rápida.

Por isso, caso façam uma oferta para você de algum produto com essas promessas e exemplos que não são comprovados, o melhor a fazer é garantir o afastamento. Afinal, é quase certo que se trata de uma pirâmide.

O produto de venda é insustentável

Como é possível vender um produto que não se sabe sobre ele? Essa é outra característica importante desse tipo de golpe.

Os vendedores conhecem pouco sobre o produto da venda, pois o foco é anunciar a fim de obter lucro a partir das pessoas novas que vão investir.

Ausência de informações importantes

Na maioria dos casos, é possível identificar, também, uma pirâmide quando, segundo o vendedor, a empresa tenha sido criada há pouco tempo.

Além disso, desconfie também se os donos do negócio forem desconhecidos. Todas essas informações, ao fim, vão ser de extrema importância ao entrar em um negócio.

Por isso, caso não tenha informações relevantes sobre tudo, desconfie.

Onde denunciar uma pirâmide financeira?

Caso você identifique um esquema de pirâmide, é possível denunciar no site do Ministério Público Federal da sua região.

Além disso, é possível denunciar pelo próprio site ou pelos canais de atendimento desse órgão.

Afinal, pirâmide financeira é crime?

Sim! Esse tipo de golpe foi caracterizado como crime contra a economia popular ainda no século XX, em 1951.

A pena prevista, além do pagamento de uma multa, é de 6 meses a dois anos de prisão, sem importar se o negócio trouxe lucros ou prejuízos aos integrantes.

Por isso, caso você veja alguma oferta de dinheiro fácil, como as descritas no decorrer desse artigo, denuncie o mais rápido possível.

Se você gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que possamos te responder!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]