O que é Taxa Selic e como ela influencia seus investimentos?

Vitor Tito

Quem já assistiu algum noticiário financeiro provavelmente deve ter escutado os economistas utilizarem a expressão taxa Selic. Mas o que essa taxa significa? Para que serve? Como influencia nossa vida?

Ter um bom entendimento sobre todas essas questões é fundamental para sua vida financeira, pois a taxa Selic é uma das principais referências para a economia brasileira.

O que é taxa Selic?

A sigla SELIC é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Os bancos do nosso país realizam empréstimos uns aos outros durante um curtíssimo período de tempo (geralmente um dia, o que é chamado de overnight).

Nessas operações, as instituições bancárias oferecem títulos públicos como lastro, ou seja, como garantia para reduzir os riscos associados a essas operações. Esses títulos públicos são negociados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

A média ponderada do volume das operações realizadas em determinado dia, é chamada de taxa overnight do Selic. Uma meta da taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil). Essa meta da taxa Selic é comumente abordada nos noticiários financeiros. Atualmente, a meta dessa taxa para o ano de 2016 está em 13,75%, mas é bom lembrar que essa taxa sempre sofrerá alterações e é necessário acompanhar as informações econômicas periodicamente.

 Para que serve a taxa Selic?

A taxa Selic é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira, por ser usada como referência para outras taxas de juros do mercado. Isso quer dizer que a essa taxa é a base para a definição dos juros no Brasil.

Além disso, a taxa Selic é um instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando o governo estabelece uma meta mais elevada para a taxa Selic, significa que a intenção econômica é de redução da inflação.

Isso ocorre porque quanto maior a taxa Selic, maior o valor dos juros cobrados pelos cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, o que desestimula o consumo. Pela Lei da Oferta e da Procura, quanto menor é a demanda por um produto ou serviço, menor é o seu preço, reduzindo a inflação.

Por outro lado, quando a meta da taxa Selic está baixa, o consumo é favorecido, pois a população consegue fazer empréstimos e financiamentos a uma taxa de juros menor.

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

A grande importância de entender o que é taxa Selic e sua dinâmica no mercado econômico é que você pode utilizá-la a seu favor, ao realizar seus investimentos financeiros.

Enquanto a maioria da população é prejudicada pelas altas taxas de juros da economia, ter conhecimento sobre esse assunto fará com que você possa aproveitar cada panorama econômico para fazer bons investimentos e ganhar dinheiro.

Veja como a taxa Selic influencia dois tipos mais comuns de investimentos:

 1. Caderneta de poupança

A rentabilidade da poupança está diretamente atrelada à taxa Selic vigente no período do investimento. Se essa taxa estiver em um patamar maior que 8,5 % ao ano, a poupança terá rendimento de 0,5% ano mês, mais a TR (taxa referencial). Se essa taxa estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança terá um rendimento de 70% da taxa Selic vigente no período.

 2. Títulos públicos

A projeção das taxas de juros influencia diretamente o preço dos títulos públicos, conhecidos como Tesouro Direto. O impacto mais imediato da taxa Selic acontece no título público Tesouro Selic, antiga LFT, já que a rentabilidade desse título é indexada à Selic.

Dessa forma, entender o que é a taxa Selic, para que ela serve e qual sua influência na economia é de grande importância para a nossa vida financeira.

A Selic é uma referência para a definição das taxas básicas de juros e influencia diretamente a rentabilidade de vários investimentos de renda fixa, como a poupança e o Tesouro Direto. Assim, esteja sempre atento às alterações dessa taxa.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário