Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Orçamento pessoal: saiba como criar o seu da melhor forma

Vinícius Soares
           

Nesse artigo você aprenderá a importância do orçamento pessoal e como criar o seu na prática.

A maioria das pessoas acha que só irão resolver seus problemas financeiros se passarem a ganhar mais. Na prática, quando elas conseguem um aumento acabam aumentando seus gastos logo em seguida, e consequentemente continuam com os mesmos problemas financeiros.

Se você pensa dessa forma, será super importante perceber a importância do controle do seu dinheiro e como isso é mais eficaz do que simplesmente ganhar mais. Com um planejamento financeiro você verá seu dinheiro render muito mais.

Você sabe quais são seus principais gastos? Quanto de dinheiro sobra no final do mês e como você está investindo essa sobra? Existem gastos evitáveis ou “invisíveis“?

Se você tiver dúvidas quanto a essas perguntas você precisa ter uma maior organização financeira e controlar melhor seu orçamento pessoal.

Essa tarefa pode parecer dura, mas com planejamento e disciplina você verá que os resultados logo aparecerão e sua qualidade de vida aumentará!

Afinal, o que é orçamento pessoal?

O orçamento pessoal é uma forma de planejar suas finanças pessoais que te possibilita prever gastos e os equilibrar com suas receitas e perspectivas de poupança.

Montando um orçamento pessoal você passa a conhecer a fundo seus gastos pessoais e sua situação financeira.

Com esse controle você verá quais são suas prioridades e como seu comportamento em relação a despesas impacta no quanto você ganha.

O intuito é nunca mais ter aquela sensação que o dinheiro desapareceu no final do mês e entender o que você deve economizar ou o que não há problema em comprar.

A intenção não é te privar de todos os luxos, mas te dar o conhecimento sobre o que é essencial e não-essencial de forma que você possa estabelecer seu planejamento financeiro.

Para criar seu orçamento pessoal juntando algumas dicas que irão te ajudar

Planejamento

Seu orçamento pessoal não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade é interessante que ele seja o mais prático possível para de fato te entregar o benefício esperado.

Seu orçamento precisa ser controlado frequentemente de modo que as informações sobre seus gastos estejam sempre atualizadas e correspondendo a realidade

Controlando seu orçamento pessoal

O controle do seu orçamento pessoal pode ser feito através de aplicativos de celular ou planilhas de excel.

Até mesmo um caderninho pode satisfazer o controle, o mais importante é que seja algo prático de modo que você não fique desestimulado a manter o controle.

O gasto pode ser de R$2,00 na banca da esquina, coloque na planilha. Pode parecer pouco, mas você se surpreenderá com o resultado no final do mês.

Estipule seus gastos previamente

Divida sua renda em “caixinhas” que representam as categorias de gastos.

Comece pelo seus gastos fixos. Esses são os gastos que você terá faça chuva, faça sol. Nessa caixinha entra seu aluguel, taxa de condomínio, internet, telefone…

Em seguida estabeleça seus gastos com transporte, alimentação…

O ideal é que no final de todos os gastos sobre algo em torno de 20% de sua renda. Essa parcela serão suas economias as quais você investirá para seus objetivos de curto, médio e longo prazo!

O tamanho das caixinhas

Como saber se meus gastos estipulados estão razoáveis?

Podemos definir algumas porcentagens básicas que te ajudarão a avaliar seus gastos.

Costumamos deixar separados em torno de 60% de sua renda para despesas básicas, ou seja, aquilo indispensável para que você viva.

Outros 10% são pensados para objetivos de curto prazo (uma viagem talvez?) e outros 10% para objetivos de longo prazo, como sua aposentadoria por exemplo.

Nessa divisão ficam sobrando 20%. Essa é uma parcela que você pode gastar como quiser: cinema, restaurante, roupas…

A partir dessa divisão analise como seus gastos reais se encaixam e ajuste conforme necessário. Se seus gastos básicos superam 60% de sua receita, uma opção pode ser reduzir a parcela para gastos livres.

Você pode inclusive configurar sua planilha no excel para já separar seus gastos em categorias e assim facilitar seu controle.

planejamento pessoal

Respeite seu orçamento pessoal

Sua planilha não é algo meramente ilustrativo. Você deve tratá-la de fato como um guia financeiro.

Mudanças bruscas de hábitos não sustentáveis, portanto não se cobre mudar da água para o vinho de um dia para o outro.

O primeiro passo é saber na teoria como deveria ser seu orçamento para que você consiga levá-lo para a prática.

No entanto, é importante que você perceba que ele serve para te ajudar e se você não o está respeitando quem sairá perdendo é você, ou melhor, você no futuro.

Investir x Quitar dívidas

Com seu orçamento mensal sob controle você verá que passou a sobrar um dinheiro extra no final do mês. Que coisa boa, não é mesmo?

Caso você tenha dívidas, quitá-las deve ser seu objetivo principal. Os juros das dívidas costumam ser astronômicos.

Com suas dívidas quitadas, é hora de investir! Seja qual for sua experiência com investimentos, é importante que você leve essa parte a sério, afinal você trabalha duro, deixe seu dinheiro trabalhar para você!

Controlar seu orçamento pessoal é a primeira parte do seu planejamento financeiro, como investir é a segunda.

Existem diversos tipos de investimentos no Brasil e é possível montar uma carteira de investimentos diversificada seja qual for seu perfil, mais conservador ou mais arrojado.

Como começar? É interessante que você saiba o básico e ir agregando conhecimento com o tempo.

O mais importante no entanto é dar o primeiro passo. Quanto antes você começar, mais tempo você dará a seu dinheiro para render. E a experiência na prática também é fundamental para te dar segurança quanto ao processo.

Conhecimento é chave, não deixe que isso ou a falta de tempo seja um obstáculo. Hoje em dia há plataformas como a da Monetus que te ajudam no planejamento de seus investimentos podendo incluir também a otimização da estratégia incluindo informações do seu orçamento pessoal.

Ter controle sobre seu dinheiro é o segredo para o sucesso financeiro!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]