Sobre o perfil agressivo
Os perfis de investidores são separados em três grupos principais: conservadores, moderados e agressivos (ou dinâmicos). E, de forma resumida, eles são diferenciados segundo a tolerância ao risco.
Todos os investimentos possuem riscos! O que existe é investimento com baixo risco, afinal toda instituição está sujeita a ameaças políticas e econômicas. Devido a solidez de algumas, como o Tesouro Nacional, por exemplo, esse risco é considerado muito pequeno.
Os riscos atrelados ao investimento podem ser inúmeros, vamos a alguns exemplos:
- Rendimento negativo durante um período;
- Baixa liquidez;
- Concentração de capital;
- Instabilidade politica;
- Instabilidade financeira.
Entretanto, algumas pessoas acreditam que o perfil agressivo é voltado apenas para aqueles que não têm medo de perder dinheiro. Sinceramente, existe alguém que realmente não tem medo de ver o seu capital diminuir?
Por isso que, para escolher o investimento condizente com o seu perfil agressivo, é necessário compreender a sua faixa etária, contexto pessoal, comportamento, aporte de capital e, claro, a tolerância ao risco. Ou seja, é um conjunto de características que sustenta a escolha do melhor investimento para cada um.
Características do perfil agressivo
Normalmente, os investidores de perfil agressivo são pessoas mais jovens, que pretendem usar o investimento como forma de renda. Mas, ser jovem não quer dizer ser imaturo ou inexperiente. Afinal, independente do aporte financeiro ninguém investe sem estudar e pesquisar muito antes, não é mesmo?
Para entender melhor esse perfil vamos às questões mais frequentes dos testes de classificação do investidor dinâmico.
Normalmente, o investidor de perfil agressivo quer aumentar seu patrimônio consideravelmente a longo prazo. Ou seja, ele não precisa de investimentos com alta liquidez. O intervalo médio é de 3 a 5 anos.
Poucas pessoas pensam que a idade pode ser um fator característico do perfil. Mas, os investidores com perfil dinâmico são, em sua maioria, jovens, abaixo dos 25 anos de idade. Vale ressaltar que este não é um fator determinante e sim recorrente.
As expectativas de retorno do investidor agressivo costumam ser altas. Ele não quer apenas cobrir a inflação ou deixar o seu capital guardado em uma caderneta de poupança. Para conseguir atingir seus objetivos os investimento devem apresentar altas taxas e retornos substancias.
Se você é aquele investidor que corre resgatar o dinheiro na primeira queda, com toda certeza, este não é o seu perfil. Afinal, risco e rendimento são diretamente proporcionais. Ou seja, quanto maior o rendimento esperado, normalmente, maior será o risco atrelado a ele.
-
Já faz algum outro tipo de investimento
Essa é uma questão natural de qualquer teste de perfil. Afinal, sua experiencia prática no assunto pode fornecer melhor preparo para lidar com a instabilidade de investimentos mais dinâmicos. Mas, assim como a faixa etária, este também não é um fator determinante.
Afinal, todo investidor com perfil agressivo começou sem experiencia, certo?
A ideia de que o investidor arrojado, ou agressivo, se comporta de forma impetuosa é uma falácia. Afinal, irresponsabilidade nada tem a ver com agressividade no mundo dos investimentos.
E nem poderia, seja qual for o seu perfil é necessário que você tenha bastante conhecimento, prático e teórico no assunto ou algum acompanhamento profissional.
Como você tolera os riscos?
Depois de ser apresentado às principais características do perfil agressivo você ainda ficou com duvidas? Tudo bem, isso é bastante natural.
Se você já leu um pouco a respeito de investimentos, deve ter notado que o risco é um dos fatores com maior peso na seleção do investimento correto. Apesar de não ser o único.
Mas, se você precisa tirar a prova se realmente é um investidor dinâmico imagine essa cena:
Você colocou 60% do seu capital em investimentos de renda variável, e no terceiro ano os rendimentos caíram em 30%. O que você faria?
Perderia uma noite de sono e na manhã seguinte resgataria o dinheiro deste investimento?
Se a sua resposta for um sonoro SIM, então a sua tolerância para riscos não é muito alta. Afinal, este investimento pode sofrer uma queda brusca e no ano seguinte uma ascensão bastante vertiginosa.
Mas, como o seu perfil não é dinâmico você não terá tempo de descobrir. E muito provavelmente achará que o mercado de investimentos não é para você. Por isso que não existe o investimento certo e sim o que pode lhe deixar mais próximo dos seus objetivos.
Quais são os seus objetivos financeiros?
Chegamos, portanto, em uma das questões que podem tornar a sua vida de investidor mais triste ou mais feliz. Poucos questionários perguntam qual é exatamente o objetivo do cliente.
Ter rentabilidade positiva ao final do contrato?
Bom, conservadores, moderados e agressivos esperam que o retorno seja positivo, independente da trajetória ou do prazo do investimento. A questão que deve ser analisada é: por que você quer investir?
- Comprar um carro;
- Viver de renda;
- Viagem;
- Estudos;
- Complementar a renda;
- Aposentadoria
- Pagar despesas.
Traçar um objetivo especifico para o rendimento de cada investimento vai fazer com que os resultados possam atender às suas expectativas.
Por exemplo, se o seu objetivo é comprar um imóvel, muito provavelmente investir em títulos conservadores será frustrante. Afinal, o tempo para que o rendimento atinja o valor esperado será inviável. Da mesma forma que aplicar em ações, para complementar a renda é uma estratégia extremamente falha.
Investimentos para perfil agressivo
Bom, mas então como encontrar o investimento ideal para o seu perfil agressivo?
Hoje, existe uma infinidade de investimentos compatíveis com pessoas que tem alta tolerância a riscos e expectativas de grandes rendimentos. Com estudo financeiro e o acompanhamento de um profissional você pode chegar ao tipo de investimento ideal para as suas necessidades atuais.
O primeiro passo é conhecer alguns dos investimentos com perfil agressivo que existem no mercado.
Investimentos recomendados
O ideal para maximizar o rendimento e minimizar riscos é construir uma carteira de investimentos mais diversificada. Você pode dividir o seu capital entre investimentos de alto e baixo risco. Afinal, quanto menos concentrado estiver o seu dinheiro melhor.
As ações costumam ser o tipo de investimento de perfil agressivo mais utilizado, desde ações de empresas sólidas e nacionais a startups internacionais. Quanto menor e menos popular a empresa mais atrativas costumam ser as taxas.
Investir em ações é você tomar para si parte daquela empresa. Portanto, tanto os lucros quanto os dividendos serão divididos entre os “sócios”. Isso pode ser feito através da escolha e compra direta de ações, ou através de fundos de investimentos, nesse caso, os fundos de investimento em ações. Nesse último caso, o investidor opta por contratar o serviço de gestores especializados para que estes escolham as ações e empresas nas quais ele irá investir.
Investimentos com taxas pós-fixadas também atraem bastante o investidor de perfil agressivo. Principalmente se a tendência do mercado é de alta na taxa básica de juros. Afinal, neste tipo de investimento seu rendimento será o reflexo do andamento da economia.
Existem, também, alguns investimentos taxados de conservadores mas que podem se tornar mais agressivos, dependendo do capital investido, prazo e momento econômico.
Como é o caso do debêntures, por exemplo. Emprestar dinheiro para uma empresa sólida como a Nestlé, por exemplo, é um investimento conservador ou moderado. Mas se você emprestar dinheiro para uma startup promissora o cenário muda completamente.
Ou seja, você é quem norteia se a sua carteira de investimentos será agressiva. E existe um mundo de investimentos com altas taxas esperando para que você se arrisque mais. Mas lembre-se de fazer isso com responsabilidade e bastante respaldo prático e teórico.
Deixe o seu comentário