Perfil Moderado: Características e tipos de investimentos

Letícia Contrucci

Perfil moderado é o investidor que fica em cima do muro? Será que o conhecimento sobre o mundo dos investimentos pode influenciar no seu perfil?

O primeiro passo para se tornar um investido é entender em qual perfil de investimento você consegue se sentir mais a vontade. Ponderando, é claro, as taxas de juros esperadas, prazos de pagamento e o risco que cada investimento tem.

O brasileiro, em geral, costumava se enquadrar no perfil conservador de investidor. Não à toa que a poupança sempre foi um porto seguro para aqueles que queriam guardar dinheiro e construir planos e sonhos com essa renda “extra”.

Quando um investidor conservador sente que precisa se arriscar um pouco mais para ter maiores rendimentos, muitos acabam se identificando com carteiras de investimentos com perfil moderado e diversificado.

Principalmente aqueles que estudam mais sobre o assunto ou possuem algum respaldo profissional.

Balancear riscos e taxas é uma das principais incertezas para novos investidores. Mas se essa dúvida é o único motivo para você não ter começado a investir acesse nosso conteúdo sobre perfil conservador e arrojado.

E, caso nenhum deles seja exatamente o que você está procurando, com certeza o perfil moderado é o que se encaixa melhor às suas expectativas.

Sobre o perfil moderado

Moderado é o investidor que fica em cima do muro?

Não, na verdade o perfil moderado é para quem quer ganhar mais, a médio e longo prazo, e está uma pouco mais disponível para correr riscos que o perfil conservador.

O investidor com perfil moderado costuma querer taxas maiores que as taxas básicas de mercado. Portanto, ele está mais propenso a correr alguns riscos desde que a taxa de juros do investimento seja maior que a SELIC e o CDI, por exemplo.

Se você quer construir uma carteira de investimentos variada, de médio a longo prazo com uma taxa de juros melhor do que as da poupança e do Tesouro Direto, talvez o perfil moderado possa atender ao seus planejamentos.

Alguns estudiosos acreditam que o perfil do investidor está ligado apenas ao conhecimento que ele tem sobre o universo financeiro. Isso é uma verdade parcial.

Saber e estudar sobre o assunto traz  maior confiança para enfrentar instabilidades.

Mas não são todos os investidores que conhecem e se apaixonam perdidamente pela instabilidade do universo acionário.

Você pode estudar, acompanhar todos os nossos posts, pedir a assessoria da Monetus e mesmo assim não querer agir como um investidor agressivo.

O capital de investimento, a diversificação, a fase de vida profissional e as expectativas financeiras são as principais influencias sobre qual perfil está mais de acordo com você neste momento.

Vamos falar sobre algumas características que fazem parte do perfil moderado para que você entenda que ser cauteloso nem sempre tem a ver com desconhecimento.

Características do perfil moderado

Mas a escolha do perfil moderado tem mais alguns itens, tais como:

  • Necessidade de liquidez no médio ou longo prazo

O perfil moderado, diferente do conservador, pode escolher investimentos com menor liquidez. Com o planejamento correto o investidor concilia os seus planejamentos com o prazo minimo de resgate.

Dessa forma, portanto, ele pode escolher investimentos que paguem mais devido a prazos mais longos.

  • Média possibilidade de correr riscos

Só de ouvir falar em momentos de baixa, nos quais os rendimentos podem ser 80 ou 70% do CDI o investidor com perfil conservador se desespera e quer logo resgatar o capital investido.

Já o perfil moderado sabe,e pode esperar, a fase seguinte, na qual o rendimento é de 150% do CDI.

  • Diversificação da carteira de investimentos

Ter uma carteira de investimento mesclada é sempre uma excelente dica para balancear os nives de riscos e taxas de juros.

O investidor de perfil moderado prefere alocar seu capital parcialmente em um investimento de baixo risco e o restante de forma mais arrojada.

Como você tolera os riscos?

Não há um teste de perfil de investidor que essa questão não seja abordada. Mas, se você já respondeu algum destes questionários pode ter ficado em dúvida do que responder.

Afinal, ninguém quer perder o dinheiro investido.

Essa confusão ocorre porque é uma pergunta um tanto superficial. Existem alguns cenários possíveis que podem sinalizar a sua propensão a receber mais pelos riscos.

Por exemplo, imagine que você planejou para, em dois anos, fazer o resgate de R$ 35.000 e casou esse saque com a compra de um carro novo.

Se no primeiro ano o rendimento for 30% menos que o esperado e no segundo ano ele for 70% a mais do que o esperado esse rendimento ultrapassou suas expectativas.

Se você está disposto a sofres essas variações para alcançar seus objetivos financeiros então o perfil moderado, ou até mesmo o arrojado, vão atender às suas expectativas.

Quais são os seus objetivos financeiros?

Bom, desta forma ficou mais fácil entender que os riscos de um investimento dependem de outros fatores que não apenas da sede por adrenalina, certo?

Saber exatamente o que você espera de um investimento é um fator decisivo para mensurar sua disponibilidade de correr riscos. Por exemplo, o investidor com perfil moderado vai fazer planos para objetivos de médio e longo prazo.

Afinal, ele está disposto a enfrentar as variações do mercado desde que o objetivo final seja atingido.

Alguns dos planos mais comuns entre os investidores com de perfil moderado:

  • Casamento;
  • Faculdade dos filhos;
  • Viagem dos sonhos;
  • Troca de carro;
  • Complementar a renda.

A ideia de traçar o seu objetivo com a carteira de investimentos escolhida é não criar expectativas que destoem do seu perfil.

Investimentos para perfil moderado

Você conseguiu perceber que não existe o melhor investimento do mundo? A ideia é que cada um encontre qual é o melhor investimento para a fase de vida que se encontra.

Mas, antes de decidir o investimento que atende às suas expectativas e ao seu perfil é fundamental estudar muito sobre o assunto. E, de preferencia, procurar aconselhamento de um profissional.

Se mesmo depois de analisar todas as características do perfil moderado você ainda não estiver confiante, procure a Monetus para que a experiencia de investir seja a melhor possível.

Mas, por mais que não seja tão simples elencar o melhor tipo de investimento, existem alguns que são mais indicados para o perfil moderado. Vamos abordar alguns deles:

Investimentos recomendados

Essa é uma ótima saída para quem quer diversificar de uma forma mais simplificada. Ótimo investimento de médio e longo prazo. Apesar de ter oscilações que podem gerar rendimentos abaixo do CDI, no médio prazo – mais de um ano – as taxas ficam acima da média de mercado.

Dentre as possibilidade do fundo de multimercados estão renda fixa, derivativos, ações nacionais e investimentos internacionais. A variedade dos investimentos é a principal responsável por balancear os riscos de volatilidade.

Acesse o post O comportamento dos investimentos em ações: volatilidade e expectativas’ para entender mais sobre a volatilidade de alguns investimentos.

  • Debêntures

Da mesma forma que o Tesouro Direto fornece títulos da dívida pública os debêntures oferecem ao público títulos de dívida privada. Ou seja, ao comprar parte da dívida de uma empresa, o investidor torna-se um credor. E, dessa forma, recebe juros pré ou pós fixados referente ao período do investimento.

O risco dos debentures está diretamente ligado a solidez e ao histórico da empresa. Quando mais nova maiores são os riscos e, normalmente, maiores as taxas. Mas, no geral, as taxas devem ser, pelo menos, maiores que as do Tesouro Direto.

Vale lembrar que este tipo de investimento não tem respaldo do Fundo Garantidor de Crédito. Portanto fique muito atento a capacidade de gestão da empresa escolhida.

Outras indicações são os LCIs, LCAs e títulos atrelados a inflação. Continue acompanhando a Monetus para conhecer os melhores investimentos para cada perfil de investidor.

E lembre-se que pesquisar e ter um auxilio profissional sobre o mercado é sempre a melhor arma para escolher o investimento correto para você.

E então, você é um investidor de perfil moderado?

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário