Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Planilha de gastos: uma ferramenta essencial para sua saúde financeira

Equipe Monetus
           

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que 6 em cada 10 brasileiros não dedicam tempo às suas vidas financeiras.

Nesse cenário, parte dos consumidores entram em um ciclo vicioso que envolve dívidas de empréstimo, cartão de crédito e cheque especial.

Resumindo, o começo é a pior parte! Mas ao longo do processo você pode descobrir que, além de essencial, se organizar financeiramente é mais fácil do que você imagina. Então, que tal começar a entender seu orçamento com uma planilha de gastos?

Como uma planilha de gastos pode me ajudar?

A planilha de gastos é a substituta oficial daquele caderninho de despesas e até mesmo da calculadora! Ou seja, a sua mais nova aliada no processo de organização financeira, e fundamental para seu planejamento financeiro!

Neste documento, seus gastos fixos e variáveis serão listados por categoria: moradia, alimentação, lazer, transporte, etc. Ao enxergar essa categorização, você conseguirá entender para onde o seu dinheiro tem ido, e a qualidade dos seus gastos.

O objetivo é, a partir disso, priorizar os gastos de acordo com o que é relevante na sua vida, mas também ver de forma nítida o que é essencial e o que não é.

Quais os principais benefícios de ter uma planilha de gastos?

Garantir excedentes financeiros

Como citamos anteriormente, anotando seus gastos você enxerga para onde vai o seu dinheiro e, assim, identifica possíveis problemas e gastos supérfluos.

Ao analisar as informações, você vai saber em quais pontos trabalhar para gastar de forma consciente. Isso facilitará para que você economize e gere aquela tão sonhada folga no orçamento no final do mês, podendo até começar a investir e multiplicar o seu dinheiro.

Controlar (ou evitar) dívidas

Caso você tenha esse tipo de pendência, analisando a planilha, você certamente vai se surpreender com os juros acumulados que provém de dívidas e parcelamentos de faturas.
Mas calma, não se desespere! Saber disso é extremamente importante para planejar a quitação das dívidas.

Caso você não esteja nessa situação, a planilha também te ajudará a planejar o seu excedente financeiro para não contraí-las no futuro. Assim, você conseguirá, por exemplo, estruturar uma reserva para seus objetivos.


Lembrando sempre dessa dica de ouro: evite parcelar a fatura do cartão de crédito! Assim, você já evita as maiores taxas do mercado.

Estamos combinados?

E agora, qual é o próximo passo?

Já vimos que a planilha de gastos vai te ajudar a sair da vontade e finalmente diminuir os gastos de forma saudável, e torná-los bons investimentos no futuro.

Mas não se esqueça que o ingrediente fundamental para que a planilha seja de fato efetiva é: constância! Mantenha a determinação e continue alimentando a planilha sem a omissão de nenhum gasto.

Sabendo disso, o próximo passo é simplesmente começar!

Para te ajudar na busca pela sua liberdade financeira, criamos um modelo de planilha de controle de gastos simples e 100% gratuita, especialmente para você.

Basta fazer o download e ajustar as categorias da forma que fizer mais sentido para você!

Para baixar a planilha, clique nesse link: Controle de orçamento

OBS: Ao abrir no “Planilhas Google”, clique em “Arquivo”, no canto superior esquerdo, e faça uma cópia! Assim você terá a sua planilha, única e do seu jeito 🙂

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]