Por que a portabilidade te ajuda a economizar?

Luciana Pimenta

Provavelmente você já escutou o termo portabilidade e associa a palavra, imediatamente, à telefonia, fixa ou móvel.

Mas esse conceito também pode ser usado no universo financeiro e, em ambos os casos, pode ser uma ótima alternativa para rever os seus gastos e economizar! Será mesmo que você contratou a empresa e o plano certo para cuidar dos seus serviços?

Nesse artigo, você vai entender como funciona a portabilidade e quais os benefícios para seu bolso.

O que é portabilidade?

Para começar, é legal explicarmos que portabilidade é o direito do consumidor de transferir determinados tipos de serviços de uma empresa para outra concorrente. Assim, escolhe por aquela que oferece melhores condições para atender suas necessidades.

No caso da portabilidade telefônica, o consumidor consegue mudar a sua linha de operadora, mantendo o mesmo número.

Nas instituições financeiras, a portabilidade pode ser de:

  • Crédito, quando se transfere uma operação de crédito ou financiamento de um banco para outro;
  • Salarial, quando o cliente decide em qual instituição prefere receber;
  • Investimentos, quando o investidor transfere suas aplicações sem ter qualquer tipo de prejuízo.

Portabilidade de telefonia

A portabilidade de telefonia acontece quando o consumidor migra para uma nova operadora sem precisar trocar de número.

Só é possível pedir a portabilidade telefônica de fixo para fixo ou celular para celular. Além disso, o número deve permanecer com o mesmo DDD. Se você for mudar de área, é necessário solicitar outro número.

Para fazer a mudança mantendo o mesmo telefone, entre em contato com a empresa de seu interesse. A própria operadora fica responsável por cancelar o seu plano atual.

Confira todos os detalhes de como fazer a portabilidade nas principais operadoras de telefonia do Brasil.

Portabilidade de previdência

A previdência privada, também conhecida como previdência complementar, é uma modalidade de investimento para qual muita gente pede portabilidade. A previdência é um investimento de longo prazo e nós sabemos que a vida muda durante todo esse período. Se a realidade agora é outra e o plano de previdência que você optou não te atende mais ou as taxas cobradas não lhe agradam, é possível, sim, fazer a portabilidade.

A portabilidade deve ser feita entre planos do mesmo tipo (não é possível mudar de PGBL para VGBL e vice-versa). Pode ocorrer internamente, quando o investidor faz a mudança de oferta mas se mantém dentro da mesma instituição; ou externamente, quando migra para outro banco ou gestora de investimentos.

Umas das formas de migrar o investimento, é transformar os papéis em dinheiro e aplicar em outra instituição. Porém, esse processo pode acarretar perdas financeiras, decorrentes do pagamento de taxas e impostos.

Por que vale a pena fazer a Portabilidade?

A portabilidade é o caminho mais adequado para mudar de empresa e é uma grande vantagem para o consumidor, já que traz competitividade entre as operadoras de telefonia e instituições financeiras.

Isso força que as empresas ofereçam vantagens aos clientes, com interesse em retê-los ou atraí-los (no caso dos novos). Dentre os benefícios estão:

  • Taxas mais baixas de juros, serviço e de administração;
  • Maior poder de negociação com a nova empresa, já que ela está interessada em te atrair como novo cliente;
  • Flexibilidade e controle das suas próprias decisões. A portabilidade te dá a possibilidade de mudar rapidamente para uma empresa que ofereça, por exemplo, preços promocionais ou mais baixos que a sua atual operadora/investidora;
  • Evita que você tenha que pagar possíveis matrículas ou taxas iniciais de contratação de um serviço;
  • Maior rentabilidade sobre os papéis;
  • Mais segurança – já que a migração pode ser para uma instituição com mais solidez e tradição no mercado financeiro;
  • Mais orientações sobre quais atitudes tomar em relação ao seu dinheiro. Algumas instituições promovem um importante trabalho de educação financeira, que faz toda diferença na vida do investidor.

É importante lembrar que antes de fazer a portabilidade, o cliente deve pesquisar muito sobre as condições oferecidas pelas empresas e compará-las. Coloque tudo na ponta do lápis e confira se você, de fato, vai economizar a longo prazo.

Considere fazer a portabilidade para uma gestora digital

Se você está procurando uma nova empresa para cuidar dos seus investimentos e fazer a portabilidade da sua previdência privada, uma boa ideia é procurar uma gestora de investimentos digital. Afinal, estamos em um mundo conectado e mais dinâmico não é mesmo?

A Monetus é uma dessas empresas que garantem que seu dinheiro seja investido de uma forma mais inteligente, de acordo com seus projetos de vida.

Uma gestora digital economiza seu tempo e dinheiro, já que custa até cinco vezes menos do que investir em bancos tradicionais. Ela cobra menos taxas de você e só usa canais digitais, o que desburocratiza e permite a automatização de vários processos.

E no fim das contas, seus investimentos acabam sendo mais rentáveis do que quando gerenciados pelas instituições tradicionais. Confira o relatório de rentabilidade da Monetus e veja como manter seu plano de previdência com seu banco pode não ser a melhor decisão.

A empresa ainda te mostra os resultados dos seus investimentos, com total transparência, e você passa a ter controle total do quanto seu dinheiro vai render.

Interessante, não é? Pense bem se a empresa que você contratou está mesmo valendo a pena!

Importância de economizar para investir

Pode até parecer difícil, mas poupar uma parte dos recursos para investir é fundamental para garantir o seu futuro e o da sua família.

Quando economizamos dinheiro e aplicamos em uma linha de investimento – seja em ações, previdência privada, no Tesouro ou nas diversas opções do mercado, estamos nos preparando para aumentar o patrimônio ou até manter o mesmo padrão de vida durante a aposentadoria.

E aí a organização financeira é importante: faça uma planilha de gastos, organize o seu orçamento e envolva todas as pessoas da casa em uma nova cultura de economia e planejamento.

Com o valor total que “sobrar” das economias, você consegue investir em outras aplicações. Diversificar seus investimentos é importante para fazer seus recursos renderem e para garantir que você possa usufruir dos serviços que desejar. Dá até para contratar um plano novo de celular com o dinheirinho extra!

Para tudo isso, cadastre-se na plataforma da Monetus e veja como podemos mudar a sua vida financeira. Você vai ver que migrar para um investimento rentável é tão simples quanto fazer a portabilidade do seu número de telefone.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário