Quais são as vantagens e desvantagens de investir em ações?

Por Vitor Tito

Investir em ações parece ser algo mais complicado do que parece. Tudo dependerá do empenho dedicado aos estudos para conhecer melhor o mercado e realizar bons investimentos. Para ajudar nesse processo, desenvolvemos um post com as vantagens e desvantagens de investir em ações. Essa é uma grande oportunidade para aprender mais e garantir o sucesso no empreendimento.

Desvantagens

1. Alta oscilação devido às incertezas políticas e econômicas

Sempre que há alguma incerteza, seja no cenário econômico ou político, as oscilações podem ser fortes e de forma indefinida. Ou seja, o sobe e desce do valor dos ativos acabam dificultando uma análise mais precisa das tendências de alta ou baixa tornando o investimento um pouco mais arriscado que o normal.

2. Maior risco nas operações

Enquanto a poupança e a renda fixa oferecem ganhos pequenos e limitados em troca dos riscos quase nulos, as ações oferecem a oportunidade de ganhos muito maiores, porém, com riscos na mesma proporção. Entrar nesse mercado pode ser muito lucrativo, mas sem conhecimentos e um controle de riscos bem planejado, o investidor pode ter que arcar com altos prejuízos.

3. Incertezas de lucratividade

Para operar no mercado de ações o investidor precisa possuir uma personalidade que inclua o controle emocional, a paciência para encarar potenciais perdas antes de chegar ao merecido lucro, ter vontade de estudar o mercado, desenvolver e testar constantemente as estratégias e ter um controle de riscos sólidos para suportar a volatilidade sem grandes prejuízos.

É claro que nem todo mundo possui essas qualidades, mas a vontade de ganhar dinheiro pode servir como uma motivação na busca pelo desenvolvimento delas.

Vantagens

1. Investimentos a partir de pequenas quantias

Começar a investir em ações não é tão caro como muita gente acredita. É possível entrar no mercado comprando apenas um lote de ações de apenas uma empresa, por exemplo. No entanto, é preciso ter um plano de crescimento dos investimentos diversificando os ativos para reduzir os riscos e melhorar o desempenho.

2. Trabalho a partir de casa

Uma das grandes vantagens de investir em ações é a possibilidade de trabalhar em casa. Com um ponto de acesso à internet e um notebook, por exemplo, é possível realizar as operações de compra e venda dos ativos no conforto do lar. Muitas pessoas se especializam nessa área e se tornam investidores profissionais, vivendo apenas disso.

É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida evitando estresses provocados pelo trânsito e economizar tempo e dinheiro com o transporte.

3. Possibilidade de altos rendimentos

Mesmo começando com poucos ativos e riscos menores, é possível aumentar o portfólio de ações e a exposição no mercado conforme a experiência e a rentabilidade forem melhorando.

Além de utilizar as estratégias de compra e venda, o investidor também pode faturar um dinheiro extra com os dividendos pagos periodicamente por diversos ativos. Ou seja, não há limites para os ganhos.

Como você pôde ver, existem vantagens e desvantagens de investir em ações. No entanto, há meios de contornar as desvantagens e tornar os investimentos mais lucrativos e com riscos bem reduzidos. Agora, aprenda como investir na bolsa de valores.

Categoria: , ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora