O RDB da NuConta vale a pena? Entenda tudo sobre a aplicação!

João Vitor dos Santos
           

O RDB da NuConta é a mais nova aplicação financeira oferecida pelo Nubank. A startup que se popularizou no mercado nacional por oferecer cartão de crédito sem anuidade, cada vez mais vem tomando a forma de um banco tradicional, diversificando sua oferta de produtos financeiros, com o diferencial de oferecer tudo de maneira fácil por meio de seu aplicativo para smartphone.

A implementação da conta corrente digital, a concessão de empréstimos pessoais, a possibilidade de utilizar o cartão na função débito, e a sua mais recentemente novidade, a opção de se aplicar o dinheiro “parado” na conta corrente em RDBs são alguns exemplos de como a fintech vem se modificando.

Quer saber mais sobre outros Bancos Digitais acesse esse link!

Mas afinal, o que é esse nova aplicação disponibilizada pelo Nubank? O RDB da NuConta vale a pena? Acompanhe nosso post e tenha todas as informações sobre:

  • O que é um RDB?
  • Qual a diferença entre o RDB do Nubank e a NuConta?
  • Como investir no RDB da NuConta?
  • Vale a pena investir no RDB da NuConta?
  • Investimentos que rendem mais que a NuConta 

O que é um RDB?

RDB, nada mais é do que a sigla para Recibo de Depósito Bancário. Na prática, o RDB é um título de renda fixa, utilizado por instituições financeiras como forma de captar recursos para suas operações.

Em fevereiro deste ano, o Nubank passou a oferecer empréstimos pessoais a seus clientes. Logo, como forma de financiar parte desses empréstimos, a empresa começou a ofertar os RDBs.

Qual a diferença entre o RDB do Nubank e a NuConta?

Basicamente, a diferença entre o RDB e a NuConta se dá em onde o dinheiro está aplicado. Na NuConta, o capital em sua totalidade está investido em títulos públicos, rendendo atualmente 100% do CDI. Para saber mais sobre a NuConta do Nubank acesse nosso artigo específico sobre ela nesse link.

Já no RDB, como mencionamos acima, o capital está investido em recibos de depósito bancário contando também com a rentabilidade de 100% do CDI.

Hoje, 100% do CDI equivale a 6,4% ao ano.

Mas então, qual a diferença entre as duas formas de aplicar seu dinheiro? A diferença se dá no fato que os RDBs do Nubank estão cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito(FGC). 

Por esse motivo, caso ocorra algum problema com a instituição, o investidor está coberto de eventuais prejuízos em valores de até R$250 mil reais por CPF. Entretanto, os riscos nas duas modalidades de aplicação são muito baixos, não é algo com o que você deveria se preocupar.

Nesse momento é importante ressaltar uma informação. Por mais que o dinheiro esteja aplicado, seja em títulos públicos, seja em RDBs, a empresa garante a liquidez diária dos valores. Ou seja, sempre que você precisar, seu dinheiro estará a sua disposição. 

Em relação a tributação, nada muda. Os valores cobrados de IR(imposto de renda) e IOF( imposto sobre operações financeiras) são os mesmos em ambas modalidades, e incidem somente sobre os rendimentos. As alíquotas podem ser verificadas na tabela abaixo.

Imposto RDB da NuConta

Já em relação ao IOF, a cobrança é feita de maneira decrescente, até ser nula a partir do trigésimo dia.

Como investir no RDB da NuConta?

Investir no RDB da NuConta é muito simples, tudo é feito através do aplicativo como tudo que diz respeito aos produtos oferecidos pela empresa. 

Primeiro, você precisa ter a NuConta desbloqueada. Se não tiver, faça a solicitação através do próprio aplicativo. Após a ativação basta seguir o tutorial abaixo para aplicar no RDB da NuConta.

RDB da NuConta

Vale a pena investir no RDB da NuConta?

A resposta mais honesta que pode se dar quando alguém lhe pergunta se determinada aplicação vale a pena é: depende. Depende de como você aplica seu capital.

Se você costuma deixar seu dinheiro parado na conta corrente, ou, aplica em produtos que rendem abaixo de 100% do CDI, como a poupança e a maioria dos CDBs de grandes bancos, o RDB da NuConta pode ser um bom produto para você.

Já se compararmos a outras aplicações financeiras, o RDB da NuConta pode não ser tão vantajoso assim.

Investimentos que rendem mais que a NuConta

Mostramos que o rendimento dos dois produtos financeiros disponibilizados pelo Nubank é de 100% do CDI, para conseguir aplicações com melhores remunerações, temos que procurar aplicações que superem esse rendimento.

Nesse contexto, o mercado de aplicações financeiras pode ser um pouco complicado. Achar as melhores oportunidades nem sempre é a tarefa mais fácil, ainda mais quando a maioria das pessoas tem seu dinheiro aplicado nos maiores bancos do país. 

Aqui na Monetus nós podemos te ajudar com isso! Possuímos assessores financeiros treinados e preparados para te ajudar a encontrar as aplicações que vão lhe proporcionar as melhores rentabilidades. Faça seu cadastro agora mesmo, e comece a ter uma perspectiva diferente de como investir seu dinheiro.

Se você chegou até aqui, eu te garanto que já tem as informações necessárias para tomar melhores decisões. Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida, ou, quer fazer algum comentário sobre o assunto? Fique a vontade para interagir conosco na sessão de comentários. 

Quer uma opinião sobre suas aplicações e dicas sobre investimentos? Agende um horário com nossos assessores! Estamos te esperando.

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
Fechar
Fechar

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Receba grátis o melhor conteúdo sobre investimentos.

Fique tranquilo, não enviamos spam e você pode deixar de receber quando quiser.