Relatório de rentabilidade Monetus em 2017

Por Vitor Tito

Dois mil e dezessete acabou e agora temos um relatório completo do ano para você! Estamos muito felizes com os resultados e queremos compartilhar isso em mais detalhes. Ao longo de 2017 sempre buscamos uma diversificação dos investimentos que fosse positiva em termos de retorno, sem abrir mão de segurança. Foi assim que fomos considerados os melhores investimentos em 2017 pela Exame e pelo Valor Econômico.

No planeta dos investimentos, principalmente aqueles em renda variável, esse tipo de análise histórica pode gerar ansiedade e um pouquinho de confusão. Por dois motivos. Primeiro: os cenários mudam, como vocês vão ver. Segundo: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, e essa afirmação deve estar sempre na ponta da língua quando pensamos em investir.

A partir dessa análise será possível entender um pouquinho mais o funcionamento das carteiras administradas pela Monetus. E isso vai além da rentabilidade. Passa pelo nosso pensamento na tomada de decisão estratégica ao investir para você, afinal, é isso que fazemos, e esperamos continuar fazendo muito bem. Então vamos lá a um banho de informação e transparência.

Este gráfico apresenta as carteiras padrão da Monetus em 2017. Primeiramente, o que são as carteiras padrão? Elas são referentes a quais investimentos compõem cada uma dessas linhas. Cada uma delas representa uma carteira, e elas diferem segundo o perfil de risco do investimento. Quando falamos em aumentar o risco de uma carteira, isso significa que uma maior parcela dos investimentos está em renda variável. No caso das carteiras padrão, as de Risco 1 não possuem qualquer investimento em ações (renda variável). Ela é integralmente investida em renda fixa (títulos públicos e privados). Uma carteira de Risco 2, possui 10% de investimentos em renda variável. Os valores são crescentes até as carteiras de Risco 5, que tem 40% dos investimentos em ações.

Essa divisão é quase um padrão no sistema financeiro, por isso estamos apresentando o relatório dessa forma. Lembramos que na Monetus os clientes têm liberdade para investir integralmente em renda variável. É sempre válido lembrar que devemos sempre investir de acordo com nosso perfil de investidor. Retornos são importantes, mas estar confortável com nossos investimentos é ainda mais. Investimentos em renda variável estão sujeitos a oscilações, então recomendamos investir com cautela!

Na tabela abaixo é possível ver a rentabilidade das carteiras da Monetus. Como podemos ver, uma carteira de Risco 2, teve rentabilidade média de 15,19% em 2017. Isso significa uma rentabilidade de 153,08% do CDI no período. Uma carteira de nível de Risco 5, com 40% em ações, rendeu uma média de 29,44% no ano, equivalente a 296,58% do CDI.

Nível de risco Renda fixa Ações Rentabilidade
2017
Rentabilidade em % do CDI
2017
Volatilidade
1 100% 0% 10,45% 105,25% 0,00%
2 90% 10% 15,19% 153,08% 1,74%
3 80% 20% 19,94% 200,92% 3,49%
4 70% 30% 24,69% 248,75% 5,23%
5 60% 40% 29,44% 296,58% 6,97%

Os dados apresentados foram consolidados considerando a rentabilidade média das carteiras em cada nível de risco. O que isso significa? Que cada pessoa tem uma carteira única dentro da Monetus. Não trabalhamos com carteiras rígidas. Primeiro, o cliente tem liberdade para alterar o formato dos investimentos. Segundo, estamos sempre buscando as melhores condições de rentabilidade, então as aplicações que fazemos podem variar de instituição, de acordo com a estratégia de montagem dos fundos, o que impacta na taxa de rentabilidade. Além disso as próprias condições de mercado e recorrência dos investimentos geram pequenas mudanças de rentabilidade em carteiras semelhantes.

O que há de especial na renda fixa? Comparando com os principais índices

Com um ano em que as taxas de juros caíram tanto, é ainda mais importante fazer uma análise comparativa com os principais índices do mercado. A Selic, taxa básica de juros da economia, caiu quase pela metade em 2017, chegando ao patamar de 7% ao ano. Isso afeta a rentabilidade dos principais investimentos em renda fixa, principalmente a poupança, que tem seu formato de cálculo alterado quando a taxa atinge um certo valor.

Estes dados foram retirados do site do Banco Central para o período especificado e permitem visualizar a Monetus comparativamente. No caso da carteira de nível de Risco 1, todos os investimentos são realizados integralmente em renda fixa, sendo equivalente à poupança e aos títulos do Tesouro (no nosso fundo de Renda Fixa, investimos exatamente em títulos públicos). Mesmo para as carteiras mais conservadoras, a rentabilidade já se mostra superior em relação a estes índices.

Índice base 2017
Poupança 6,16%
CDI 9,93%
Selic 9,94%

Tendo essas informações em mente, agora é importante detalhar um pouquinho mais as diretrizes que adotamos para renda fixa e variável. Assim você compreenderá melhor nossas decisões estratégicas para montar suas carteiras.

Se você acompanhou a Monetus desde janeiro, viu que antes era possível encontrar títulos de renda fixa com rentabilidade de 108% do CDI para liquidez diária. Sim! Mas as condições de mercado foram mudando. Tanto a taxa básica de juros Selic foi caindo ao longo do ano, quanto a postura dos bancos em ofertar títulos mudou. De 108 para 105, 102 e 100% do CDI a partir de setembro. Em alguns momentos a melhor taxa oferecida no mercado era de 98%, e corremos atrás para conseguir melhores condições. E agora? Como proceder?

Diversificação! Diversificar seu portfólio é ótimo para a saúde da sua carteira. Como alinhar diversificação e segurança? Decidimos criar um Fundo de Renda Fixa Monetus (o Monetus FIRF), montando um portfólio de títulos públicos inteirinho para você. Como gestores, estamos muito felizes em ter mais uma ferramenta de investimento para os clientes, com alta segurança, taxa zero interna ao fundo, flexibilidade. Isso porque este fundo também é gerido com gestão ativa da Monetus, então podemos sempre atuar para montar uma carteira de excelência e ótimas rentabilidades. Hoje temos a flexibilidade de escolher fazer aplicações em títulos públicos ou privados, dependendo do que for melhor em determinado momento. O melhor para você!

Entendendo o comportamento da renda variável

O nome mesmo diz: renda variável varia mesmo! E isso é motivo para se preocupar? Não! Por isso é tão importante investir de acordo com seu perfil de risco. No último relatório de rentabilidade publicado, falamos um pouco sobre o efeito JBS, que ocorreu em Maio de 2017. Lembra dos escândalos de corrupção do governo Temer que levaram a bolsa a parar suas negociações após uma queda de quase 10% do valor das ações? Este é um evento pontual. No resto do ano, os investimentos de renda variável tiveram um comportamento natural de altas e baixas. Carteiras de ações são influenciadas pelas condições favoráveis ou desfavoráveis do mercado e da economia. Não podemos nos empolgar nos momentos felizes, nem nos deprimir em momentos ruins. Racionalidade é essencial para investir, e investir de acordo com nosso perfil é a base desse pensamento.

Ao longo de 2017, o Fundo de Ações da Monetus acumulou um crescimento de 57,92%, mais de trinta pontos percentuais acima do Ibovespa. Para um fundo de gestão ativa, como o nosso, que busca superar o índice base de referência (no caso o Ibovespa), isso nos mostra que nosso trabalho está dando frutos. Ao longo dos doze meses de 2017, em dez deles conseguimos resultados superiores. E um panorama histórico nos mostra que não é um resultado pontual, mas sim um esforço de trabalho que vem sido recompensado desde 2011, com a criação do Fundo.

Especialmente em 2017, empresas como a Grazziotin, CVC e Estácio, foram os motores deste crescimento, tendo obtido resultados bastante consistentes e nos deixado muito felizes. E como realizamos uma  análise para incluir ou retirar uma empresa do fundo? Na Monetus utilizamos uma metodologia fundamentalista para compor nosso Fundo de Ações. Esse formato busca mapear e estudar empresas sólidas, líderes em seus segmentos, com potencial de crescimento consistente. Com esse formato de diversificação é possível melhorar a relação entre risco e retorno, objetivando construir resultados favoráveis como os que temos obtido. Essa análise é feita diariamente, e não leva em conta uma informação pontual sobre as empresas. Estudamos profundamente os balanços, a gestão e o potencial, para conseguir o melhor resultado. Em 2017, o portfólio de Risco 5 da Monetus (com 40% em renda variável), rendeu mais do que o Índice Bovespa, com uma exposição ao risco infinitamente menor! Confia e vem com a gente 😀

Uma coisa importantíssima surge, portanto, desses dados: é essencial analisar o longo prazo para qualquer tipo de gestão. Segundo as diretrizes da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), sugere-se que o período mínimo para análise consistente de um Fundo de Investimentos é de 12 meses. Isso permite ver um panorama geral, que é essencial para analisar a qualidade da sua gestão. Observar apenas o mês de julho, que concentrou nossa maior alta percentual no ano (de 8,10%), traz informações pouco precisas. Olhar apenas o mês de novembro, que foi especialmente fraco para as carteiras de renda variável e muitos clientes chamaram de “novembro do terror”, também é pouco relevante. Agora veja que em 2017, o Fundo de Ações da Monetus teve um crescimento de mais de 57%, 31 pontos percentuais acima do Ibovespa, índice de referência. Historicamente, desde 2011, ele chegou quase à 100% de rendimentos, mais de 85 pontos percentuais acima do Ibovespa. Temos uma gestão comprometida com resultados e estamos sempre buscando os melhores para você.

O que vem por aí?

2018 está começando, e com ele nosso planejamento anual. Mais uma vez estamos recolhendo os feedbacks dos nossos clientes para fazer o que fazemos de melhor: ofereçer um serviço de gestão diferenciado, com relacionamento único e ótimas rentabilidades. Queremos continuar construindo resultados excelentes. Queremos ser lembrados! Nosso modelo de gestão é ativo e flexível para conseguir ótimos retornos com segurança e simplicidade. Esperamos que o próximo relatório seja tão colorido e positivo quanto esse, e que nesse momento a plataforma tenha ainda mais a sua cara.

Pronto para investir melhor?  Crie agora sua conta de investimentos com a Monetus.

Categoria: ,

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora