Fechar
Icone para fechar banner

E aí, qual é o seu sonho?

Novo apartamento, viagem pelo mundo, ou seu primeiro milhão Converse com um de nossos consultores financeiros e descubra como conquistar seu sonho!

Robôs de investimento – Conheça essa tecnologia

Teles Nascimento
           

A partir da década de 90 os robôs de investimento foram criados para ajudar as instituições financeiras a realizar um grande volume de operações ao mesmo tempo.

Com o tempo, esses robôs foram se popularizando e sendo disponibilizados a consumidores comuns como nós.

A partir de 2010, ocorreu uma grande popularização dos robôs de investimentos e milhares de pessoas adquiriram seus próprios robôs na qual tinham multifunções, desde realizar operações sozinhos até acompanhar indicadores e índices.

Hoje em dia, os robôs estão presentes em praticamente todas as transações do mercado financeiro. Portanto, leia nosso artigo e descubra como funciona essa tecnologia!

O que é um robô de investimento?

É bem comum quando se fala em robô de investimento pensar em uma máquina gigantesca realizando operações. Mas, a realidade, entretanto, é extremamente diferente.

Um robô de investimento é um software (programa de computador) que faz a automação de processos que são relacionados a operações financeiras. Os robôs de investimento podem atuar em apenas um fase ou em todo o processo de uma transação financeira.

Utilizando algoritmos, o robô interpreta gráficos e analisa o mercado e a probabilidade do que vai acontecer com cada operação. Portanto, utilizam da lógica para determinar os melhores momentos para realizar uma ação.

Principais funções de um robô de investimento

Como foi dito acima, os robôs de investimento podem participar de apenas uma parte do processo ou dele todo. Por isso, é possível dizer que as principais funções deles são:

  • Monitorar desempenhos de investimentos realizados;
  • Realizar aplicações ou resgatá-las conforme você instrua ele (Por exemplo: você define que o robô deve resgatar um investimento caso ela caia);
  • Analisar e escolher os investimentos mais rentáveis conforme o algoritmo;
  • Realizar arbitragem (operação que consiste na compra e venda de determinado ativo, em mercados diferentes, visando o lucro);
  • Realizar operações de day trade (Compra e venda de ativos no mesmo dia visando o lucro).

Vale lembrar que o robô funciona apenas como uma ferramenta, então, quem instrui ele a fazer algo é você. Ou seja, você deve informar a ele o que deseja, como executar determinada aplicação financeira caso o ativo fique mais barato etc.

Quais os principais tipos de robôs de investimento?

Primeiramente, é válido frisar que existem milhares de robôs de investimentos, porém são divididos em apenas quatro classes.

Dessa forma, vamos te demonstrar quais são estas classes e explicar cada uma com o intuito de facilitar sua vida.

Robô negociador de alta frequência ou high-frequency trader (HFT)

Como mencionado acima, as grandes instituições financeiras foram os primeiros usuários dos robôs.

Logo, os HFTs foram os primeiros robôs a serem criados. Propulsores de todos os robôs que conhecemos atualmente, eles foram conhecidos como revolucionários a sua época.

Com a possibilidade de executar ordens de compra e venda de investimento de forma quase instantânea, foi uma grande novidade para o mercado financeiro.

Ainda hoje eles são utilizados em bancos, corretoras de valores, private equity, entre outras instituições que negociam no mercado.

Podemos dizer que o HFT foi o pai de todos os robôs de investimento que existem hoje.

Robô de investimento trader ou Robô Trader

Em 2013, houve uma explosão de traders (pessoas que negociam no mercado financeiro comprando e vendendo ações no mercado financeiro)

Com esta popularização surgiu um novo tipo de robô. O Robô Trader, o qual realiza operações de investimento em renda variável.

As funções do Robô Trader mais comuns são a programação de compra e venda de ordens seja de ações ou fundos de investimento.

Bastante popular para operações de curto prazo chamadas day trade (Compra e venda de ativos no mesmo dia). O robô atua de forma quase instantânea garantindo a execução de ordens e possibilitando o lucro do usuário.

Vale lembrar que é necessário que o usuário defina o critério do robô, por exemplo: Compre quando o preço estiver a R$ 5,00 e venda quando estiver a R$ 5,32.

Existem alguns robôs que são tão bens programados que eles mesmo decidem o momento de comprar e vender, com base em análises do mercado.

Robô advisor

O robô advisor atua como se fosse um consultor de investimento. Ele se trata de uma ferramenta de investimento automatizada. Na qual atua em carteiras de investimentos:

  • Monitorando
  • Recomendando; e
  • Executando transações financeiras.

O robô advisor funciona da seguinte forma:

  1. Verifica o seu perfil de investidor e depois os seus objetivos.
  2. Analisa todas as possibilidades possíveis de investimento com base em suas características.
  3. Te avisa quando uma operação irá vencer, ou quando é melhor aplicar/resgatar um investimento
  4. É possível definir que o robô atue sem sua supervisão, ou seja, ele não te notifica, apenas executa as operações conforme for melhor.

Robô consultor de investimento digital ou Investment Advisor

Um robô Consultor de Investimentos não é exatamente um robô, existe uma pessoa por trás fazendo a consultoria e gestão, e pode ou não utilizar um robô para auxiliar na operação.

O robô Investment Advisor funciona da mesma forma que o Robô Advisor, entretanto, com algumas funcionalidades a mais.

Além de análise de investimentos ele oferece consultoria e gestão de investimentos.

E por que é chamado de robô consultor de investimento digital? É simples, o fato de funcionar em plataformas digitais, como sites e também te dar a impressão de quem está respondendo a suas dúvidas é um robô.

Qual o melhor robô de investimento?

Bom, essa é uma pergunta que varia conforme seu objetivo. Porém, caso queira começar a investir, o recomendado é começar com um robô advisor.

Pois ele funciona como um consultor de investimento, e com apenas algumas perguntas é possível traçar o que você necessita.

Dessa forma, montando uma carteira de investimento rentável e com certa segurança, o robô advisor pode ser o melhor tipo de robô para aqueles que desejam entrar no mundo dos investimentos.

Nossa plataforma possui o melhor robô advisor do mercado, tirando suas dúvidas, realizando consultorias e gestão de sua carteira.

Com rapidez e facilidade é possível realizar investimentos sem mesmo saber muito sobre o assunto.

Quais as vantagens de um robô de investimentos?

Um robô de investimentos é recomendado para aqueles que não querem gastar tempo tomando decisões de investimentos ou que ainda não possuem conhecimento suficiente para conseguir investir sozinho.

Dessa forma as principais vantagens de um robô de investimentos são:

  • Carteiras montadas conforme suas necessidades;
  • Economia de tempo (como o robô realiza quase toda a operação, você perde menos tempo escolhendo os investimentos);
  • Menor custo (o robô busca os melhores investimentos para você conseguir seu objetivo com o melhor custo/benefício do mercado);
  • Facilidade (o processo todo, desde o início de preenchimento de seu perfil de investidor até os objetivos são totalmente online e rápidos, sem filas e sem burocracia); e
  • I.A (Inteligência Artificial, nada melhor do que um robô para garantir que as operações estão sendo monitoradas a cada segundo, as carteiras rebalanceadas a cada momento, e que toda operação está sendo executada de forma perfeita não é?!).

Vale a pena e é seguro investir com um robô de investimentos?

Os robôs de investimento são uma ferramenta ideal para milhares de investidores, seja apenas realizando operações conforme indicadas, seja realizando consultoria.

É possível dizer que os robôs já fazem parte do cotidiano de um bom investidor, garantindo precisão, rapidez e segurança em uma transação financeira.

Entretanto, o recomendado é você procurar por robôs que já têm credibilidade no mercado para garantir que você não gaste dinheiro, e nem perca dinheiro com as operações. Conheça!

Deixe o seu comentário

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora
[newsletter_banner_html]