Saldo do FGTS: como consultar e sacar meu dinheiro?

Vitor Tito
                 

O que é FGTS?

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e refere-se a um depósito mensal para trabalhadores que têm carteira assinada. Esse depósito consiste em 8% do salário do empregado e é feito pelo empregador em uma conta do nome do empregado e que precisa ser aberta na Caixa Econômica Federal.

O objetivo do FGTS seria funcionar como um seguro para o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.

O FGTS tem algum rendimento?

O seu saldo do FGTS tem rendimento e recebe uma atualização monetária mensal e juros de 3% ao ano. Dentro no mercado financeiro, esse retorno é extremamente baixo e perde até mesmo para a inflação.

Isso significa que o valor depositado em sua conta aumenta, porém o seu poder de compra diminui com o tempo. Ou seja, você consegue comprar menos apesar de ter mais dinheiro.

Porém, existem algumas circunstâncias em que você tem o direito de sacar esse saldo.

Só é permitido sacar o dinheiro acumulado do FGTS em caso de demissão sem justa causa, compra de imóvel (de até R$950 mil), se o indivíduo tivesse alguma doença grave ou se fosse se aposentar pelo INSS.

Nova regra

Com o objetivo de reaquecer a economia, o presidente Michel Temer anunciou recentemente que o governo vai liberar o saque do valor acumulado do FGTS de contas inativas até o dia 31 de dezembro de 2015. Uma conta inativa é aquela em que o trabalhador deixa de receber novos depósitos mensais das empresas por extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

Desse modo, mesmo quem esteja atualmente empregado pode sacar o valor de uma conta inativa caso o afastamento do emprego anterior tenha ocorrido até o dia 31/12/2015, não sendo possível resgatar o valor depositado pelo seu empregador atual. Cada vez que você muda de emprego, uma nova conta do FGTS é aberta em seu nome.

Como consultar o FGTS?

É possível fazer a consulta do saldo do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa Econômica Federal ou ir a algum posto de atendimento portando em mãos o cartão Cidadão e a senha.

A consulta online do saldo pode ser feita no site da CAIXA por meio deste link tendo em mãos o número do NIS (PIS/PASEP) encontrado na sua carteira de trabalho.  Ao acessar o link, basta clicar no botão “Consulte suas contas inativas” e seguir o procedimento. Desta forma você consegue ver o saldo e o extrato do FGTS.

Além disso, a Caixa disponibiliza um calendário informando quando estará disponível o pagamentos de contas inativas do FGTS segundo a data de nascimento.

Trabalhadores nascidos em                             Início
janeiro e fevereiro a partir de 10/03/2017
março, abril e maio a partir de 10/04/2017
junho, julho e agosto a partir de 12/05/2017
setembro, outubro e novembro a partir de 16/06/2017
dezembro a partir de 14/07/2017

Onde investir e o que fazer com o dinheiro do FGTS?

Existem alguns passos fundamentais para o sucesso da sua jornada financeira. Para caminhar de modo mais inteligente possível, sugerimos realizar os passos abaixo, já descritos em sequência:

  1. Caso você seja uma pessoa que possua dívidas, certamente você deve usar esse dinheiro para quitá-las ou reduzi-las ao máximo como sua prioridade. Deve ser quitado primeiramente as dívidas que possuem os juros mais altos, como as de cartões de créditos. Esse deve ser o primeiro passo na sua caminhada financeira e é essencial finalizar essa etapa para prosseguir.
  1.  Caso sobre algum dinheiro ou caso você não tenha dívidas, o segundo passo é constituir uma reserva financeira para imprevistos. Essa reserva consiste em acumular um valor que representa de 6 a 9 meses dos seus gastos atuais. Essa reserva serve para atender suas necessidades quando imprevistos acontecerem. Desse modo, você não precisa recorrer à empréstimos de bancos ou outras instituições financeiras que cobram juros altíssimos.
  1. Invista em algo que tenha um rendimento maior que a poupança.

Caso ainda não esteja certo que a poupança é um péssimo investimento, fizemos esse infográfico mostrando o quanto os brasileiros deixaram de ganhar em 2016 por investirem na poupança.  

Nesse passo, o interessante é montar uma carteira de investimentos diversificada e de baixo custo. Existem alternativas para investir seu dinheiro que são tão seguras e simples quanto a poupança e muito mais rentáveis, como por exemplo investir por gestoras online de investimentos como a Monetus.

O gráfico abaixo mostra o comparativo de rendimento em percentual da Monetus comparado com o Tesouro Selic e a Poupança desde o dia 10 de janeiro até hoje.

Se nós conseguimos tirar algumas de suas dúvidas com esse post, por que não compartilhar com a galera? 🙂

Caso deseje saber algo mais sobre o assunto ou caso tenha ficado alguma dúvida pendente, é só comentar aqui embaixo que em breve responderemos.

Simplicidade, rentabilidade e segurança.

Descubra como é fácil investir com a Monetus.

Comece agora

Deixe o seu comentário